EnglishJapanesePortugueseSpanish

10 de Setembro, Dia do Vinho do Porto


Escalope de foie gràs com tatin de figo crédito DUO Fotografia 1024x683 10 de Setembro, Dia do Vinho do Porto

Celebre a data com sugestões gastronômicas criadas com a bebida

 O Dia do Vinho do Porto (Port Wine Day) é celebrado em 10 de setembro. E para marcar a data, que tal degustar sugestões gastronômicas tendo como ingrediente a bebida licorosa, produzida especificamente na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal? No Gran Bier, no Pontão do Lago Sul, e no restaurante Cosí, no Brasília Shopping, duas opções perfeitas para comemorar a bebida milenar.

No Gran Bier, antigo BierFass Lago, refresque-se com a Caipira de morango com Vinho do Porto, por R$ 29,80. A bebida faz sucesso no cardápio e é uma das mais pedidas da casa, pois, pode ser apreciada também nos dias de baixa temperatura.

Escalope de foie gras é a sugestão do restaurante Cosí Brasília. Com assinatura do chef Renato Carioni, o prato acompanha uma tortinha fina de figo com cebola roxa e molho de Vinho do Porto (R$ 120,00), mas para degusta-lo é necessário encomendá-lo com dois dias de antecedência.

O Dia do Vinho do Porto vem sendo comemorado em 10 de setembro desde 2014. Foi neste dia no ano de 1756 que foi criada pelo Marquês de Pombal aquela que é considerada a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro, localizado no norte de Portugal, e considerado Património da Humanidade pela UNESCO como “paisagem cultural evolutiva e viva”. A região engloba cerca de 250 mil hectares, onde 44 mil são compostos por vinhas e 32 mil estão autorizados a produzir vinho do Porto.

A produção da bebida licorosa é complexa. Em meados de setembro, as uvas são vindimadas à mão e o vinho é feito a partir de uma ampla variedade de castas tradicionais, a maioria delas nativas da região do Douro. Depois são transportadas para a adega e inspecionadas por enólogos. Aprovadas, são colocadas em grandes tanques de granito para serem “pisadas” com pés descalços de forma artesanal. Durante o processo de elaboração, o vinho recebe adição de aguardente vínica, uma bebida feita por meio da destilação do vinho. O objetivo de adicioná-la durante ou após a fermentação do Vinho do Porto é aumentar sua graduação alcoólica. Quando essa adição ocorre durante a fermentação, o processo é interrompido, pois as leveduras morrem devido ao alto grau de álcool. Sendo assim, o vinho fica com uma quantidade maior de açúcar residual.

Gran Bier

Pontão – Lago Sul

Fone: 61 3364.4041

@granbier

Così   – Brasília

Brasília Shopping, 2º piso (Setor Comercial Norte, Quadra 5).

Fone: 61 3553-9942

@restaurantecosibrasilia

Uma Assessoria

Fotos:

Caipira de morango com Vinho do Porto – crédito Inove Aceleradora

Escalope de foie gràs com tatin de figo – crédito DUO Fotografia

 

Por: visitebrasilia
Data: 11/09/2020


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!