BRASÍLIA PALACE HOTEL
Uma experiência genuinamente brasiliense
O Brasília Palace representa o início do grande projeto de Juscelino Kubitschek: a transferência da capital para o centro do Brasil. O hotel, antes de ser conhecido pelo nome atual foi construído sob a nomenclatura de Hotel de Turismo, foi inaugurado em 1958, sendo a segunda obra aberta de Brasília, atrás apenas do Palácio da Alvorada, seguindo o protocolo de que nenhuma outra construção poderia ser inaugurada antes da residência oficial da presidência da República.
Projetado para receber comitivas internacionais em visita à nova capital, até Brasília ser oficialmente inaugurada, foi palco de despachos e festas, fazendo parte do trabalho e vida social de JK. O presidente fazia questão de mostrar o hotel para todos que visitavam a cidade. Em toda a sua história, hospedou desde importantes figuras políticas à celebridades, como: a rainha Elizabeth II, Fidel Castro e Gisele Bündchen.
A arquitetura é marcada pela simplicidade e minimalismo. O traçado dispensa adornos exagerados, típico de Niemeyer. Por isso convidou Athos Bulcão para criar painéis que dialogassem com os traços e as transparências do local. Daí surgiram dois ícones de Brasília: o painel em azulejo que reveste uma das paredes externas do hotel e um outro em pintura que completa o salão de eventos. Detalhes que integram arte e arquitetura em um projeto autêntico que destaca a originalidade do Palace.
O Brasília Palace Hotel atravessa épocas e se mantém invicto no desafio contra o tempo. Está de pé, sutilmente pairando sobre o espaço verde do cerrado brasileiro, às margens do Lago Paranoá, enquanto coleciona histórias da cidade e da sua gente.
O incêndio
Na madrugada 05 de agosto 1978, um curto-circuito causado por uma cafeteira desencadeou um incêndio. O hotel foi evacuado e ficou fora de operação até 2006, quando a construtora PaulOOctavio assumiu o empreendimento por meio de uma licitação, e recentemente adquiriu a propriedade. O local foi inteiramente reconstruído sob a orientação do escritório de Oscar Niemeyer e da Fundação Athos Bulcão mantendo a autenticidade do projeto original.
Reinaugurado em 2006, possui 155 quartos, sendo quatro suítes, faz parte do portfólio da Plaza Brasília Hotéis, que conta com outros três empreendimentos na cidade: o Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza e St. Paul Plaza. O hotel possui um restaurante, a piscina oval, academia de ginástica, salas para eventos e um amplo estacionamento.
O Brasília Palace é a genuína experiência brasiliense. Um legado de Oscar Niemeyer e Athos Bulcão para a nova capital. Narrativa do ontem e do agora, perfeito para fugir da rotina.
Oscar Restaurante
O Oscar Restaurante é uma das principais referências em gastronomia de Brasília. Localizado no piso térreo do Brasília Palace Hotel, a 7 minutos de distância da área central da capital federal, foi eleito por duas vezes o melhor restaurante de hotel da cidade pela Revista Encontro. Sua especialidade é a culinária italiana.
Ambiente moderno e intimista proporciona uma experiência encantadora não apenas aos hóspedes do hotel, mas ao morador da cidade que aprecia a boa gastronomia. Todas as massas são feitas na casa de forma artesanal e as ervas são cultivadas no local, trazendo frescor e singularidade aos pratos.
O local é uma homenagem aos traços de Niemeyer e alia sofisticação e simplicidade. O projeto assinado pelo arquiteto Washington Fiúza, contemplou a criação de ambientes clássicos e sóbrios, com fortes influências estilísticas da década de 60. Fotos de Clarice Bonifácio decoram as paredes do salão com imagens de Brasília.
Além das massas, o menu conta com deliciosas sobremesas e uma carta de vinhos variada. No almoço é servido menu executivo, que é alterado a cada semana.
Curiosidades
? O Brasília Palace foi o primeiro hotel do Brasil a ter um sistema de ar-condicionado;
? O meio de hospedagem serviu de embaixada dos Estados Unidos por mais de dez meses, de maio de 1960 até março o ano seguinte;
? O primeiro concurso de miss no País foi realizado no hotel;
? A lenda da piscina ovalada
Conta-se que Niemeyer estava irritado com a demora da edificação da piscina. Assim, no domingo de Páscoa, desenhou um ovo no chão e mostrando aos engenheiros, disse: “Está aí, podem fazer”.
Hoje, no meio do silêncio que os hóspedes encontram leveza e tranquilidade para aproveitar todos os dias como se fossem um domingo de sol.
Informações de contato :
Telefone: (61) 3306-9000