AEROPORTO DE BRASÍLIA
Há 60 anos, no dia 3 de maio de 1957, o aeroporto da Nova Capital era inaugurado com o primeiro voo comercial para Nova York, operado pela companhia aérea Pan Am. No mesmo ano, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa ganhou o concurso em que definiu o formato da Nova Capital: um avião com asas e tudo. A sintonia da cidade com a aviação vem de berço e, por mais que os anos passem, os brasilienses fomentam este carinho. Hoje, o Aeroporto de Brasília é um dos mais movimentados terminais aéreos do país e o maior centro de conexão de voos do Brasil.
Desde a conclusão das obras de reforma e ampliação realizadas pela Inframerica trouxeram mais modernidade e oportunidades ao Aeroporto de Brasília. As expansões do Terminal aéreo e do pátio de aeronaves possibilitaram a acomodação de mais passageiros e o aumento na capacidade de pista para 60 voos por hora, a maior capacidade de pousos e decolagens do país. Nos horários de alta movimentação, o aeroporto chega a operar um voo por minuto. O Aeroporto também é o único da América do Sul a operar pistas simultâneas independentes, ou seja, só aqui em Brasília aviões podem decolar e pousar ao mesmo tempo.
Mesmo com a grande movimentação de aeronaves o Aeroporto de Brasília foi o 4º mais pontual do mundo em 2016. A análise foi realizada pela OAG, consultoria especializada em aviação, que analisou a pontualidade de voos dos aeroportos que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano.
A capacidade de pista, a pontualidade praticada e a localização privilegiada do Terminal brasiliense fazem do Aeroporto de Brasília um importante hub doméstico do país, ou seja, 44% do total de passageiros utilizam o aeroporto para se conectar de uma cidade a outra.
O Aeroporto de Brasília também expandiu a área comercial para oferecer mais opções aos passageiros. A oferta de serviços aumentou 500% desde a entrega das obras de expansão. Hoje são mais de 100 opções entre gastronomia, varejo e serviços à disposição dos passageiros.
Sala VIP do Aeroporto de Brasília:
Administrado pela própria Inframerica, a Sala VIP foi inaugurada em março de 2014 e trouxe ao país um conceito inédito. O espaço foi desenhado exclusivamente para os passageiros de voos nacionais e permite que o espaço atenda os passageiros que estão em conexão no Terminal.
Pelo segundo ano consecutivo a Sala VIP doméstica do Aeroporto de Brasília foi premiada pelo Priority Pass, desta vez na categoria “Altamente Recomendado na América Latina e Caribe”. No ano passado o lounge foi contemplado como a “Melhor Sala VIP da América Latina e Caribe”. O Priority Pass é um programa que oferece acesso a salas VIP em aeroportos do mundo todo. São mais de mil salas VIP em mais de 120 países. Esta é a 12ª edição do prêmio, onde 60 mil membros do programa puderam avaliar os lounges integrantes. Os quesitos avaliados foram a refeição oferecida no local, qualidade do espaço, conforto, ambientação e instalações de negócios.
A Sala VIP doméstica do Aeroporto de Brasília foi inaugurada em março de 2014 e desde então já recebeu diversos prêmios, dentre eles, a Melhor Sala VIP do país pela pesquisa de satisfação do passageiro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) em 2015.
O Win Club é o programa de descontos e benefícios do Aeroporto de Brasília e foi desenvolvido para oferecer aos passageiros uma experiência diferenciada durante o período em que estiver no Terminal brasiliense. Assinando o Win Club o passageiro poderá desfrutar de descontos exclusivos, além de serviços diferenciados. A adesão é gratuita.
Para ter acesso aos benefícios basta baixar o aplicativo do Aeroporto de Brasília e se cadastrar no programa. O usuário receberá um cartão virtual. Basta apresenta-lo nos estabelecimentos participantes e usufruir dos descontos, que podem chegar a 30%.