EnglishJapanesePortugueseSpanish

COMPLEXO CULTURAL DE SAMAMBAIA

Construído em uma área de 5.232,43m², e inaugurado em dezembro de 2018, o Complexo Cultural Samambaia (CCS) localiza-se no Centro Urbano da cidade. O local atualmente conta com o Cineteatro Verônica Moreno, um salão multiuso, cinco salas de oficinas (para Artes Visuais, Dança, Audiovisual, Teatro e outras linguagens) e um galpão multiuso. Apesar de ter sido criado recentemente, o Complexo já é uma referência cultural essencial para Samambaia e região.

Os espaços do Complexo Cultural Samambaia são divididos da seguinte forma:

1- Sala Audiovisual. Esta sala é o espaço é ideal para receber cursos diversos, workshops, reuniões de grupos organizados, exibição de filmes e vídeos com plateia reduzida, oficinas audiovisuais e ou tecnológicas.

2- Sala de Dança. É a sala mais adequada para atividades com movimento corporal, pois possui espelhos, piso de madeira, linólio e barras fixas. Capaz de abrigar os vários estilos e linguagens de dança como: hip hop; ballet; dança de salão; dança contemporânea; dança cigana; entre outras. A Sala de Dança também é muito solicitada como camarim alternativo quando os eventos no Cineteatro trazem uma quantidade muito grande de artistas envolvidos.

3- Ateliê das Artes. Trata-se de um espaço para receber oficinas de pintura, escultura, desenho, grafite, artesanato em geral dentre outras. O Local acomoda uma bancada com duas pias e armários embutidos. Aulas de bordado, crochê e confecção de camisetas também são boas sugestões de uso para o espaço.

4- Sala de Teatro. Espaço com piso de madeira destinado às linguagens cênicas para desenvolvimento de ensaios, residências, pesquisas e experimentações teatrais. A exemplo da Sala de Dança, a de Teatro também será espelhada para melhor atender as necessidades dos grupos teatrais bem como de outras demandas do espaço.

5- Sala Multiuso. Espaço sem destinação definida (de forma proposital) para abrigar vários tipos de ações. Muitas atividades artísticas, administrativas, formativas e multidisciplinares são possíveis nesta sala. Desde aula de canto coral até brinquedoteca, passando por intervenções de dança, teatro, audiovisual etc. Pode ser um espaço de leitura ou uma sala para uma reunião formal, pode ser um espaço de confecção de artefatos manuais e muitas outras destinações

6- Galpão Garagem. Trata-se do espaço mais diversificado do CCS, podendo receber desde atividades como aulas de capoeira até feiras de artesanato. Seu espaço amplo e arejado permite uma grande variedade de eventos e oficinas bem como uma boa circulação de pessoas. Além de ensaios, feiras, shows, recepções de eventos e coquetéis, o galpão possui pontos de energia e de rede permitindo assim, a produção de eventos tecnológicos como jogos online, cadastramentos à algum sistema etc.

7- Salão Multiuso. O espaço ainda aguarda uma destinação definitiva, por enquanto tem sido usado como sala de exposições, mas já serviu para intervenções de dança, recepções de eventos do Cineteatro, Oficina de Capacitação de produtos da SECEC, reserva técnica, espaço infantil etc. O Salão Multiuso está sendo planejado para futuramente abrigar um conceito chamado ‘’Maker Space’’, que na prática se trata de um espaço para soluções criativas, no caso do CCS, a problemas culturais e ou artísticos e ainda produzir/confeccionar produtos para expor e ou vender gerando economia criativa e sustentabilidade para o equipamento cultural.

8- Cineteatro Verônica Moreno. Maior espaço de atividades de todo o Complexo Cultural. Com capacidade de 256 lugares, sendo 3 poltronas para obesos e mais 3 espaços livres na plateia para pessoas cadeirantes. O teatro conta com cabine técnica de som e iluminação com equipamentos modernos de alta qualidade e circuito de luzes no palco bem como na parte superior à plateia. O Cineteatro é o símbolo do Complexo Cultural por sua arquitetura única, é um espaço utilizado para apresentações diversas: palestras, espetáculos, shows musicais, concertos, oficinas, exibição de filmes etc. Pode também servir de palco para cerimônias de premiação, formaturas entre outras atividades fora da finalidade do espaço (observar a Lei Orgânica da Cultura quanto ao Uso Especial). A área mais charmosa do cineteatro é o camarim, local bem equipado e adequado à concentração dos artistas antes de suas apresentações, bem iluminado, acessível e preparado.

9- Pátio Interno. Localizado entre as salas de oficinas, sala administrativa e o Cineteatro, ele é o coração do CCS. Todos os espaços são acessados por ele, é uma espécie de praça central. Além de ser o caminho para todos os demais espaços, ele também abriga atividades artísticas ao ar livre, como: shows; feiras; arraiás juninos; entre outras.

Endereço: Complexo Cultural Samambaia

Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01

CEP: 72300-539 Samambaia Sul- DF

Próximo à Agência dos Correios e a Agência do Trabalhador

Telefone: (61) 3358-0815
E-mail: gccs@cultura.df.gov.br

Site: www.complexoculturalsamambaia.com

icon fc 50x50 COMPLEXO CULTURAL DE SAMAMBAIAicon ig 50X50 COMPLEXO CULTURAL DE SAMAMBAIA

 

 

Acessibilidade:

O Complexo Cultural Samambaia é a adaptado para pessoas com deficiências de mobilidade. Serviços oferecidos: Cursos e oficinas a serem divulgados na programação através das mídias.
Como chegar?

O CCS fica próximo à Estação de Metrô Terminal Samambaia, localizado a duas quadras de distância. Caso o(a) usuário(a) decida por percorrer o caminho em transporte público, pode-se fazer a integração com ônibus através do cartão de transporte Brasília Cidadã, sentido sul (100/300), indo para o Terminal Rodoviário de Samambaia Sul. Se vierem diretamente de ônibus, os usuários devem embarcar nas linhas “Samambaia Sul – 100/300” como por exemplo as linhas 394 e 821 (são linhas com saída da Rodoviária do Plano Piloto).

COMPLEXO CULTURAL DE SAMAMBAIA 150x150 COMPLEXO CULTURAL DE SAMAMBAIA

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!