Mais de 9 mil agentes de trânsito substituíram os talonários de papel pelo aplicativo desenvolvido pelo Serpro, reduzindo em cerca de 30% perdas por rasura, extravio ou erro no preenchimento


Mais de 9 mil agentes de trânsito de todo o Brasil já utilizam o Autua, solução desenvolvida pelo Serpro que traz mais praticidade e agilidade no registro de infrações. O Autua é uma suíte de aplicativos móveis que garante maior segurança e economia para órgãos fiscalizadores de estados e municípios. Atualmente, 25 órgãos autuadores já usam o sistema, incluindo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES).

O gerente da área de produtos de software como serviço do Serpro, Leonardo de Souza, explica que o Autua é composto por um talonário eletrônico, no qual o agente faz o registro e a transmissão da infração diretamente na tela do celular. ?O aplicativo oferece acesso a informações das Bases Nacionais de Trânsito para auxiliar no preenchimento dos dados e alertar quanto a restrições de veículos e condutores. Também permite verificar, em tempo real, erros de preenchimento e oferece opções pré-definidas para seleção e identificação automática do logradouro pelo GPS?, complementa.

Com o Autua, o agente de trânsito elimina anotações em papel, inclusive para emissão de Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito, um documento complexo com vários formulários que devem ser preenchidos pelo agente, registrando cada veículo envolvido, as vítimas, os condutores e todos os depoimentos colhidos. "Criamos uma solução que facilita o preenchimento desses boletins e incluímos o reconhecimento de voz, com a possibilidade de o agente falar e o sistema preencher automaticamente com o texto", informa Leonardo, acrescentando que ?o mesmo princípio foi adotado na digitalização do Termo de Constatação de Embriaguez que, no uso ou recusa do bafômetro, auxilia no registro de sinais de alcoolemia?.

Eficiência e economia

Estima-se que há uma perda de 30% do quantitativo de infrações registradas em talonários de papel por motivos diversos, como rasuras, extravios ou mesmo erro de preenchimento, e, como consequência, o órgão deixa de arrecadar essas infrações que foram cometidas. ?O Autua diminui essa perda, pois, com o talonário eletrônico, o agente faz o registro e a transmissão da infração diretamente na tela do celular?, destaca a analista Ângela Pinheiro, que atua na área de gestão de produtos de software como serviço do Serpro.

"O Autua é um dos grandes exemplos de como a tecnologia está transformando o dia a dia da gestão de trânsito no país. De um lado, substitui a burocracia por eficiência, aumentando a produtividade dos agentes e melhorando a tomada de decisão de gestores públicos. De outro, promove economia financeira e de recursos para governos municipais e estaduais", conclui Leonardo.

Saiba mais

Para descobrir tudo sobre essa inovação no registro de infrações, acesse a página do Autua na Loja do Serpro. O Autua apoia o trabalho ostensivo realizado pelo agente de trânsito, por meio de dispositivo móvel que substitui os antigos blocos de papel, e é integrado com uma interface web de gestão e também com bases locais de consulta.

Fonte: Assessoria de Imprensa SERPRO