EnglishJapanesePortugueseSpanish

Lago Paranoá

O lago Paranoá foi construído junto com a cidade de Brasília, durante o governo de Juscelino Kubitschek, com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. O seu nome vem da língua Tupi e significa “enseada de mar”, “, através da junção dos termos paranã (“mar”) e kûá (“enseada”). O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá e tem 48km2 de área, 38m de profundidade, 80km de perímetro e algumas praias artificiais como a “Prainha” e o “Piscinão do Lago Norte”.

Antes de o espaço virar o lago, entretanto, ele abrigava a Vila Amaury, construída pelas famílias que vinham ajudar na construção da capital. Quando ficou decidido que o local viraria o lago, a Novacap ofereceu terrenos em Taguatinga para os ocupantes da vila, mas, de início, muitas pessoas não acreditaram e só saíram das casas quando a água começou a chegar.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, remo, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali também é realizada, desde 1994, a Regata JK, disputa com mais de duzentas embarcações. E, desde 2000, é permitida a pesca no lago.

Texto: Isabella Conte – Jornalista – @isaconte_

lago paranoa3 150x150 Lago Paranoá lago paranoa2 150x150 Lago Paranoá lago paranoa1 150x150 Lago Paranoá lago paranoa 150x150 Lago Paranoá

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!