Promovendo o turismo no Distrito Federal, o Sebrae organizou o Lab Day, no Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), nesta terça-feira (28/5). A ação, permite que empresários, startups e expositores troquem conhecimento, experiências e oportunidades no ramo turístico da capital.

Pensando no turismo para as pessoas, nos territórios, nos saberes do passado, presente e futuro. O encontro trouxe conexão e cooperação, com inovação e sustentabilidade fornecida pelos serviços dos expositores presentes.

A analista do Sebrae, Nathália Fabrino, iniciou as apresentações trazendo os pilares que o Sebrae traz para o turismo brasiliense - com o turismo rural e da natureza, da cidade design, o turismo fora dos eixos, o Brasília festivais e o Brasília cívico. Ela conta como é fundamental trabalhar cada um desses blocos separados. “É importante o Sebrae conseguir estruturar outras narrativas e histórias, de trazer toda a potência que reside em cada um dos territórios, de Brasília, de suas regiões administrativas e do entorno”, conta ela.


O Lab Day marcou com a presença de Izadora Barros, da Somos Commu, oferecendo um conteúdo super conectado com o turismo e com o seu negócio, enriquecendo ainda mais o encontro. Na palestra, ela trouxe fundamentos e práticas importantes para o trabalho em comunidade, pensando exatamente nas necessidades de cada um dos indivíduos, do turista ao que oferece o turismo.

Um dos parceiros do Visite Brasília, o empresário Bruno Dias, do Cerrado Balonismo é um dos nomes do segmento do turismo que trabalha com esse objetivo de oferecer o novo e o conforto, com o projeto que busca trazer o bioma em uma perspectiva imersiva e abrangente - o Cerrado Balonismo vai da experiência coletiva até a experiência de voo particular.

Parte desse trabalho que o Sebrae desenvolve estar no próprio Visite Brasília, idealizado por Luiz Eduardo, que fala exatamente como a criação surgiu dentro de uma das reuniões no local. “Essa troca de experiências e principalmente de parcerias, me fez enxergar um projeto que aproximava cada empreendedor, que é o Visite Brasília, que une em pró da promoção da nossa capital”, afirma ele.

Ainda foi apresentado pela equipe da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (Adegraf-DF), o Fórum Cidades Criativas Design, que ocorre entre os dias 4 a 7 de junho, reunindo grandes nomes no ramo, buscando potencializar as capitais, Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR). O evento trará debates, oficinas, painéis de discussão, exposições e atividades sobre o design e seu impacto na economia criativa. Com inscrições já abertas.

O Lab Day tem o objetivo de oferecer temas significativos, com a criação de novos negócios entre os empreendedores, fechando parcerias, trocas de ideias e muito networking. Sempre atraindo a criação e expandindo o turismo brasiliense.

Lab Day

O evento leva integração e apresenta ações/projetos sobre o destino turístico que impulsionam o Ecossistema de Inovação do DF.

Acontecendo sempre na última terça-feira do mês, com temáticas diferentes, de acordo com os principais segmentos e atendidos pelos projetos do Sebrae no DF, em parceria com a Cotidiano Aceleradora, Biotic e a Brasil Startups.

SebraeLab

O SebraeLab é um espaço de estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios.


Texto de autoria de João Lucas Santana*