EnglishJapanesePortugueseSpanish

Alta gastronomia no centro de Ceilândia pelas mãos do chef Karl Max


Reconhecido chef da capital. que já respondeu por cozinhas de hotéis de luxo e atendeu personalidades públicas, apostou em negócio próprio com viés popular

Reportagem de Davi Lucas, Garben Hellen, Janaína Mikaella, Lucas Luz, Cynthia Araújo e Ingrid Santos*
Chef Carl Max Alta gastronomia no centro de Ceilândia pelas mãos do chef Karl MaxChef Karl Max vem mudando o cenário gastronômico em Ceilândia – FOTO: Davi Lucas

Foi em 2016 que surgiu a Tenda do Chef, instalada na Praça da Bíblia em Ceilândia, a 30 quilômetros do centro de Brasília. O comando é do chef Karl Max, nome conhecido em cozinhas de alto padrão, que se reinventou ao levar pratos de qualidade para um ambiente popular. “A gente começou com um churrasco grego, depois veio o macarrão gourmet com três opções de molho, o arroz à grega, risoto, saladas fitness, omeletes e também oferecemos a sugestão do chef aos finais de semana”, conta sobre a diversidade que o cardápio foi assumindo. O chef Karl Max também prepara escalope de filé, batatas salteadas na manteiga clarificada, picadinho de filé mignon, arroz camponês, banana à milanesa e outros pratos elaborados, como o bife à parmegiana. Tudo isso numa cozinha montada no meio da praça.

A Tenda do Chef é um sucesso em todo o Distrito Federal, clientes de várias regiões administrativas como Sobradinho, Asa Sul, Guará, Recanto das Emas, Jardim Botânico, Itapoã, Samambaia e outras cidades fazem questão de prestigiar o trabalho do chef Karl Max. Também recebe a visita de pessoas públicas, como deputados, secretários de estado, administradores e até um ministro do governo federal já esteve presente no espaço. “Hoje, não quero mais trabalhar para ninguém, quero seguir com o meu próprio negócio, me sinto honrado em saber que um ministro de estado poderia comer em qualquer outro restaurante, mas prefere vir até a minha tenda para se alimentar”, comenta o chef, frisando ainda que o atendimento é igual para todos e que tem um carinho especial por cada cliente A Tenda recebe em torno de 60 pessoas em dias de grande movimentação, que chegam a formar filas para provar os mais de oito pratos servidos pelo chef Karl Max. Há também a opção de entrega em domicílio, que devido à pandemia da Covid-19 tem sido uma ótima opção de segurança para os clientes. “Sempre usamos máscaras, respeitamos o distanciamento com os clientes que fazem a retirada dos pedidos na Tenda, constantemente estamos passando álcool, mantemos as mãos sempre limpas, pois temos uma pia improvisada para uso privado e todas as louças e materiais que usamos são devidamente higienizados em minha casa antes de chegar aqui”, explica.. A Tenda do Chef, além de seguir todos os protocolos de saúde, também possui o alvará para funcionamento, o qual é renovado a cada dois anos na administração da cidade.

Confira no vídeo a Tenda a todo vapor:

Durante a execução dos pratos, o chef Karl Max costuma realizar lives em redes sociais para convidar as pessoas a conhecerem pratos diferentes. As transmissões sempre têm engajamento, chegando a mais de 800 visualizações, inclusive com a participação de chefs de outros países e a realização de sorteios.

Redes sociais na Tenda Alta gastronomia no centro de Ceilândia pelas mãos do chef Karl MaxKarl Max utiliza as redes sociais para trazer mais atenção e público para sua comida – FOTO: Garben Hellen

Em sua primeira visita à Tenda do Chef, diretamente de Sobradinho, Carmelo Souto, de 59 anos, afirma que foi atraído pelas postagens e a forma de divulgação no Instagram. “Pelo aroma que estou sentindo agora, não tenho dúvidas que é uma coisa fenomenal. Comida é cultura e valeu a pena ter vindo aqui”, contou o mais novo cliente.

A esposa do chef Karl Max, Estela Lima, casada com ele há 25 anos, embarcou no empreendimento que envolveu toda a família. “Estou com ele desde o início, tivemos que abrir mão de nossa vida social em diversos momentos. A ideia era levar um espaço gastronômico para nossa comunidade, algo que valorizasse a gastronomia de rua e que ao mesmo tempo fosse um meio financeiro para manter as contas em dia. É um pouco cansativo, mas não deixa de ser gratificante”. Os dois filhos do casal também já ajudaram e hoje apenas o mais novo permanece na Tenda.

Estela destaca que vem muita gente de fora para prestigiar o chef Karl Max e argumenta que muitos visitantes afirmam nunca terem visto os pratos que são preparados. “Para nós, tudo foi uma grande reviravolta. Começamos com medo, mas decidimos tentar e hoje já pretendemos levar nosso trabalho para outras localidades”, adianta a novidade.

Estela Lima Alta gastronomia no centro de Ceilândia pelas mãos do chef Karl MaxEstela Lima, esposa do Chef, trabalha na parte de caixa na Tenda – FOTO: Garben Hellen

O jovem Gabriel Sousa, de 25 anos, trabalha na Tenda do Chef há quase quatro anos. A relação de confiança entre eles criou uma amizade que vai além do trabalho, ele se sente parte da família do chef Karl Max. O funcionário participa de toda a montagem e desmontagem do espaço e auxilia no preparo dos pratos. “Eu sempre preparei o básico na cozinha, mas o chef Karl Max me ensinou a fazer pratos diferentes aos quais eu nem imaginava aprender um dia. Hoje eu cozinho na minha casa, principalmente nas datas comemorativas.”

