EnglishJapanesePortugueseSpanish
11.09.2020

10 de Setembro, Dia do Vinho do Porto

Escalope de foie gràs com tatin de figo crédito DUO Fotografia 1024x683 10 de Setembro, Dia do Vinho do Porto

Celebre a data com sugestões gastronômicas criadas com a bebida

 O Dia do Vinho do Porto (Port Wine Day) é celebrado em 10 de setembro. E para marcar a data, que tal degustar sugestões gastronômicas tendo como ingrediente a bebida licorosa, produzida especificamente na Região Demarcada do Douro, no norte de Portugal? No Gran Bier, no Pontão do Lago Sul, e no restaurante Cosí, no Brasília Shopping, duas opções perfeitas para comemorar a bebida milenar.

No Gran Bier, antigo BierFass Lago, refresque-se com a Caipira de morango com Vinho do Porto, por R$ 29,80. A bebida faz sucesso no cardápio e é uma das mais pedidas da casa, pois, pode ser apreciada também nos dias de baixa temperatura.

Escalope de foie gras é a sugestão do restaurante Cosí Brasília. Com assinatura do chef Renato Carioni, o prato acompanha uma tortinha fina de figo com cebola roxa e molho de Vinho do Porto (R$ 120,00), mas para degusta-lo é necessário encomendá-lo com dois dias de antecedência.

O Dia do Vinho do Porto vem sendo comemorado em 10 de setembro desde 2014. Foi neste dia no ano de 1756 que foi criada pelo Marquês de Pombal aquela que é considerada a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro, localizado no norte de Portugal, e considerado Património da Humanidade pela UNESCO como “paisagem cultural evolutiva e viva”. A região engloba cerca de 250 mil hectares, onde 44 mil são compostos por vinhas e 32 mil estão autorizados a produzir vinho do Porto.

A produção da bebida licorosa é complexa. Em meados de setembro, as uvas são vindimadas à mão e o vinho é feito a partir de uma ampla variedade de castas tradicionais, a maioria delas nativas da região do Douro. Depois são transportadas para a adega e inspecionadas por enólogos. Aprovadas, são colocadas em grandes tanques de granito para serem “pisadas” com pés descalços de forma artesanal. Durante o processo de elaboração, o vinho recebe adição de aguardente vínica, uma bebida feita por meio da destilação do vinho. O objetivo de adicioná-la durante ou após a fermentação do Vinho do Porto é aumentar sua graduação alcoólica. Quando essa adição ocorre durante a fermentação, o processo é interrompido, pois as leveduras morrem devido ao alto grau de álcool. Sendo assim, o vinho fica com uma quantidade maior de açúcar residual.

Gran Bier

Pontão – Lago Sul

Fone: 61 3364.4041

@granbier

Così   – Brasília

Brasília Shopping, 2º piso (Setor Comercial Norte, Quadra 5).

Fone: 61 3553-9942

@restaurantecosibrasilia

Uma Assessoria

Fotos:

Caipira de morango com Vinho do Porto – crédito Inove Aceleradora

Escalope de foie gràs com tatin de figo – crédito DUO Fotografia

 

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!