EnglishJapanesePortugueseSpanish

Abertura da 2ª edição do Festival IFB Recanto do Cinema


Por Andreza Lorrane

Nesta quarta- feira (25/11) e 12 de dezembro acontece o audiovisual na Periferia que será realizado pelo campus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília (IFB), de forma online e gratuita. Com o tema “Memória, Identidade e Territórios”, o Festival exibe filmes nacionais e de estudantes do Campus Recanto das Emas, divididos entre Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros e Mostras Especiais, que discutem as singularidades e multiplicidades das periferias brasileiras. Além disso, traz o LabRecanto com um total de 16 atividades formativas em cinema e audiovisual, divididas entre lives e atividades com inscrição.
A abertura do Festival é a partir de 16h30, trazendo como principal atração a sessão do longa-metragem “SEMENTES – Mulheres Pretas no Poder”, de Éthel Oliveira e Júlia Mariano, seguida de um debate. O longa-metragem “SEMENTES – Mulheres Pretas no Poder”, documentário dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano. O filme acompanha algumas das mulheres pretas na política do Brasil, que emergiram após o assassinato da vereadora Marielle Franco. O filme estará disponível apenas na Sessão de Abertura do Festival às 19h, haverá um debate com as realizadoras do filme, mediado pelas professoras do IFB Recanto das Emas Edileuza Penha e Bárbara de Barros.
O Festival abre a programação de exibição com a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros, a partir do dia 26 de novembro . Essa mostra é composta por curtas-metragens de 9 estados brasileiros que discutem questões como diversidade e lutas periféricas e estará disponível até o dia 2 de dezembro. Os filmes serão avaliados por grupos de júris formados por professores, alunos e egressos do curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo do IFB – Campus Recanto das Emas, e receberão prêmios de destaques de acordo com a formação acadêmica vivenciada na instituição. As Mostras Especiais, divididas em Cotidianos da Pandemia, Cartas Sobre Nós, Videoclipes e cursos rápidos EaD Novos Caminhos, contam com filmes produzidos por estudantes da instituição, e acontecem entre 30 de novembro a 10 de dezembro. Cada uma delas ficará uma semana online.

Durante a programação, haverá um Júri Popular em que participam todos os curtas exibidos nas 5 mostras do Festival. Os três curtas que forem mais bem avaliados pelo público, sendo um da Mostra Competitiva e dois das Mostras Especiais, receberão bolsas em cursos online oferecidas pela Academia Internacional de Cinema e TV (AICTV), escola de audiovisual sediada no Rio de Janeiro que se tornou uma parceira do Festival. Debates com os realizadores de todas as Mostras acontecerão durante o evento e serão mediados pelos professores do IFB. Os filmes poderão ser vistos no site www.recantodocinema.com.br e os debates serão transmitidos na TV Ema Filmes (YouTube).

 

%name Abertura da 2ª edição do Festival IFB Recanto do Cinema
Foto: imagens para o documentário “Sementes”

Por: Andreza Silva
Data: 24/11/2020


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!