EnglishJapanesePortugueseSpanish

A última semana da programação de Agosto na BDB Cultural terá agenda cheia com destaque para teatro de bonecos no domingo


BDB CULTURAL FOTO BRUNO PONCIANO DIVULGACAO VOAR 300x300 A última semana da programação de Agosto na BDB Cultural terá agenda cheia com destaque para teatro de bonecos no domingo

Créditos da foto: Bruno Ponciano/ Divulgação Voar

Os Meninos verdes”, peça da Voar Teatro de Bonecos, será exibida nas redes sociais da BDB Cultural no domingo, 29, às 17h 

Cora Coralina é provavelmente a autora goiana mais conhecida do país. Em contrapartida, porém, o trabalho que ela desenvolveu de literatura infantil é menos reconhecido que as poesias ou mesmo que sua fascinante história pessoal. Quem perde com isso são nossas crianças: “Os meninos verdes” é um livro que revela a facilidade dessa vovó de contar uma história mágica e divertida.

Foi para trazer essa história ao público que a Voar Teatro de Bonecos adaptou “Os meninos verdes” para o palco. O espetáculo, um dos mais conhecidos da companhia, chega agora aos palcos da BDB Cultural com uma apresentação no domingo, 29, às 17h, nas redes sociais da iniciativa.

A peça conta a história de pequenas criaturas verdes que surgem no jardim da ilustre poetisa na cidade de Goiás e aproveita para falar um pouco da vida da própria autora. O elenco traz Marco Augusto, criador da companhia e responsável pela adaptação do texto, além de João Veloso e Alessandra Barros, todos dando vida aos bonecos.

“Essa peça foi criada em 2006 e é uma das que mais apresentamos na trajetória da Voar, temos muito carinho por ela”, diz Marco Augusto. “Esse espetáculo é o meu xodó. É divertido, poético, bonito de fazer e assistir. Tenho muito orgulho de poder dar voz a tantos personagens desse espetáculo lindo”, completa João Veloso.

Alessandra Barros conclui: “Esse espetáculo para mim é muito atual. Ele estimula a tolerância, o respeito ao que é diferente e é um espetáculo essencialmente sobre o acolhimento. A Cora recebe aqueles meninos sem julgar eles, na verdade, ela recebe como idosa a meninice deles despertando nela mesma a diversão da infância”, diz.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre a Voar Teatro de Bonecos

A Voar Teatro de Bonecos, grupo radicado no Gama-DF, foi fundada em 2003 pelo bonequeiro Marco Augusto, que encabeça até hoje o elenco. Em 2012, com nove anos de trabalho, eles conseguiram conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, muitas dessas apresentações com este texto, “Os Meninos Verdes”, que foi do Amazonas ao Rio grande do Sul. Também colecionam apresentações em países como Espanha, Chile e México. Nos palcos, são conhecidos por adaptar textos clássicos para apresentações de bonecos, como “O menino maluquinho” e “João e o Pé de Feijão”. Além de atuar com teatro de bonecos, o grupo também se especializou na gestão da economia criativa, para criar ações que difundam a diversidade cultural nas periferias e nos grandes centros do Brasil. A trajetória do grupo foi contada no livro O vôo da imaginação, de Marcos Linhares.

Serviço

BDB Cultural – Agosto de 2021

Apresentação teatral com a Cia. Voar Teatro de Bonecos com o espetáculo “Os meninos verdes”, peça infantil adaptada do livro homônimo de Cora Coralina

29/8- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 17h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Facebook.com/bdbcultural

Instagram – @bdbcultural

Fonte: Comunicação BDB Cultural

Foto de destaque: Toni Guedes – Divulgação/Voar

 

Por: Alexia Thaís do Nascimento Lima de Oliveira
Data: 25/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!