EnglishJapanesePortugueseSpanish
09.12.2020

 CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA- ARTE & EDUCAÇÃO- DEZEMBRO

ancestral09125 1024x576  CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA ARTE & EDUCAÇÃO DEZEMBRO

Temática natalina e atividades para todos os públicos movimentam plataformas digitais e resgatam convivência nos espaços do CCBB com segurança e público limitado

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação está de volta desde novembro, com uma programação híbrida, mesclando atividades presenciais e online que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Encerrando o ano, um roteiro rico e diverso. As atividades abordam os desafios do processo educativo online (Transversalidades); encantam com a narrativa do auto Bumba Boi (Múltiplo Ancestral); envolve crianças e suas famílias em oficinas criativas (Lugar de Criação); mergulha no universo dos projetos artístico-culturais em busca de incentivos à cultura (Processos Compartilhados) e viaja na exposição “Egito Antigo – Do cotidiano à eternidade (Com a Palavra) e levam o público em visitas mediadas e visitas mediadas em libras pela exposição CHIHARU SHIOTA: LINHAS DA VIDA. A temática natalina também está presente com um oficina especial de criação de cartões natalinos.

Mensalmente, o CCBB Educativo – Arte & Educação oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Neste momento, em que protocolos especiais de visita e permanência são necessários para a segurança de todos, frente ao COVID 19, as atividades presenciais têm número de participantes reduzidos e regras para agendamento/participação de acordo com as orientações da cidade. Por outro lado, a programação digital traz uma nova abrangência, possibilitando acesso de públicos de todo o território nacional.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

PROGRAMAÇÃO

10/12- TRANSVERSALIDADES (Digital) 

DESVIO- Com Ana Helena Grimaldi

Às 19h

Duração: 2h

Acessível em Libras

Classificação: indicado para pessoas acima de 18 anos

Encontro em formato webinar na plataforma Zoom.

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Sinopse: Toda lição agora é lição de casa? Onde me sento nesse mapa de classe?

Com a sala-ateliê interditada e o armário de materiais fechado, as aulas de artes visuais mudam seu percurso. Os meios digitais colocam-se como a única rota possível para o encontro e a presença, na perda do contato físico imposta pela distância. Entre caminhos e derivas, os desvios se tornam oportunidades de fabular e arriscar formas de aprender e experimentar juntos.  Este relato é uma cartografia da experiência de pensar o afeto e a apropriação de recursos tecnológicos na escola – e em outros contextos – como formas de manter vínculos e repensar os processos educativos em diálogo com a arte contemporânea.

Sobre a convidada: Artista educadora, graduada em Artes Visuais e especialista em Educação em Museus e Centros Culturais (Instituto Singularidades/SP), ela é professora de Artes Visuais no Ensino Fundamental da Escola Comunitária de Campinas, desde 2009. Recebeu em 2015 o Prêmio ADE – Apple Distinguished Educator e participou de projetos e exposições como: 31a. e 32a.  Bienal Internacional de São Paulo. Em parceria recente com a 34a. Bienal Internacional de SP, elaborou o primeiro encontro com estudantes feito em 2020 pela instituição através de uma visita-palestra virtual. Tem atuado em diversos setores educativos de exposições como Frestas Trienal de Artes do SESC e Daquilo que me Habita, no CCBB Brasília. Em 2020, passou a integrar o núcleo de curadoria do Espaço Marco do Valle. Desenvolve projetos pelo Ateliê Imaginário, do qual é sócia-fundadora, e integra o Práticas Compartidas, grupo de pesquisas e produção em arte e educação, coordenado por Fábio Tremonte.

12/12 MÚLTIPLO ANCESTRAL (Digital)

HISTÓRIAS DA ILHA: O auto do bumba meu boi- Com o Grupo Xama Teatro

Às 10h (lançamento)

Classificação indicativa:  a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Evento gratuito

Inscrições:  www.ccbbeducativo.com

Sinopse: As atrizes contadoras do Grupo Xama Teatro (Maranhão) narram uma adaptação do Auto do Bumba Boi, uma história da cultura popular maranhense muito contada e recontada através dos tempos. Nesta versão, inspirada na obra do escritor Wilson Marques, as atrizes dão asas à imaginação através da manipulação de objetos animados, entoando canções tradicionais da terra do bumba meu boi. Carol Libério na captação de imagens, edição e poesia visual.

Sobre as convidadas: O Grupo Xama Teatro desenvolve, desde 2008, atividades artístico-culturais:  projetos de circulação regional e nacional, espetáculos teatrais, oficinas, programa radiofônico, pesquisa acadêmica e apresentações de contadores de histórias tendo como ponto de partida a arte de narrar.

