06.09.2017

​Feira de Oportunidades do projeto Jovem Protagonista motiva, capacita e integra jovens ao mercado de trabalho

Flyer ​Feira de Oportunidades do projeto Jovem Protagonista motiva, capacita e integra jovens ao mercado de trabalho

Evento será realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, no JK Shopping. Juventude brasiliense está convidada a participar e conferir as 32 horas de programação gratuita especialmente preparada pelos parceiros do projeto

Ceilândia receberá, de 8 a 10 de setembro, a primeira edição brasileira da Feira de Oportunidades. Trata-se de uma iniciativa conduzida pela Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE) que integra o projeto “Jovem Protagonista”, cujo um dos focos é despertar o protagonismo nos jovens para que eles encontrem em si mesmos a chave para a superação de seus desafios. O evento acontecerá no JK Shopping, sempre das 14 às 22 horas.

Totalmente gratuita, a feira destina-se aos jovens entre 16 e 29 anos que estão em busca de oportunidades. A programação inclui palestras e oficinas em temas escolhidos por jovens consultados previamente pelo projeto. Durante a Feira de Oportunidades haverá um espaço compartilhado por vários parceiros apresentando suas instituições de estágios, empregos, empreendedorismo e incubadoras e aceleradoras de negócios.

“O evento terá, ainda, uma atividade chamada Soluthon: Competição de Soluções para Desafios Sociais. Convidamos seis grupos do DF para apresentarem um desafio social da sua localidade. A proposta é que, durante a feira, os participantes trabalhem em conjunto e apresentem uma solução, que possa virar um negócio social; a mais inovadora será premiada pelos apoiadores do projeto”, explica a presidente da FIJE e coordenadora geral da Feira de Oportunidades, Carolina Valente.

A escolha do Distrito Federal para sediar a primeira edição do encontro não foi por acaso. Segundo Carolina Valente, Brasília é uma cidade de contrastes e “quase uma reprodução das diversas cidades brasileiras, em todos os sentidos; isso nos dá um alicerce fundamental e um panorama do que será necessário ajustar para as próximas edições em outras localidades”, avalia.

Um dos objetivos do Projeto Jovem Protagonista é mostrar aos jovens que é possível exercitar o protagonismo e a colaboração em seus empregos, bem como desenvolver o espírito empreendedor em qualquer área da vida que ele decida trilhar; se propõe ainda a mostrar o que é preciso para que uma escolha e ideia se torne um sucesso.

Segundo a organização, futuramente, o projeto pode alcançar outros Estados, pois, de acordo com uma pesquisa do Banco Mundial, o número de jovens que não estudam e nem trabalham, na faixa de 16 a 29 anos, já está na casa dos 200 milhões em todo o mundo – e, especificamente na Ibero-América, este número já ultrapassou os 30 milhões.

Sobre o Jovem Protagonista – O projeto Jovem Protagonista nasceu com o propósito de convidar os jovens a assumir o protagonismo de suas próprias vidas e das comunidades onde vivem. A ideia surgiu após um encontro da presidente da FIJE com o Papa Francisco, em 2014, em que ele mencionou a sua preocupação com a situação dos milhões de jovens sem oportunidades existentes no mundo e conclamou os jovens empresários a buscar soluções para essa questão.

O projeto foi criado pela FIJE, em parceria com a Agência Mundial para as Relações Internacionais (Agência IR.wi) e conta com o apoio institucional da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e do Organismo Internacional de Juventude para Ibero-América (OIJ). No Brasil, sua realização ainda recebe apoio da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Central Única das Favelas (CUFA DF), Associação dos Jovens Empresários do DF (AJEDF), além do patrocínio do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Sua realização está dividida em três etapas: um canal do Youtube com vídeos motivacionais; uma plataforma (Welearn) com conteúdos de capacitação para jovens nas áreas de empreendedorismo e empregabilidade, além da etapa presencial (Feira de Oportunidades).

Programação (válida para todos os dias do evento – de 8 a 10 de setembro):

14h às 22h – Feira aberta à visitação

14 às 22h – Espaço SEBRAE de Mentoria de Projetos (as inscrições podem ser feitas no local; quatro consultores estarão à disposição e o tempo de mentoria será de uma hora para cada participante)

14h às 19h – 04 Papolestras por dia, com Chris Taveira, participante do Reality Shark Tank – Negociando com Tubarões; Fred Ferreira, jornalista e apresentador da Globo; Moacyr Alves, presidente da Associação de Games; Bruno Scartozzoni sobre filmes e história em quadrinhos, entre outros

14h às 22h – Espaço Microsoft: curso “A hora do código – Aprenda a programar” (inscrições no local, sendo dez vagas por hora)

14h às 19h – Oficinas SEBRAE (inscrições no local, com 30 vagas para cada curso)

14h às 19h – Workshops (inscrições no local, com limite de 50 vagas por aula)

14h às 19h – Soluthon: Desafio de Soluções Sociais (grupo fechado)

19h às 20h – Papolestras culturais

20h às 22h – Apresentações culturais com Selva de Rimadores e Instituto Reciclando Sons, entre outros

Apoiadores:

Organização: FIJE e Agência IR.WI

Mobilização: CUFA

Plataforma EAD: Welearn

Patrocínio: CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina

Realização no Brasil: AJEDF, CUFA DF, CONAJE, CIEE, ASTEPS, AIESEC, FECOMÉRCIO, INTEGRAR, COTIDIANO, BRASIL JÚNIOR, CDT, IEEE, DEXTRA

Apoio Institucional: OIJ, SEGIB e FEDERAÇÃO SINO-PLPE

Parceiros do Conhecimento: FGV, SEBRAE, MICROSOFT, ACIGAMES, ATN e INSTITUTO EMPREENDER

​​Apoio: JK SHOPPING, TV GLOBO, INSTITUTO BANCORBRAS, FACULDADE EVANGÉLICA

 Serviço:
Feira de Oportunidades Brasil

De 8 a 10 de setembro, das 14h às 22h

Shopping JK (Avenida Hélio Prates – QNM 34 | Área Especial 1 | Setor M Norte – Ceilândia)

Quanto: Gratuito

Mais informações: coordenacao@jovemprotagonista.com

Acesse: Clique Aqui

 

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!