EnglishJapanesePortugueseSpanish

A Quarentena de Histórias ganha legenda e vídeos em espanhol para levar Brasília a Festival Colombiano


25.08 Rainha Alexandria foto edu barroso A Quarentena de Histórias ganha legenda e vídeos em espanhol para levar Brasília a Festival Colombiano

Créditos da foto: Edu Barroso

O projeto já tem acervo com mais de 70 vídeos com contações sobre mulheres da História

A Cia Yinspiração estará presente em mais um Mujeres en Escena por La Paz, da Corporación Colombiana de Teatro. O festival completa 30 edições, sendo que desde 2013, e o grupo brasiliense está presente. Já levou os espetáculos Elizabeth Tudo Pode, O Equilibrista, Amor y Sombra, Fahenreit, além de workshops com a diretora Luciana Martuchelli, sempre ministrados e apresentados em espanhol. Desta vez é a Quarentena de Histórias que ganha legendas e vídeos no idioma hermano para falar de grandes mulheres latinas. Como em 2020, quando apresentou a versão online do Sonhos de Shakespeare, a Cuarentena também estará no palco virtual do festival, que será híbrido, com apresentações nos teatros de Bogotá e nas plataformas digitais para qualquer parte do mundo (https://corporacioncolombianadeteatro.com – de 06 a 15 de agosto).

Logo após o lançamento no festival, os vídeos também serão disponibilizados nos canais da Alexandria Conta e Cria, entrando para o acervo de mais de 70 vídeos, com 03 minutos, em média, cada. Eles estão sendo produzidos desde março de 2020, com mulheres pioneiras em diversas áreas de atuação. Na série especial para o festival: grandes artistas latinas, com nossas Chiquinha Gonzaga, Dulcina, Tasila, Maria Firmina dos Reis, a colombiana Débora Arango, a mexicana Aurora Reys, a argentina Emilia Saleny, a chilena Gabriela Mistral e a peruana Victoria Santa Cruz.

Deste o início do período de isolamento, a “Biblioteca de Alexandria” se reinventou e continuou funcionando a todo vapor, transformando História em historinha, com personagens que existiram de verdade verdadeira.

A Quarentena de História traz a vida e feitos de mulheres que fizeram a História do Brasil, mas não são tão conhecidas como deveriam, Maria Quitéria, Anita Garibaldi, Ana Neri, Nísia Floresta, Bertha Lutz e Carmen Miranda. Alguns nomes até famosos mas com detalhes desconhecidos e outros que não são nem citados como Dandara dos Palmares, a mulher de Zumbi, ou a primeira romancista, a primeira engenheira, as primeiras políticas. As mulheres são o foco porque, não é que não existam grandes homens, mas como a história depende de quem conta e ela é tradicionalmente contada por eles, que tal conhecer outros pontos de vista? Como na peça, Elizabeth Tudo Pode, a ideia da bibliotecária Alexandria é mostrar a meninas e meninos como a história é feita de pessoas reais e como podemos ocupar lugares e seguir profissões e ideias que acreditamos. Quando realizamos nossas missões, nossos sonhos, deixamos nossa marca no mundo e ajudamos a melhorarmos. O céu é o limite, como mostram as primeiras pilotas Thereza di Marzo e Anésia Machado.

No espetáculo teatral, os livros falam e personagens escapam de suas fábulas para contar sobre uma princesa tão real que virou rainha: Elizabeth I.
O cenário, todo feito em papelão, recria a biblioteca de Alexandria, em referência à maior do mundo antigo, onde vivem também o cão bombeiro Firefox e D. Cesárea, a milenar traça gourmet que só devora bons livros. Será uma aventura para toda a família, e assim que possível voltará às salas de teatro também.

Alexandria (em referência à Biblioteca do mundo antigo) é uma criação de Juliana Zancanaro e da diretora Luciana Martuchelli, da Cia Yinspiração. No teatro, o cenário, feito pelo artesão Virgílio Mota recria uma biblioteca. O ator e cantor Filipe Lima dá vida a outros 37 personagens, num fantástico trabalho de composição vocal. Na estrada desde 2011, já passeou pelo Brasil, Argentina e Colômbia, volta a Brasília, cidade sede da Cia Yinspiração.

A cada semana, são histórias sem sair de casa. Conheça a quarentena de histórias, por Alexandria Conta e Cria.

Contação disponível no IGTV do perfil @alexandria_contaecria no Instagram https://www.instagram.com/alexandria_contaecria/  e;

Alexandria Conta e Cria no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCofUSJXUxu_HRlWviyKoqNg

Concepção: 
Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas
Direção: Luciana Martuchelli
Texto: Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli

Juliana Zancanaro

Atriz com formação também em dança, desde de 2000, participa de pesquisas de teatro e cinema com Luciana Martuchelli. Participou de 11 espetáculos sempre no palco e atuando também como assistente de direção, roteirista, produtora e divulgadora. Fez roteiro, produção e direção de seu documentário Em busca de um patrocinador (2009). Além dos espetáculos, a parceria com a diretora rendeu a tradução do livro Pedras D’Agua, de Julia Varley, do Odin Teatret; a participação como atrizes do espetáculo Ur Hamlet, de Eugenio Barba, em junho de 2009, na Polônia; e produção do festival de teatro feito por mulheres, Solos Férteis (ligado à Rede Magdalena Project) e do workshop A Arte Secreta do Ator, Odin Teatret no Brasil (com 9 edições já realizadas). Escreveu, produziu e protagoniza ELIZABETH TUDO PODE, desde 2011. Juliana foi indicada pelo público ao prêmio Brasília Top Show de melhor atriz e o espetáculo foi finalista do Prêmio Sesc do Teatro Candango. Em maio de 2015, Juliana lançou seu primeiro livro infantil, As Minhocas de Sabina, pela Franco Editora, também com tradução para o espanhol, Los Gusanitos de Sabina. Elizabeth Tudo Pode também virou livro bilíngue em 2017. Em 2017, apresentou no Festival Mujeres en Scena por la Paz, na Colômbia, o trabalho em processo De Amor y Sombra, que estreou, no Brasil, em 2018. Em 2019, reapresentou Diatribe de Amor, de Garcia Marquez, dirigido por André Aires. Em 2020 e 2021, tem desenvolvido o projeto Quarentena de Histórias, com a contação online sobre a vida de grandes mulheres do Brasil

Fonte: TAO Filmes

Fotos: Edu Barroso

Por: Alexia Thaís do Nascimento Lima de Oliveira
Data: 25/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!