Renata Figueiredo é atriz, contadora de histórias, arte-educadora, especialista em artes visuais e mestre em educação.

Cris Campos Sereia é atriz, cantora e compositora, arte-educadora, mestre em teatro e thetahealer. Carol Libério é fotógrafa, videoasta, pesquisadora, e professora na área de Produção Audiovisual do curso de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão e Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

12/12, 19/12 E 26/12- LUGAR DE CRIAÇÃO

Às 15h00

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 18 pessoas (mediante agendamento prévio pela internet, www.ccbbeducativo.com)

*Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante pode ser acompanhado por até cinco pessoas de sua família.

 

12/12 – OFICINA DE SABERES

Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz.

19/12 – JOGOS DE ARTE

Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

26/12 – OFICINA DE ARTES

Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

21/12- A VIDA DOS OBJETOS (DIGITAL)

Às 10h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

19/12- DATA COMEMORATIVA – NATAL
Às 10h
Classificação indicativa: a partir de 3 anos
Capacidade: 12 pessoas (mediante agendamento: www.ccbbeducativo.com)

* Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante pode ser acompanhado por até três pessoas da mesma família

Sinopse: Que pessoas você gostaria de presentear neste Natal? Será que uma mensagem pode ser um presente? Nesta oficina, resgataremos a tradição ocidental de fazer cartões de natal, explorando a potência poética de imagens e textos para oferecer como presente àqueles que estão longe nesta data tão especial do ano.

21/12- PROCESSOS COMPARTILHADOS (Digital)

A lida do desejo na gestão de projetos artísticos-culturais- Com Rogério Coelho

Às 14h

Duração: 4h

Encontro em formato webinar na plataforma Zoom.

Livre para todos os públicos.

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Inscrições:  www.ccbbeducativo.com

Sinopse: O encontro buscará levantar questões que envolvem a dificuldade de aliar um projeto artístico-cultural aos editais de incentivo à cultura, diversos em suas especificidades. Neste momento, da elaboração à execução, percebemos como se instala um confronto de ideais, princípios e desejos de cada artista. Como fazer valer a lida artística, entre o desejo e a escrita; entre a ideia e a execução; entre o ideal poético e o ideal prático? Como essas questões podem nos ajudar a compreender um caminho menos conflituoso na gestão de projetos artístico-culturais?

Sobre o convidado: Rogério Coelho é poeta, articulador do Coletivoz Sarau de Periferia desde 2008 e Slammaster do Slam Clube da Luta, desde 2014, de Belo Horizonte. Graduado em Letras pela PUC-MINAS, mestre em Artes pela EBA-UFMG com pesquisa em performance da poesia oral nos Sarau Coletivoz e Slam Clube da luta. É doutorando pela FALE-UFMG com a pesquisa nas afrografias de performances negras nos Slams. Dramaturgo de teatro desde 2006, atuou como dramaturgo e vice-diretor do CICALT – Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias, no programa Valores de Minas, onde escreveu dramaturgias para os espetáculos multidisciplinares de encerramento entre 2011 e 2018.

29/12 COM A PALAVRA (Digital)

“Egito Antigo – Do cotidiano à eternidade”– com Cintia Gama 

Às 10h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Evento gratuito

Inscrições:  www.ccbbeducativo.com

Sinopse: Nesta edição, a arqueóloga e historiadora Cintia Gama conduz o público pelas galerias da exposição “Egito Antigo – Do cotidiano à eternidade”.

Sobre a convidada: Cintia Gama é bacharel em História pela USP, mestre em Arqueologia pela UFRJ, doutora pela École Pratique de Hautes Études de Paris e realizou o seu pós-doutorado pelo Museu Nacional. Foi conselheira científica do Museu do Louvre e integrou três missões arqueológicas no Egito como pesquisadora da coleção egípcia do MASP.

VISITAS MEDIADAS

Às 12h e às 18h- Domingos, terças, quartas e sextas

Às 12h- Quintas e Sábados

Duração: 1h

Capacidade: cinco pessoas (mediante agendamento prévio pela internet, www.ccbbeducativo.com )

Classificação indicativa:  a partir de 5 anos.

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

Às 18h- Quintas e sábados

Duração: 1h

Capacidade: 6 pessoas (mediante agendamento prévio pela internet, www.eventim.com.br)

Classificação indicativa: A partir de 5 anos

Fonte: Conteúdo Comunicação

Foto: Divulgação


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!