A febre dos eSports
A modalidade vem dominando o mercado de games e atraindo jovens pelo mundo
Por Luan Gabriel
Os Esportes Eletrônicos, ou eSports, é uma modalidade de competição de vídeo games. Não é algo novo, a primeira competição esportiva eletrônica data de 19 de outubro de 1972, mas cresce a cada ano no mercado e atrai uma legião de jovens no mundo com jogos de grande sucesso como FIFA, PES, League of Legends (LoL), Dota 2, Counter-Strike, Starcraft e outros.
Matheus Ayala, mais conhecido como “Mentirinha”, tem 27 anos e é uma das pessoas que entraram para o mundo dos games como profissão. Atualmente ele é narrador da Beyond the Summit Brasil, o maior estúdio independente da América Latina, tendo feito parte da transmissão para o Brasil do último grande campeonato de Dota 2, The International, que teve como premiação total R$ 192,5 milhões.
“Está entrando nos olhos das empresas e dos patrocinadores que vale a pena investir em equipes daqui, porque o pessoal é bem competitivo e tem qualidade para bater grandes equipes lá fora”, diz Mentirinha, ao ser questionado sobre o cenário de eSports no Brasil. Mesmo com o crescimento da modalidade no Brasil, nem todos da área conseguem se manter apenas com a profissão. “Ainda é difícil porque muita gente não dá o devido valor a modalidade, então tem que saber se valorizar, não pode deixar ser menosprezado o seu trabalho” afirma Matheus Ayala.
Hoje o eSports é visto com estranheza e novidade pelo maioria das pessoas, mas com o passar do tempo a profissão vai ganhar ainda mais reconhecimento no Brasil. Isso porque o mercado, com a ajuda da CBeS (Confederação Brasileira de eSports), está se estruturando para permitir uma base que possa dar apoio a esses jogadores.