EnglishJapanesePortugueseSpanish

13º LOBO FEST – FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES


13LoboFest marca vermelho 13º LOBO FEST – FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES

Após uma primeira etapa, presencial, evento apresenta mostras on-line

entre 23 e 27 de novembro. De graça 

O Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes chegou a 2021 em formato híbrido, com exibições presenciais e on-line. Toda a programação é gratuita. Este ano, o evento tem os escombros como tema. Tanto a cidade quanto os corpos sofrem com o envelhecimento, a degradação, o desprezo, o abandono. Da utopia de concreto e sangue aos pesadelos da contemporaneidade em forma de escombros e entulhos, da ruína, sai a nova edição do Lobo Fest como uma fonte insistente de resistência, beleza e poesia.

O 13º Lobo Fest traz um painel, formado por fragmentos fílmicos, estilhaços vindos de todas as regiões do globo, que tão bem representa essa geleia geral do presente. São 54 filmes, entre curtas-metragens e curtíssimos (formato inaugurado pelo próprio festival) que radiografam a humanidade sob uma perspectiva quase apocalíptica. Alguns deixam traços luminosos de esperança, outros nem tanto. O público pode votar em seus favoritos pela plataforma InnSaei.tv e os filmes escolhidos pelo júri oficial e pelo voto popular recebem prêmios em serviços técnicos de audiovisual.

A primeira etapa do 13º Lobo Fest foi realizada no Riacho Fundo, em 29 e 30 de outubro, quando foram exibidos 21 filmes, brasileiros e estrangeiros, divididos em quatro programas – com dramas, comédias e animações, voltados para toda a família e com classificação indicativa livre. A cerimônia de abertura do festival, no dia 29, contou com apresentação da Orquestra Filarmônica de Brasília, interpretando um concerto para crianças com Pedro e o Lobo (Sergei Prokofiev), Aquarelas (Toquinho e Vinicius de Moraes), Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e Cirandas (pot-pourri de canções do folclores brasileiro). O evento contou também com seis oficinas, sobre assuntos diversos do universo audiovisual, da história do cinema até e o roteiro cinematográfico.

A próxima etapa do festival será realizada entre 23 e 27 de novembro, com uma programação on-line, que poderá ser assistida gratuitamente no site www.lobofest.com.br. As 54 produções da programação do 13º Lobo Fest foram escolhidas entre 4 mil obras, brasileiras e internacionais, inscritas na plataforma Film Freeway – entre elas, filmes de nações pouco ou nada representadas nas telas de cinema de Brasília. A curadoria foi realizada pelos produtores do festival, Josiane Osório e Ulisses de Freitas. Também será exibido como programação especial  o filme convidado “Rua Ataléia” , de André Novais Oliveira.

“Foi tarefa árdua, lenta, mas prazerosa”, comenta Ulisses sobre a seleção de filmes. “Queremos sempre trazer o mundo para Brasília e, agora, para o Brasil, uma vez que a competição será exibida via internet”, continua o curador. “A programação traz desde pequenas obras clássicas até experimentalismos, passando por documentários do presente e um conjunto múltiplo e diverso de animações”, complementa Josiane.

As temáticas dos filmes também espelham o conceito desta edição, com produções que abordam temas como o envelhecimento, fanatismos diversos, laços de memória e afetividade, e ainda a cobiça e a ganância.

HOMENAGEM A  MARTA MÉSZÁROS

“Uma mulher querendo dirigir filmes era uma piada. Os homens riam de mim. Ah, eu também estava rindo”.

“Uma pessoa não pode se libertar de suas raízes.”

Nesta edição, o 13º Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes tem a honra de homenagear uma grande dama do cinema, uma lenda viva.  Pioneira, a húngara Márta Mészáros foi a primeira mulher a ganhar o cobiçado Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, em 1976. Aos 90 anos, só recentemente teve sua obra reconhecida no Brasil. No dia 27, encerramento do festival, haverá exibição de sua última obra, Aurora Boreal: Luzes do Norte (2017), que ficará disponível apenas nessa data.

Nascida em Budapeste em 19 de setembro de 1931, filha do escultor vanguardista László Mészáros, Mészáros. Foi criada em um orfanato russo depois de perder o pai e a mãe. Voltou para a Hungria após a guerra. Iniciou a sua carreira a trabalha com cinema documental. Estreou na direção com A Garota (1968), o primeiro filme húngaro dirigido por uma mulher, que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Valladolid. Com “A adoção”, de 1976, Marta Mészáros ganha o mundo ao conquistar o prêmio máximo em Berlim.

