Apresentação

O Espaço Cena é um centro cultural situado na 205 Norte, quadra conhecida por suas características arquitetônicas diferenciadas e que conta com iniciativas culturais e artísticas diversas. O espaço abriga temporadas de espetáculos inéditos, oficinas de artes, exposições fotográficas, shows, degustações gastronômicas e happy hours.

Nos últimos anos, o Espaço Cena ampliou suas atividades e apresenta uma temporada de projetos instigantes, propondo um diálogo com a população em geral.

O ambiente intimista, confortável e descontraído reafirma seu conceito de ponto de encontro e de celebração da cultura e das artes produzidas em Brasília e no Brasil.

Criado em 2005 pela organização do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, o local é, também, um centro de pesquisas e estudos culturais e sede permanente da equipe de produção do festival. Abriga o Grupo Cena, coletivo teatral que reúne um importante núcleo de atores de Brasília, com crescente reconhecimento nacional.

História

O Espaço Cena foi criado em 2005 como um centro de pesquisa e informação em artes de Brasília. Quando do início de suas atividades, o objetivo do espaço cultural era ampliar o relacionamento do festival com a comunidade teatral do DF ao longo do ano, estendendo-se a programação do Cena Contemporânea.

Com o tempo, o Espaço Cena passou a receber outras linguagens artísticas e parceiros. A música, as artes visuais, o design, o cinema, dentre outras formas de expressão, estão cada vez mais integrados às atividades da casa e oferecem a quem visita a quadra 205 Norte, uma possibilidade de contato íntimo e descontraído com as artes.

Atividades

O local sempre foi palco para a conexão entre os agentes culturais e as artes de Brasília. Espetáculos de grande sucesso estrearam ou já passaram pelo Espaço Cena, como A Despedida, da Chang Produções, Vialenta, da Companhia Setor de Áreas Isoladas (S.A.I), 25, de Robert Litig, Preso entre Ferragens, com Humberto Pedrancini, Diário de um Louco, de Adeilton Lima, Admirável e só para selvagens, de Míriam Virna, dentre muitos outros.

O espaço vem abrigando o Grupo Cena, responsável por alguns dos maiores sucessos do teatro brasiliense nos últimos anos: Dinossauros, Fronteiras, Varsóvia, Bagatelas, Heróis, O Caminho do Vento e Inventários. Estes espetáculos estrearam no Espaço Cena e têm se apresentado nos grandes festivais e eventos dedicados às artes cênicas no Brasil e no exterior.

A formação também é uma marca do local. Ao longo dos últimos anos, oficinas de grandes profissionais do teatro, cinema e TV brasileiros aconteceram ali. Além de happy hours, lançamentos de livros e shows que estiveram na programação.

Objetivo

O Espaço Cena pretende ampliar seu público, atraindo interessados por artes de maneira geral a um espaço onde esses valores são vividos e contemplados com intensidade. Pretende-se, também, ampliar a rede de articulação cultural do DF, promovendo novas parcerias artísticas e culturais.