12.06.2019

ABERTA A TEMPORADA DAS FESTAS JUNINAS


dr Humberto DSCF3009 ABERTA A TEMPORADA DAS FESTAS JUNINAS

Médico alerta para redobrar os cuidados com fogos de artifício

Soltar fogos de artifício nesta época do ano é uma tradição, mas a prática requer cuidados para evitar acidentes que podem causar queimaduras e até mutilações.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOTJosé Humberto Borges, os fogos de artifício são bonitos para os olhos, mas um perigo para as mãos. “É sempre bom tomar cuidado e lembrar que os artefatos devem ser acionados com o uso de suportes, e nunca segurados diretamente nas mãos, recomenda.

Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) de 2008 a 2016, apontam que uma a cada dez pessoas que mexe com fogos de artifícios tem os membros amputados, principalmente os dedos. Apesar de ser proibido o manuseio por menores de 18 anos, 23,8% dos acidentados estão nessa faixa. Outros 45,2% dos acidentados estão entre 19 e 59 anos e 28,8% têm mais de 60 anos.

Para não fazer parte desta estatística, é importante seguir corretamente as recomendações de segurança da embalagem e lembrar que os cuidados começam já na aquisição dos fogos, que deve ser feita em comércio certificado pelo Corpo de Bombeiros.

Escolher um espaço seguro para soltar os fogos também é necessário. Os rojões devem ser acionados em áreas abertas, afastados das pessoas e sem fiação elétrica por perto. Outra dica é para jamais tentar utilizar os fogos que, por qualquer eventualidade, falharem.

“A utilização incorreta de fogos de artifício pode provocar lesões leves como queimaduras, mas dependendo da potência podem provocar a amputação de dedos e até da própria mão”, reforça o Dr. José Humberto.

No caso de acidentes, lesões como queimaduras, devem ser colocadas na água fria e limpas até chegar a um atendimento médico e jamais colocar produtos caseiros como manteiga, café ou pasta de dente.

Se tiver sangramento, a pessoa deve levantar a mão para diminuir a sangria e evitar amarrar o local. Em seguida, a recomendação é procurar o atendimento médico mais próximo possível, onde será avaliada a necessidade de um atendimento mais especializado.

FESTAS JUNINAS EM BRASÍLIA NA PALMA DA SUA MÃO

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!