Sua trajetória se confunde com seus elaborados dramas realistas protagonizados por mulheres fortes, em especial em seus filmes-diários que compõem a trilogia formada por “Diário para minha criança” (1984, prêmio do júri no Festival de Cannes), Diário para meus amores (1987) e Diário para meu pai e mãe (1990).

Seu cinema realista mas poético, é ímpar, personalíssimo. Suas personagens são complexas, rebeldes e enfrentam com uma força pouco vista as adversidades e o mal estar social.

Sobre o Lobo Fest

Realizado em Brasília, a partir de 2017, o Lobo Fest ampliou seu escopo para contemplar, além da proposta original (a exibição de produções brasileiras e internacionais de curtíssima duração), filmes mais longos. Seu mascote é o lobo guará, um animal típico do Cerrado (em risco de extinção) conhecido por espalhar frutos em suas andanças, um símbolo de resistência e disseminação de conteúdos.

PROGRAMAÇÃO 13º LOBO FEST – MOSTRAS ON-LINE

FILME CONVIDADO HORS CONCOURS

Rua Ataléia

Direção: André Novais Oliveira

2021, 11 minutos

Em 2011, numa noite sem luz em uma rua de um bairro de periferia, uma família aguarda o retorno da energia elétrica, rodeada por velas que iluminam conversas e pensamentos. Hoje, dez anos depois, a luz tenta impor o seu lugar perante as sombras da memória.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – NACIONAL 1 – ONÇA PINTADA – ESTAMOS VAGANDO EM EXTINÇÃO

(74 MINUTOS)

Banca Paraíso

Direção: Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker

2020, 25 minutos

O cotidiano de uma banca de jornal é a vitrine de um Brasil atual que normalizou as precárias formas de trabalho dos tempos modernos, em que o desamparo de Seu Nenê, o dono, é preenchido pela fé religiosa e única esperança de mudança de vida por meio da loteria.

O prazer de matar insetos

Direção: Leonardo Martinelli

2020, 10 minutos

Em um futuro próximo, a crise climática atinge um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para conversar sobre o desaparecimento dos insetos. A freira está incerta de suas crenças neste mundo que parece ter sido abandonado por Deus e começa a ter visões estranhas.

Animais na pista

Direção: Otto Cabral

2021, 10 minutos

Um acidente em uma estrada diz muito sobre a humanidade.

O círculo de Célio

Direção: Diego Lisboa

2020, 10 minutos

Célio vive na periferia de uma grande metrópole. Seu corpo funciona como uma antena que capta todas as turbulências que acontecem no mundo. Célio também é o mundo.

Irmãos Dorigo

Direção: Rodrigo Samia

2020, 19 minutos

Nelson Dorigo e Nadir Dorigo são irmãos e trabalham juntos há 50 anos na oficina aberta por seu avô. Eles são conhecidos pela fabricação de carrocerias de madeira, mas a idade não permite que continuem.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – NACIONAL 2 – GATO MARACAJÁ – COMO NOS DESCOBRIR SE ESTAMOS AMEAÇADOS

(77 MINUTOS)

Ele tem saudade

Direção: João Campos

2021, 12 minutos

Socos na porta. Esperando a irmã ligar. Num futuro próximo, dois estranhos e o vírus da violência de um estado opressor.

Enterrado no quintal

Direção: Diego Bauer

2020, 15 minutos

Quando jovem, Isabela enterrou um revólver no quintal com a promessa de se vingar do padrasto, que agrediu sua mãe. Anos depois, ela desenterra a arma e sai em busca de vingança.

Crua

Direção: Diego Lima

2019, 20 minutos

Uma radiografia das relações humanas estabelecidas em torno de uma praça no centro da cidade.

No tempo de outrora

Direção: Ricardo Brasília e Luisa Pitanga

2021, 30 minutos

Memórias de uma época de outrora. Mensagem para os mais jovens enviada por idosos de duas comunidades quilombolas do Médio Rio São Francisco, na Bahia.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – INTERNACIONAL 1 – TAMANDUÁ – CONCERTOS PARA A JUVENTUDE

(67 MINUTOS)

Tandoor (Tandir)

Direção: Azizbek Kurbanov

Uzbequistão, 2021, 14 minutos

Um garotinho se esconde no forno sempre que faz algo errado. A família sofre com as consequências dessas traquinagens, mas seus pais continuam a ser gentis com a criança.

