EnglishJapanesePortugueseSpanish

CASA DO CANTADOR

Também conhecida como Palácio da Poesia, A Casa do Cantador foi inaugurada em 1986, a partir de um projeto de Oscar Niemeyer. Localizada na cidade de Ceilândia, a Casa – originalmente erguida para servir de hospedagem aos artistas repentistas em trânsito pelo DF – tem sido palco de grandes manifestações culturais, a exemplos dos Festivais Nacional e Regional de Cantadores Repentistas, os encontros dos Forrozeiros do DF, as Feiras de arte e cultura da Ceilândia etc. Esses eventos receberam artistas renomados como: Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai, Dona Lia de Itamaracá, Irmãs Galvão, Zé Mulato e Cassiano, Jackson Antunes, Zeca baleiro, além dos mais importantes repentistas do nordeste brasileiro. Além das apresentações musicais, a instituição oferece cursos gratuitos de música para jovens.

Endereço

Casa do Cantador QNN 32 Área Especial G 72220-327 Ceilândia – DF

Telefones : (61) 3378-5067

E-mail casadocantador@cultura.df.gov.br

Site :  http://www.cultura.df.gov.br/casa-do-cantador-2/

Wikipedia :  https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_do_Cantador

icon fc 50x50 CASA DO CANTADORicon ig 50X50 CASA DO CANTADOR

icon fc 50x50 CASA DO CANTADOR

 

 

Horário de funcionamento (visitação):

De segunda a sexta-feira das 9h às 18h (período noturno, sábado, domingo e feriado é realizado em conformidade com o horário da programação do evento previamente agendado).

Acessibilidade : Elevador para cadeirante, rampas, estacionamento e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

Serviços oferecidos

Restaurante, biblioteca, estacionamento gratuito.

Como chegar
– Metrô – Estação Ceilândia Sul;
– Ônibus – 0.347, 0.385, Ônibus e 363.1.

Programas contínuos

Núcleo de ensinamento da Viola

O Núcleo de Ensinamento de Viola é um projeto voltado para a valorização, divulgação e promoção da música de viola caipira, gênero musical de grande valor estético e riqueza lírica que figura como um dos mais importantes elementos na composição da identidade cultural brasileira. O projeto composto pro diversas atividades, diversas de integração, reflexão e capacitação, evidencia sua importância para o fortalecimento e a difusão da identidade cultural do DF. Nesse sentido, para marcar a abertura do projeto Núcleo de Ensinamento da Viola Caipira está prevista uma cerimônia especial que evidencie e reconheça a importância da música de viola caipira. Assim, a concepção desta ação projeta a realização de um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, no Cine Brasília, numa bela homenagem à consagrada dupla de violeiros Zé Mulato e Cassiano, radicados em Brasília desde meados da década 1970, considerados um dos maiores representantes da música regional caipiras, ainda vivos, que completaram, neste ano de 2018, 40 anos de uma respeitada e brilhante carreira.

Os recursos referentes ao Termo de Fomento serão aplicados no evento de lançamento do projeto, cachês artísticos e gravação, edição e prensagem de DVD do evento, além de itens de pré-produção, como equipe, elaboração e confecção de peças de comunicação e apostilas, a negociação com espaços a receberem o projeto, confecção de camisetas, aquisição de violas, e lanche para alunos dos núcleos. O projeto conta ainda com recrusos do FAC, que cobrirão os custos referentes a professores, equipe de produção da execução do projeto, serviços de gestão e administração, além de itens para o evento de encerramento dos núcleos, a acontecer após os 6 meses de aula.

Dias de Funcionamento

Terças e Quintas (14 às 16h).

Meios de ingresso

Clube do violeiro caipira: (61)3301-5888/(61)999647945 E-mail: clubedovioleirocaipira@gmail.com

icon fc 50x50 CASA DO CANTADOR

 

 

Projeto Arte Jovem

A partir de um sonho, que busca proporcionar à comunidade de Ceilândia a vivência por meio da música, nasceu em fevereiro de 2016 o Projeto Musical Arte Jovem. Diante de um contexto de vulnerabilidade social, a Música tem o poder transformador de tornar possível a sensação de pertencimento e sonhar com um futuro melhor para nossas crianças e jovens.

O Projeto visa proporcionar por meio da Arte o exercício da cidadania, o resgate de valores e a inclusão social, contribuindo na formação e na valorização do Ser Humano.

Além de promover a cultura, desempenha um importante papel educativo e social e tem auxiliado na integração e na inclusão do aluno na sociedade e na família, visando com que as crianças procurem na Música uma transformação de vida.

O ensino da Música auxilia no trabalho de coordenação motora, atenção, criatividade, aspectos sensoriais, cognitivos, emocionais, sociais, cívicos, culturais e éticos, sendo visível a interiorização de valores como: assiduidade, responsabilidade, organização, disciplina, autoconhecimento, companheirismo e valorização de si próprio e de outros.

Atualmente os trabalhos vêm sendo desenvolvidos na Casa do Cantador em Ceilândia – DF atendendo cerca de 160 crianças entre 2 e 18 anos.

Dias de Funcionamento

Segundas e quartas (manhã 9h às 11) e (tarde 14h às 16h) Sábados (8h às 13h)

Meios de ingresso

Com Edmilson Júnior pelo telefone 98415-8123/98426-8123.

Oficinas de Produção Cultural

O projeto aliança social estratégica das cidade é realizado por um grupo de pessoas que busca o fortalecimento institucional das entidades sociais nas cidades satélites do distrito federal e a formação de alianças estratégicas entre essas entidades, construindo dessa forma um ambiente saudável e favorável ao amadurecimento institucional e a realização de projetos de excelência e de forma colaborativa na área social, elevando assim indicadores sociais e a resolução de problemas que as entidades possam ter. E melhorem seu desempenho enquanto sociedade civil e realize parcerias produtivas e de sucesso com o estado.

O projeto vai trabalhar em duas cidades, Ceilândia e Recanto das Emas identificando as redes, entidades atuantes no território e estratégias que podem ser adotadas para o desenvolvimento local, para isso vamos ter os cursos de formação, construção de espaços de trabalho, encontros mensais e a sistematização do trabalho feito durante o ano com os sucessos alcançados e lições aprendidas.

Dias de Funcionamento

Terças (14h às 17h) e ( 19h às 22h).

Meios de ingresso

Com Sergio pelo telefone (61) 98450-7925

Projeto Ginástica nas Quadras

Dias de Funcionamento

Segundas, Quartas e Sextas (6h às7h)

Meios de ingresso

Diretamente com a professora nos dias e horários do projeto.

Fonte: SECEC/DF

CASA DO CANTADOR 150x150 CASA DO CANTADOR


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!