EnglishJapanesePortugueseSpanish

Conjunto Cultural da República

Previsto no plano original de Brasília, o Conjunto Cultural teve projeto encomendado ao arquiteto Oscar Niemeyer nos anos de 1970. Como a obra não foi realizada, em 1999 o Governo do Distrito Federal chamou novamente o arquiteto, que optou por desenhar um novo projeto. Inaugurado em dezembro de 2006, o Conjunto Cultural da República se constitui, no momento, da Biblioteca Nacional e o Museu da República.

O museu, além de chamar a atenção por sua arquitetura caraterística de Oscar Niemeyer, conta com dois auditórios, um salão de exposições circular, um mezanino suspenso e salas para reservas técnicas e restauração de aproximadamente 400mil obras.

Entre as construções há uma praça que é formada por três espelhos d’água. O maior tem 15 metros de raio e os outros dois, com 12,5 metros cada um. Esta edificação completa o projeto arquitetônico do Eixo Monumental com a proposta de transformá-lo em um grande polo de cultura, compras e lazer.

Dica da profa. Donária Duarte sobre Acessibilidade:

Biblioteca Nacional: Percurso externo ao prédio amplo sem obstáculos e com piso tátil. No estacionamento não há vagas reservadas para pessoas com deficiência. A entrada principal é de fácil identificação e sem obstáculos, com entrada alternativa para deficiente motor. Todos os andares possuem elevadores (com painel indicativo em braile) e piso tátil. A Biblioteca não possui mapa tátil, mas os funcionários estão dispostos a auxiliar as pessoas com algum tipo de limitação. Possui sanitários acessíveis em todos os andares.

Museu da República: Visitas guiadas agendadas com antecedência. Acesso às mediações do Museu é amplo e sem desníveis. Piso tátil nas mediações próximas ao edifício. No estacionamento há vagas reservadas para pessoas com deficiência, mas não atendem a Norma da ABNT 9050:2015. Acesso ao Museu pela rampa principal ou pelo térreo. Internamente há elevadores que dão acesso aos andares. O Museu não possui mapa tátil, mas possui algumas placas informativas em braile que não atendem plenamente a Norma da ABNT 9050:2015. Os visitantes com deficiência visual não podem tocar nas obras e pinturas. O Museu possui sanitários acessíveis.

Endereço: Eixo Monumental

 

Lulalopes biblioteca 150x150 Conjunto Cultural da RepúblicaLulalopes museudarepublica 150x150 Conjunto Cultural da República

Endereço: Eixo Monumental, - ,

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!