O coral do trenó (The kicksled choir)

Direção: Torfinn Iversen

Noruega, 2020, 18 minutos

Gabriel, de 10 anos, tem um desejo: cantar no coral local. O grupo anda de trenó pela paisagem nevada do norte da Noruega e é conhecido por sua bondade e caridade para com os refugiados da vila. Mas o pai de Gabriel briga com um dos refugiados locais.

Napo

Direção: Gustavo Ribeiro

Brasil, 2020, 16 minutos

Incapaz de compreender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, John tropeça em um velho álbum repleto de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos.

 

Mais longe (Furthest from)

Direção: Kyung Sok Kim

Estados Unidos, 2020, 19 minutos

Califórnia, 1999. Jessie, menina de oito anos, está aproveitando o pouco tempo que lhe resta com seu melhor amigo, Lucas, ambos cientes do que está para acontecer: o parque onde moram será fechado e toda a comunidade será obrigada a evacuar em decorrência da contaminação da água.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – INTERNACIONAL 2 – ARARA VERMELHA – VIDAS EM SEGREDO

(71 MINUTOS)

Casca (Ecorce)

Direção: Samuel Patthey e Silvain Monney

Suíça, 2020, 15 minutos

Em um lugar escondido, a rotina diária de uma casa de repouso se desenvolve à medida que o tempo parece parar. Os residentes desenhados ganham vida no papel. Uns estão ativos, outros descansam ou seguem um horário fixo que se repete a cada dia.

Herança (Inheritance)

Direção: Lanka Bandaranayake

Sri Lanka, 2020, 19 minutos

Irmãos se reuniram para os 91 anos de sua mãe, mas o motivo principal da reunião está relacionado à propriedade. Nesse ínterim, a mãe percorre sua linha de memória refletindo sobre sua inocência de infância. A conversa se transforma em uma discussão amarga.

Testemunha (Witness)

Direção: Ali Asgari

Irã, 2020, 15 minutos

Uma mãe ajuda uma senhora idosa em um shopping center em Teerã. Uma tragédia ocorre, confrontando-a brutalmente com o impacto de suas ações.

Instruções para Adela (Instructions for Adela)

Direção: Laura Huberman

Argentina, 2019, 14 minutos

Três mulheres, três gerações. O tempo passa e a despedida torna-se iminente. Uma avó, uma mãe e uma filha passam o dia em um veleiro da família. Alguns olham para trás e outros olham para a frente.

Sabor extra (Extra flavour)

Direção: Carlos Abascal Pieró

França, 2020, 8 minutos

Joachim é um homem muito comum na casa dos sessenta. Mas ele esconde uma obsessão… ou mesmo duas para ser mais preciso. Ele não consegue deixar de olhar para os homens que vão para a academia do outro lado da rua de sua casa enquanto devora picles.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – INTERNACIONAL 3 – LOBO GUARÁ – SEMEANDO E EM RISCO DE VIDA

(64 MINUTOS)

Silêncio (Not a word)

Direção: Elodie Wallace

França, 2020, 17 minutos

Alice se perde no labirinto de um hospital, movida pela necessidade de resolver suas queixas com seu ex-agressor, que agora está morrendo. Uma corrida para finalmente colocar em palavras sua dor.

Pequena Hilly (Little Hilly)

Direção: Huang Yun Hsien e Liao Pei Yu

Taiwan, 2020, 19 minutos

Hilly é uma menina taiwanesa silenciosa de 10 anos. Ninguém estava preocupado com sua depressão e a pressão que ela sofria no dia a dia. Hilly odeia sempre se oprimir e também odeia o mundo controlado por adultos. O que Hilly realmente quer falar aos adultos?

Jeroboam

Direção: Bianca Caderas

Alemanha, 2020, 7 minutos

Seja em bares, festas em casa ou jantares, as pessoas erguem suas taças de champanhe. No entanto, todos parecem indiferentes à crueldade necessária para dar à sua bebida favorita o efervescente característico. Todos menos Helga, que tem um plano para acabar com a injustiça.

Vampiro de Montevidéu (Montevideo Vampiro)

Direção: Cristhian Orta

Uruguai, 2021, 15 minutos

Soledad, uma vampira recém-chegada a Montevidéu, faminta e sem um tostão, deve encontrar um lugar seguro para dormir antes do amanhecer, caso contrário se queimará com os primeiros raios de sol.

Folha (Leaf)

Direção: Aliona Baranova

República Tcheca, 2020, 6 minutos

Um marinheiro recebe de uma menina uma linda folha de outono. Isso faz ele se lembrar de casa. Há quanto tempo ele está ausente? O marinheiro parte atrás de suas memórias. O que ele vai encontrar lá?

