CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL
Deixe sua pegada nessa história
Proposta de um Sistema de Trilhas para a região do Planalto Central, com o objetivo de integrar as várias iniciativas de trilhas, ecoturismo e turismo rural, bem como conectar nossas unidades de conservação.
As trilhas, sobretudo as Trilhas de Longo Curso, são percursos estimulam a visitação e o contato com a natureza; valorizam a conexão de unidades de conservação e suas paisagem para a preservação do ambiente e da biodiversidade; fortalecem o sentido de pertencimento com a valorização da história e das culturas locais; assim como promovem a geração de emprego e renda num contexto de desenvolvimento local e regional sustentáveis.
O Projeto Caminhos do Planalto Central, integra a Rede Brasileira de Trilhas e compõe o trecho do Caminho dos Goyazes (grande trilha da Cidade de Goiás à Chapada dos Veadeiros, na sua passagem pelo Planalto Central. O Planalto Central, visto como a porção do Centro-Oeste do País, região onde se instalou o DF e Brasília, tem relevo é predominantemente plano com ondulações suaves, cerrado e a sua vegetação e fauna características, com a presença de várias das suas diferentes fitofisionomias.
Compreende um conjunto de cerca de 400 km de trilhas para caminhantes, ciclistas e cavaleiros, com três arcos que partem de dois pontos de relevante interesse ambiental e histórico, a Floresta Nacional de Brasília e a Pedra Fundamental no Morro do Centenário, e que se integram ao Caminho dos Goyazes a leste na Lagoa Feia em Formosa-GO e a oeste na Barragem do Descoberto em Águas Lindas-GO. Os três arcos são:
Arco Brasília com 77 km, de viés cívico, histórico e cultural. Percurso que conecta: Parque Nacional de Brasília (PNB) e diversas outras Unidades de Conservação, Santuário dos Pagés, Eixo Monumental de Brasília, Lago Paranoá, Ermida Dom Bosco e outros atrativos. Proporciona especialmente o contato com o centro de Brasília, seu traçado urbano singular, monumentos, obras de arte, palácios e mirantes – Patrimônio Cultural da Humanidade;
Arco da Cafuringa com 116 km, de valor ambiental e foco na cultura rural, religiosa e histórica. Percurso para contato com atrativos naturais e os atributos do cerrado ainda preservado, topografia variada e várias UC’s como nova área do PNB, a Estação Ecológica de Águas Emendadas e o Parque Sucupira. Proporciona vivência com o ambiente rural e a história da ocupação do nosso território através da região norte do DF. Liga o Santuário Menino Jesus em Brazlândia – DF e o Morro da Capelinha em Planaltina-DF.
Arco Trilha União com 79 km, de valor paisagístico, cultural, místico e gastronômico – segue pelo contorno do PNB, Lago Oeste, a Serrinha do Paranoá e a Rota do Cavalo, tendo, ao longo do caminho, diversos espaços para vivência espiritual, boa alimentação e contatos com manifestações culturais. Passa pela Torre Digital, símbolo dos Caminhos do Planalto Central.
O Projeto dos Caminhos, deve se estruturar atento à relevância de integração de unidades de conservação a todo o território como indutor da preservação ambiental e ferramenta de educação ambiental, de valorização da história e cultura das regiões e comunidades com e seus projetos de ecoturismo, agroturismo e agroecológicos. Ao mesmo tempo, com a ideia de formar um complexo de trilhas por todo o território.
https://applink.com.br/passaportetrilhas
Fonte: Grupo de Caminhadas Brasília GCB.