ANDAIME CIA DE TEATRO COMEMORA 12 ANOS COM LANÇAMENTO DE LIVRO - Visite Brasília
EnglishJapanesePortugueseSpanish
10.09.2019

ANDAIME CIA DE TEATRO COMEMORA 12 ANOS COM LANÇAMENTO DE LIVRO

 

Foto Giuliana Vinci 1024x731 ANDAIME CIA DE TEATRO COMEMORA 12 ANOS COM LANÇAMENTO DE LIVRO

O evento será no sábado, 14 de setembro, na quadra 216 da Asa Norte, com entrada franca e discotecagem do DJ Ops

A Andaime Cia de Teatro comemora doze anos de atividades artísticas com o lançamento de um livro que aborda toda a pesquisa desenvolvida pelo grupo. O evento será no sábado, 14 de setembro, na sede da companhia, que fica na quadra 216 da Asa Norte. Além receber o livro com dedicatória especial, o público poderá se divertir com a discotecagem do Dj Ops.

A publicação possui fotos dos espetáculos e o histórico das atividades artísticas que ganharam os palcos de diversos estados brasileiros, além de outros países como Portugal e República Tcheca. O texto de apresentação é do diretor e professor Fernando Villar, que enxerga a companhia com uma trajetória diferenciada entre as propostas teatrais da capital, pelo formato de dramaturgia aberta, os jogos cênicos próprios e as formas alternativas de ocupar locais públicos.

De acordo com Villar, os espetáculos do grupo questionam o entendimento que o público em geral tem sobre espaços convencionalmente apropriados ao teatro. “A companhia extrapola a dimensão da representação cênica, permitindo ao espectador vivenciar a cidade, para por meio desse jogo, modificar maciçamente seu cotidiano”, ressalta.

O grupo tem em seu repertório seis espetáculos teatrais, performances, além de diversas atividades formativas. Algumas características imprimem a marca da Andaime no mercado artístico, entre elas a dramaturgia autoral e a multiplicidade artística dos membros envolvidos. Além de intérpretes e produtores, cada integrante possui uma área específica de conhecimento, como: dramaturgia, interpretação, expressão corporal, performance, cenografia, palhaçaria e música.

Para a atriz e integrante do grupo Larissa Mauro, esse é um registro histórico do teatro de Brasília. “Fazemos parte dessa construção cultural da cidade e temos o desejo de deixar isso documentado para outras gerações e como estímulo de pesquisa para outros grupos e artistas.”

Larissa ainda frisa que a sede do grupo, espaço independe onde vai ocorrer o lançamento do livro, é um símbolo de resistência cultural e que essa publicação é uma celebração desses doze anos.

Histórico

Criada em 2007, dentro do departamento de artes cênicas da Universidade de Brasília, a Andaime é composta por 10 artistas que exercem metodologia colaborativa tanto nos processos criativos quanto na gestão da companhia.

O coletivo atua nas diversas esferas da linguagem teatral, da performance, da produção cultural, do teatro empresarial e institucional bem como na sensibilização e formação artística de grupos e pessoas através do teatro.

Fez parte da programação da 14ª edição da Quadrienal de Praga em 2019 na República Tcheca, com a performance-manifesto Carnaval Silencioso.

Em 2016, a Andaime ganhou o prêmio de melhor espetáculo de rua com o espetáculo Poéticas Urbanas dentro do Prêmio SESC do Teatro Candango.

SERVIÇO

Lançamento do livro Andaime Cia de Teatro – 12 anos

14 de setembro

Às 16h20

CLN 216 bloco A sala 66 – Asa Norte

Entrada franca

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!