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – INTERNACIONAL 4 – CAPIVARA – POR QUE NOS MATAM?

(72 MINUTOS)

A sala de correspondência (The letter room)

Direção: Elvira Lind

Estados Unidos, 2020, 30 minutos

Um agente penitenciário de bom coração é transferido para a sala de correspondência. Em seu novo posto, ele logo se envolve nos assuntos pessoais de um preso.

Débito (Debt)

Direção: Ondřej Novák

República Tcheca, 2020, 14 minutos

Depois que um cobrador de dívidas aparece em seu apartamento e apreende o dinheiro para pagar seu agiota, Jara parte com seu irmão em uma missão para salvar sua família e começar uma nova vida.

Merda policial importante (Important police shit)

Direção: Andrew T. Betzer

Estados Unidos, 2020, 12 minutos

Um grupo de cadetes da polícia é impiedosamente ameaçado enquanto sofre o pior dia de seu treinamento, o dia do inferno.

Querido dinheiro (Money honey)

Direção: Isaac Knights-Washbourn

Nova Zelândia, 2020, 9 minutos

Em meio à crise imobiliária de Auckland, na Nova Zelândia, dois jovens traficantes encontram dinheiro e tentam multiplicá-lo na esperança de comprar um sanduíche épico.

Conspiração (Conspiracy)

Direção: Kuznetsov Andrey

Rússia, 2021, 7 minutos

A teoria da conspiração às vezes diverge da prática. Ao mesmo tempo, não só a vida, mas também a morte faz seus próprios ajustes aos planos das pessoas – e nem sempre da maneira que você pensava.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – INTERNACIONAL 5 – JIBÓIA – ADMIRÁVEL NOVO MUNDO 

(71 MINUTOS)

Sukar

Direção: Ilias El Faris

Marrocos, 2019, 11 minutos

Praia de Casablanca, Marrocos. O desejo de um adolescente pelo outro está crescendo discretamente. Adultos e crianças supervisionam. Uma luta cria uma distração.

A filha de Deus dança (God’s daughter dances)

Direção: Sungbin Byun

República da Coréia, 2020, 25 minutos

Uma dançarina transgênero, Shin-mi, recebe um telefonema para comparecer ao exame do serviço militar.

O imposto (The Tax)

Direção: Bo-Kyeong Kim

República da Coréia, 2019, 20 minutos

No futuro, quando ocorre a quarta revolução industrial e as taxas de emprego e de casamento despencam, o governo promulga um projeto de lei para tributar espermatozóides e óvulos para maiores de 18 anos. A adolescente Yeon Hee recebe um cartão de visita de um corretor de impostos ilegais.

A água se arrependerá de você (The water will regret you)

Direção: Marco Bentancor

Uruguai, 2020, 15 minutos

Em um barco à deriva, encontra-se um homem gravemente ferido. Ele está sozinho na natureza inóspita do rio, perseguido por uma criatura aquática que ameaça tirar sua vida. O homem guarda um segredo que logo emergirá da turvação da água.

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS – INTERNACIONAL 6 – SARUÊ – MANUAL DE RESISTÊNCIA

(74 MINUTOS)

O jeito de Sylvie (Way of Sylvie)

Direção: Verica Pospíšilová Kordić

República Tcheca, 2019, 12 minutos

A vida de Sylvie bate em um ritmo de responsabilidades. E ela é eficiente, perfeita, maravilhosa e – cansada. Um pequeno acidente acontece e tudo muda… ou talvez não.

Europa (Europe)

Direção: Lucas del Fresno

Suíça, 2020, 20 minutos

Pedro, um trabalhador na Suíça, deve levar uma vaca para o matadouro enquanto sua mãe morre na Espanha.

Sagrada Família (Holy Family)

Direção: Margarida Lucas

Portugal, 2019, 20 minutos

A história de uma família de cinco irmãos. Tudo se complica no dia em que a emblemática mascote do Sardoal F.C. foge e o clube corre o risco de perder o campeonato.

Ensaio (Rehearsal)

Direção: Michael Omonua

Nigéria, 2021, 15 minutos

Como você encena uma cura milagrosa? As fronteiras se dissolvem entre a igreja e o teatro, a fé e a credibilidade.

Deslocada (Displaced)

Direção: Laura Benavides Ramírez

Colômbia / Estônia, 2020, 7 minutos

Uma figura estrangeira decide sobre o destino de uma mulher indígena. Sua fuga é uma dança que revela o que significa ser deslocado.

