Em 6 de novembro de 2018, a cafeteria Gentil – Café, Pausa & Prosa abriu suas portas na 410 Sul. Nasceu com o propósito de servir comida “de verdade”, receitas de família, cafés especiais, chás orgânicos, pães e queijos artesanais, privilegiando fornecedores locais. Mais do que isso, as sócias Michelle, Cristine e Patrícia Gentil queriam perpetuar, em um local acolhedor e sofisticado, a arte de receber, seguindo o exemplo dos pais, Sara e Antônio.

Cearenses, criadas desde a infância em solo candango, as irmãs Gentil cresceram brincando debaixo dos pilotis de Lucio Costa, desenhando com giz no asfalto, vendo a capital do país se transformar. Casaram o amor por Brasília com a raiz cearense. Na casa dos pais, a comida sempre foi farta; a mesa, posta; a porta, aberta para receber amigos, amigos dos amigos, agregados de todo canto. Cerveja gelada, café quente, cheiro de bolo no forno, de castanhas assadas. Happy hour toda sexta, almoço todo domingo. Um reduto plural, generoso, divertido, acolhedor. Uma cozinha afetiva.

O lugar, projetado pelo escritório Choque Design, tem uma pegada cosmopolita. Objetos de família e louças exclusivas, da Terracotta Brazil, dão um toque caseiro e demonstram a preocupação com os detalhes. O cardápio, assinado pelo chef Gabriel Rogério, inclui receitas da família. Os bolos ficam a cargo da dona Sara. Há variedade de comidinhas, sanduíches, almoço executivo, carta de vinhos e outras delícias.

Também era aspiração da família abrir a casa para os artistas de Brasília. Desde o início, há música ao vivo, especialmente instrumental. O projeto Quarta do Jazz se consolidou. Há ainda lançamento de livros e projetos para compartilhar conteúdo, como o Cafeterapia – conversando sobre as emoções.

A casa trabalha com reservas e recebe encomendas. Ajuda a projetar festas e eventos. Tem um mezanino reservado, com cantinho de leitura. O wi-fi é gratuito. O ambiente é petfriendly. As crianças são bem-vindas. E tem um balcão generoso, onde sempre aparece alguém para puxar um dedo de prosa e entender melhor sobre os cafés.