Ele relata a responsabilidade que tem, ao trabalhar na Tenda do Chef, principalmente pelas pessoas públicas que fazem questão de irem até lá. “Tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas importantes, entre deputados, secretários do GDF, administradores, e ministro. É uma grande responsabilidade, me sinto honrado e um jovem melhor depois de conhecer o chef Karl Max”.

O chef Karl Max destaca a importância que a culinária teve para sua história, ele se vê como um autodidata e diz que a vida foi uma escola para ele. “Hoje eu me sinto uma pessoa melhor, diferente e mais empática com as pessoas. Ser chef é ter um contato direto com as pessoas e isso me tornou um homem mais humilde. Tudo o que sou é amor, e tudo
o que faço é por meio dele”.

preparo Alta gastronomia no centro de Ceilândia pelas mãos do chef Karl MaxPedido sendo preparado na Tenda do Chef – FOTO: Davi Lucas

A história por trás do chef

Karl Max nasceu em Brasília-DF, no ano de 1970. Nos primeiros dias de vida, sua família já se encontrava em uma situação bem delicada, isso porque seu nome nos faz lembrar do filósofo alemão Karl Marx, considerado o fundador do socialismo científico e o responsável pela teoria comunista. Ele conta que a mãe teve um amigo com esse nome e foi aí que ela decidiu usá-lo no seu próprio filho. O pai concordou, mas em uma época difícil e com perseguições políticas, eles demoraram dois meses para que conseguissem registrar o garoto no cartório, pois o escrivão disse que eles teriam problemas por conta do momento político da época. A solução foi adotar o “Max” sem o “r”, para diferenciar do xará alemão.

Quando pequeno, Karl Max sonhava em trabalhar como cobrador de ônibus, isso porque era uma profissão que mexia com dinheiro. Já depois do ensino médio, por ser muito bom em exatas, ele chegou a dar aulas particulares de matemática por quase dez anos. Mas foi com a ajuda de seu tio que ele começou a trabalhar em um restaurante francês em Brasília chamado Maison de France, onde começou suas primeiras experiências na cozinha por acaso, pois enquanto ele limpava o chão do restaurante onde trabalhava com serviços gerais, observava atentamente um dos chefs do restaurante e aos poucos foi aprendendo os segredos da cozinha. Um dia, ao ser pego manuseando as panelas, o dono do restaurante, um chef francês, perguntou se ele queria aprender o ofício. O aceite foi imediato.

“Eu não sabia nada, mas ele perguntou se o meu nome era Karl Max mesmo e, por gostar disso, disse que iria me ensinar. Foi quando me deu a primeira oportunidade e passou a me dar aulas no meu horário de almoço, sem me pagar nenhum real a mais do meu salário na limpeza, ele me ensinou muitas receitas ao longo de dois anos”. Certo dia, um dos chefs do restaurante foi demitido e ele recebeu a oportunidade de se tornar o chef responsável. O restaurante francês fechou em 1998, e foi o agora ex-patrão quem o indicou para o Hotel Nacional, onde mais tarde foi promovido a chef executivo da cozinha. Mais tarde, também atuou por seis anos no Carlton Hotel, também na região central de Brasília. Foi após uma demissão, em 2015, que ele decidiu investir em seu próprio negócio com a ajuda da sua família.

Receita do Chef

Para adoçar o dia, o chef Karl Max compartilhou uma receita de Panna Cotta, uma sobremesa italiana. Assista no vídeo e confira abaixo o passo a passo:

VÍDEO DA RECEITA DO CHEF:

Panna cotta

* 200ml de leite
* 200g de creme de leite (se for o fresco melhor ainda)
* 50g de açúcar
* 01 colher de café de essência de baunilha (usando a fava de baunilha fica melhor)
* 10g de gelatina incolor (sem sabor)
* 2 colheres de sopa de água fria

Preparo da gelatina:

* Hidrate a gelatina em 2 colheres de sopa de água fria e reserve.

Preparo da Panna Cotta:

Numa panela em fogo baixo esquente o leite, o creme de leite e o açúcar mexendo bem.

Não deixe ferver hein é só para amornar.

Acrescente a baunilha e misture bem.

Acrescente a gelatina já hidratada e misture bem até a gelatina dissolver por completo.

Disponha essa mistura em taças ou copos.

Leve para gelar por mais ou menos 2 horas.

Receita da Geleia de morango:

* 250g de morango frescos (limpos)
* 50g de açúcar
* 100ml de água

Preparo da geleia de morango:

Numa panela em fogo médio coloque os morangos já limpos, o açúcar e a água deixe ferver mexendo bem até dar o ponto desejado e reserve.

Desenforme a Panna cotta disponha a geleia de morango por cima e se delicie com essa belezura.

*Reportagem produzida na disciplina Laboratório de Jornalismo II do curso de Jornalismo do IESB, sob supervisão da professora Luciane Agnez

 

Por: visitebrasilia
Data: 04/07/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!