A ação ‘Adote Uma Praça’ chega na cidade do Paranoá
Por Andreza Lorrane
Nesta sexta-feira (18/9), às 9h30, o programa Adote Uma Praça, será na quadra poliesportiva do Conjunto 21. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, ao participar do evento é obrigatório o cumprimento de medidas de segurança como o uso de máscara e o distanciamento de, no mínimo 2 metro entre as pessoas.
Coordenado pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), o Adote Uma Praça tem o intuito de firmar parcerias com empresários e moradores do Distrito Federal para a manutenção e recuperação de praças, jardins, balões rodoviários, estacionamentos, canteiros de avenidas, pontos turísticos, monumentos, parques infantis e pontos de encontro comunitário (PECs) – todos esses, espaços de uso livre para a comunidade.
Em fevereiro de 2019 foi criado, o Adote Uma Praça e desde então não parou. O primeiro termo assinado foi o do estacionamento do Hospital Brasília. Hoje, já são 66 pedidos de adoção de moradores de várias regiões do DF. Até o atua momento já foram 36 assinados, 17 projetos entregues, 18 se encontram em fase final de entrega e 21 ainda em estão análise.
“Se o cidadão ou o empresário encontrar um espaço público e quiser cuidar dele, pode apresentar um requerimento, no caso de uma adoção menor, ou um projeto na Região Administrativa onde fica o local”, explica o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros. “Também pode procurar a nossa secretaria, que vamos analisar e estudar a proposta para que tudo seja feito de acordo com as normas do Distrito Federal”.
A proposta já envolve a participação de 18 regiões. Sendo assim, o Adote Uma Praça tem a funcionalidade de contribuir para maior integração entre governo e comunidade, com a intenção de ajudar com a preservação de lugares públicos entre moradores e empresários.