EnglishJapanesePortugueseSpanish

CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL

 

%name CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL

Proposta de um Sistema de Trilhas para a região do Planalto Central, com o objetivo de integrar as várias iniciativas de trilhas, ecoturismo e turismo rural, bem como conectar nossas unidades de conservação.

As trilhas, sobretudo as Trilhas de Longo Curso, são percursos estimulam a visitação e o contato com a natureza; valorizam a conexão de unidades de conservação e suas paisagem para a preservação do ambiente e da biodiversidade; fortalecem o sentido de pertencimento com a valorização da história e das culturas locais; assim como promovem a geração de emprego e renda num contexto de desenvolvimento local e regional sustentáveis.

O Projeto Caminhos do Planalto Central, integra a Rede Brasileira de Trilhas e compõe o trecho do Caminho dos Goyazes (grande trilha da Cidade de Goiás à Chapada dos Veadeiros, na sua passagem pelo Planalto Central. O Planalto Central, visto como a porção do Centro-Oeste do País, região onde se instalou o DF e Brasília, tem relevo é predominantemente plano com ondulações suaves, cerrado e a sua vegetação e fauna características, com a presença de várias das suas diferentes fitofisionomias.

Compreende um conjunto de cerca de 400 km de trilhas para caminhantes, ciclistas e cavaleiros, com três arcos que partem de dois pontos de relevante interesse ambiental e histórico, a Floresta Nacional de Brasília e a Pedra Fundamental no Morro do Centenário, e que se integram ao Caminho dos Goyazes a leste na Lagoa Feia em Formosa-GO e a oeste na Barragem do Descoberto em Águas Lindas-GO. Os três arcos são:

Arco Brasília com 77 km, de viés cívico, histórico e cultural. Percurso que conecta: Parque Nacional de Brasília (PNB) e diversas outras Unidades de Conservação, Santuário dos Pagés, Eixo Monumental de Brasília, Lago Paranoá, Ermida Dom Bosco e outros atrativos. Proporciona especialmente o contato com o centro de Brasília, seu traçado urbano singular, monumentos, obras de arte, palácios e mirantes – Patrimônio Cultural da Humanidade;

Arco da Cafuringa com 116 km, de valor ambiental e foco na cultura rural, religiosa e histórica. Percurso para contato com atrativos naturais e os atributos do cerrado ainda preservado, topografia variada e várias UC’s como nova área do PNB, a Estação Ecológica de Águas Emendadas e o Parque Sucupira. Proporciona vivência com o ambiente rural e a história da ocupação do nosso território através da região norte do DF. Liga o Santuário Menino Jesus em Brazlândia – DF e o Morro da Capelinha em Planaltina-DF.

Arco Trilha União com 79 km, de valor paisagístico, cultural, místico e gastronômico – segue pelo contorno do PNB, Lago Oeste, a Serrinha do Paranoá e a Rota do Cavalo, tendo, ao longo do caminho, diversos espaços para vivência espiritual, boa alimentação e contatos com manifestações culturais. Passa pela Torre Digital, símbolo dos Caminhos do Planalto Central.

O Projeto dos Caminhos, deve se estruturar atento à relevância de integração de unidades de conservação a todo o território como indutor da preservação ambiental e ferramenta de educação ambiental, de valorização da história e cultura das regiões e comunidades com e seus projetos de ecoturismo, agroturismo e agroecológicos. Ao mesmo tempo, com a ideia de formar um complexo de trilhas por todo o território.

CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL5 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL

 

https://applink.com.br/passaportetrilhas

Fonte: Grupo de Caminhadas Brasília GCB.

icon ig 150x150 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRALicon fc 150x150 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL

 

 

%name CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL%name CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL%name CAMINHOS DO PLANALTO CENTRALCaminhos do Planalto Central logo 150x150 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL Caminhos do Planalto Central logo1 150x150 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRALCAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL5 150x150 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRALTorre 150x150 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRALCAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL Mapa QRCode 150x150 CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!