EnglishJapanesePortugueseSpanish

Lago Paranoá

O lago Paranoá foi construído junto com a cidade de Brasília, durante o governo de Juscelino Kubitschek, com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. O seu nome vem da língua Tupi e significa “enseada de mar”, “, através da junção dos termos paranã (“mar”) e kûá (“enseada”). O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá e tem 48km2 de área, 38m de profundidade, 80km de perímetro e algumas praias artificiais como a “Prainha” e o “Piscinão do Lago Norte”.

Antes de o espaço virar o lago, entretanto, ele abrigava a Vila Amaury, construída pelas famílias que vinham ajudar na construção da capital. Quando ficou decidido que o local viraria o lago, a Novacap ofereceu terrenos em Taguatinga para os ocupantes da vila, mas, de início, muitas pessoas não acreditaram e só saíram das casas quando a água começou a chegar.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, remo, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali também é realizada, desde 1994, a Regata JK, disputa com mais de duzentas embarcações. E, desde 2000, é permitida a pesca no lago.

Texto: Isabella Conte – Jornalista – @isaconte_

lago paranoa3 150x150 Lago Paranoá lago paranoa2 150x150 Lago Paranoá lago paranoa1 150x150 Lago Paranoá lago paranoa 150x150 Lago Paranoá


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!