EnglishJapanesePortugueseSpanish
05.09.2020

82 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Brasília no feriado de 7 de setembro

Divulgação Inframerica Aeroporto de Brasília 34 82 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de Brasília no feriado de 7 de setembroO Aeroporto de Brasília terá um aumento na movimentação de passageiros para o período do feriado de 7 de setembro. A Inframerica, administradora do terminal aéreo, estima receber de sexta (4) a terça-feira (8), 82 mil passageiros.  A movimentação aérea deverá ser de 841 pousos e decolagens.

Os dias mais movimentados será hoje, sexta-feira (4) e na segunda-feira dia 7, retorno do recesso prolongado. Apesar do aumento no fluxo de passageiros, o Aeroporto de Brasília ainda opera sob os impactos da pandemia. Mas a expectativa é que a movimentação diária dessas duas datas deverá ser 19,3% superior se comparado com um dia de movimentação em agosto de 2020.

A perspectiva para todo o mês de setembro é de crescimento no fluxo de passageiros.

As regiões mais frequentes neste feriado são Rio de Janeiro e São Paulo.

Precauções contra a Covid-19

Muita coisa mudou no Aeroporto de Brasília desde o início da pandemia. Ao chegar no terminal aéreo o passageiro encontra por todo o terminal dispensers de álcool gel e telas informativas que explicam a importância dos cuidados. Nos banheiros, foi intensificada a substituição de sabonete para garantir a higienização pessoal. A equipe de limpeza intensificou a limpeza em todo o terminal, que agora utilizam produtos semelhantes aos aplicados para higienização de UTIs. Ao chegar nos banheiros, uma placa informa qual a última vez que o banheiro foi higienizado, estimulando a constância na limpeza.

Avisos sonoros lembram que é obrigatório o uso de máscara em todo o aeroporto. Aqueles que não estiverem usando podem adquirir uma máscara personalizada com bordado de avião no Balcão de Informações a R$ 12. Todos os funcionários do Aeroporto de Brasília usam máscaras, e os funcionários que têm contato direto com o passageiro utilizam luvas. A Inframerica emitiu comunicado recomendando que os cuidados sejam estendidos também a funcionários de companhias aéreas, lojas e empresas terceirizadas.

Tótens de autoatendimento foram desativados, mesas retiradas e cadeiras isoladas para garantir o distanciamento. Nas filas do check-in, raio-x e portões de embarque, os passageiros deverão se posicionar em cima dos adesivos que foram instalados no chão para demarcar o distanciamento social. Os balcões de check-in e dos portões de embarque receberam acrílicos para proteger funcionários e passageiros.

Ao embarcar em voos nacionais o passageiro tem a temperatura medida por uma câmera capaz de aferir até 30 pessoas ao mesmo tempo. O sistema também emite um alerta àqueles que embarcarem sem máscara. Caso alguém esteja com temperatura superior a 37º, será aferido novamente com um termômetro clínico pelos bombeiros de aeródromo que estão no local. Caso seja necessário, recomenda-se que o passageiro se dirija ao Posto Médico do Aeroporto de Brasília que possui equipamentos de alta tecnologia e profissionais qualificados para atender, 24 horas, passageiros e tripulantes. Caso a suspeita de coronavírus se confirme, o passageiro é encaminhado para um hospital especializado.

Os robôs de limpeza Papa Poeira e Papa Sujeira podem ser vistos trabalhando para garantir a higienização do chão dos Píeres Sul e Norte.

Os elevadores estão sinalizados com um aviso que informa que eles devem ser utilizados de forma consciente, apenas 3 pessoas por vez, mantendo o distanciamento demarcado por adesivos no interior do transportador.

Ao desembarcar os passageiros também têm a temperatura aferida pelos bombeiros civis de aeródromo.

Retomada de voos internacionais

Na quinta-feira (3), a companhia aérea TAP retomou a operação aérea no Aeroporto de Brasília após cinco meses de suspensão de voos. O avião chega de Lisboa, Portugal todas as segundas e quintas às 05h10, e decola as quartas e sábados às 18h55.

Para receber os passageiros do voo, o terminal internacional que desde março estava sem operação recebeu uma desinfecção meticulosa. Um grupo de bombeiros civis da Inframerica e da equipe de limpeza do Aeroporto de Brasília, que participou do treinamento dado pelas equipes especializadas do Comando Conjunto Planalto formado por unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, estão colocando em prática o procedimento de descontaminação da infraestrutura aeroportuária. Os profissionais utilizaram roupas específicas para a desinfecção e o acesso às áreas onde foram aplicados os produtos foram isolados para a atuação dos funcionários.

A equipe utilizou para a higienização do terminal hipoclorito de sódio (água sanitária), álcool isopropílico (90%), fenóis e derivados (creolina), álcool 70%, além de água e sabão, aplicados com jatos especiais.

A área internacional foi sinalizada para garantir o distanciamento, totens de álcool gel foram instalados em todo o percurso do passageiro, cadeiras foram isoladas e o passageiro tem a temperatura aferida tanto no embarque, quanto no desembarque pelos bombeiros de aeródromo.

Fonte : ASCOM Inframerica
Foto:
Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!