EnglishJapanesePortugueseSpanish
03.05.2019

A QUEDA DO CÉU ESTREIA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Claudia Andujar Bruno com Sarampo WATATHA u 1976 A QUEDA DO CÉU ESTREIA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Com curadoria de Moacir dos Anjos, as obras de 21 artistas ocuparão três salas da CAIXA Cultural Brasília

No dia 7 de maio, às 19h, a CAIXA Cultural Brasília recebe a mostra coletiva “A queda do céu”. As obras abordam questões indígenas e ocuparão três salas expositivas do espaço – a galerias Principal e as Piccolas I e II. A exposição fica em cartaz de 8 de maio a 30 de junho, com visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca e a classificação indicativa é livre para todos os públicos.

No dia da abertura às 19h, no Teatro da CAIXA Cultural, acontecerá uma conversa com o líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro, Ailton Krenak e com o curador. O evento contará com tradução em LIBRAS. A entrada é gratuita.

“A queda do céu”, é um projeto idealizado pelo curador Moacir do Anjos que reúne 50 obras de artistas nacionais e de outros países, como Ailton Krenak, Anna Bella Geiger, Armando Queiroz, Bené Fonteles, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Fabio Tremonte, Fred Jordão, Harun Farocki, Jaime Lauriano, Jimmie Durham, Leonilson, Lourival Cuquinha, Maria Thereza Alves, Matheus Rocha Pitta, Miguel Rio Branco, Paulo Nazareth, Paz Errázuriz, Poraco, Regina José Galindo e Vincent Carelli.

O título da mostra é uma referência ao livro do xamã yanomami Davi Kopenawa, escrito em parceria com o antropólogo francês Bruce Albert e publicado originalmente na França. A exposição, informa Moacir dos Anjos, não tem a pretensão de conter as ações nocivas contra os povos indígenas do Brasil e da América e nem ao meio ambiente e a introdução de doenças que dizimam populações inteiras.  “Ela quer aproximar e articular trabalhos artísticos que evidenciam e combatem esses males que ocorrerem desde o contato involuntário com o colonizador branco”, completa.

Incentivo à cultura:

A CAIXA valoriza amplamente a cultura nacional como ferramenta de inclusão social e reforço do orgulho de ser brasileiro. Nos últimos cinco anos, os espaços culturais da CAIXA contaram com mais de R$ 385 milhões distribuídos em Brasília, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

O investimento inclui iniciativas nos segmentos de artes plásticas, fotografia, espetáculos musicais, dança, teatro, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras e oficinas por meio da seleção pública de projetos, realizada via Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural (www.programasculturaiscaixa.com.br). Esse programa é um dos principais instrumentos da política de patrocínios do banco. Com equipamentos e projeto educativo próprios, a CAIXA coloca em prática uma política de fomento à cultura, formação de plateia, apoio à diversidade cultural, profissionalização e democratização do acesso a bens culturais para aproximação com os mais diferentes públicos. Ao todo, são quase 40 anos de investimento contínuo em cultura com recursos próprios.

Serviço:

“A queda do Céu”

Local: CAIXA Cultural Brasília – as Galerias Principal e Piccolas I e II, (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Abertura e conversa com o curador Moacir dos Anjos e o líder indígena Ailton Krenak:  7 de maio de 2019, às 19h

Visitação: de 8 de maio 30 de junho de 2019

Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h

Entrada Franca

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal / Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal

Claudia Andujar Bruno com Sarampo WATATHA u 1976 150x150 A QUEDA DO CÉU ESTREIA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA Lourival Cuquinha Caboclo 7 flechas foto Edouard Fraipont 2 150x150 A QUEDA DO CÉU ESTREIA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA Lourival Cuquinha Caboclo 7 flechas x Ordem e progresso2016 2018 Fot... 150x150 A QUEDA DO CÉU ESTREIA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA Poraco Série Oamu 150x150 A QUEDA DO CÉU ESTREIA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!