MOSTRA CURTÍSSIMOS 1 – SIRIEMA – RÁPIDO E CERTEIRO

(27 MINUTOS)

A princesa e o bandido (The princess and the bandit)

Direção: Mariya Sosnina e Mikhail Aldashin

Rússia, 2020, 3 minutos

Uma vez que a princesa se apaixonou por um bandido.

Burr

Direção: Thomas Boyce

Canadá, 2021, 2 minutos

Burr é uma criaturinha curiosa que adora se agarrar aos outros, no entanto, devido à sua natureza, é arrancado e rejeitado por tudo que entra em contato.

Peso da consciência (Weight of consciousness)

Direção: Alemşah Fırat

Reino Unido, 2020, 3 minutos

Uma jornada pintada à mão para o útero da Mãe Natureza. O filme explora o nascimento da consciência por meio de espaços míticos.

Hora do almoço (Lunch time)

Direção: Yael Reisfeld

Israel, 2020, 2 minutos

No centro da cidade de Tel Aviv, o tempo congela em uma felicidade banhada pelo sol, enquanto os trabalhadores fazem sua pausa para o almoço.

Leite fresco (Fresh milk)

Direção: Ömer Faruk Güler

Turquia, 2020, 3 minutos

Emine e sua mãe tentam tirar leite de sua única vaca. No entanto, as condições do mundo tornaram-se tão difíceis que nada sai como desejado.

Turtle Bay

Diereção: Océane Lavergne, Léo Depoix, Yann Laurent, Pierre Cilluffo, Lucas Durot, Florent Pertoldi

França, 2020, 5 minutos

O jovem tem aquela coisa linda que pode admirar sem entender.

Raízes quebradas (Broken roots)

Direção: Asim Tareq e Sarah Elzayat

Jordânia, 2020,  4 minutos

Uma projeção do estado emocional de um Adham, de 10 anos, que sente um vazio dentro de si que parece uma única árvore negra no meio de um deserto.

No salão de beleza (At the hairdresser’s)

Direção: Jay Notley

Reino Unido, 2021, 5 minutos

Uma mulher se prepara para uma grande noitada – e nada vai estragá-la.

 

MOSTRA CURTÍSSIMOS 2 – TUCANO – FRAGMENTOS DA VIDA

(29 MINUTOS)

Boa sorte (Good luck)

Direção: Chin Tung, Lin Zhi Xuan e Yeh Ying Hsuan

Taiwan, 2021, 3 minutos

Existem muitas tentações em nossa vida diária. Buscar algo às cegas pode nos levar a ter problemas. Precisamos realmente ler nosso horóscopo e seguir os conselhos?

Memória (Memory)

Direção: Elif Turan

Turquia, 2020, 5 minutos

Uma mulher tenta se lembrar de suas memórias esquecidas examinando fotos antigas. Conforme ela se aprofunda em suas memórias, ela fica ainda mais confusa sobre seu passado.

Maruska

Direção: Ludmila Smolyar

Rússia, 2021, 5 minutos

Gato vs. criança.

Simbiose (Symbiosis)

Direção: Alejandra del Pilar Ortiz Ariza

Colômbia, 2021, 2 minutos

Duas pessoas se encontram e, com o passar do tempo, vão se conhecendo em um nível de intimidade que as envolve como parceiros sentimentais.

Dança para o Apocalipse (Dance for the Apocalypse)

Direção: Horacio Reyes Páez

Uruguai, 2021, 5 minutos

No filme de música-dança, Olivia Lasalvia, de 12 anos, dá com seus movimentos uma resposta ao que parece ser “o fim do mundo”. O filme está dividido em duas partes, sendo a primeira uma expressão do corpo físico e a segunda, do corpo astral.

Andorinha

Direção: Clara Braem

Brasil, 2020, 5 minutos

Na ilha de Itaparica, a pequena Iara todos os dias passa o tempo jogando migalhas para as Andorinhas na praia. Até que em um dia claro, algo imprevisto acontece.

Arachnarche

Direção: Emma Jordan

Reino Unido, 2020, 4m

Uma boneca enfrenta seus medos quando uma aranha invade sua casa. No entanto, algo muito mais assustador está abaixo da superfície.

13º Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes

Mostra competititva online entre 23 e 27 de novembro. Programação gratuita. Visite: www.lobofest.com.br.

Siga: www.instagram.com/lobofestbsb e www.facebook.com/lobofestbsb.

Fonte: Tato Comunicação

Fotos: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 21/11/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!