Em dois dias de obra, foi encontrada água doce e de boa qualidade para o consumo e plantio


O projeto Acolher Moçambique, da organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), iniciou a obra para a construção de mais um poço artesiano na aldeia de Namaacha Mutokomene, em Moçambique, na África. Em dois dias de trabalho, foi encontrada água doce e de boa qualidade que servirá para o consumo e plantio da comunidade. A estimativa é que a água beneficie cerca de 300 famílias.

?A obra já é considerada de grande sucesso. A perfuração contou com a presença das autoridades do bairro e de crianças da comunidade que não puderam conter a alegria e a emoção?, conta Alan Xavier, coordenador do Projeto Acolher Moçambique.

O próximo passo para disponibilizar a água é a construção de uma torre para a instalação da caixa d?agua, painéis solares e a bomba para puxar a água. Por enquanto, a obra precisou ser paralisada por causa da chuva e do forte vento que atingem a região. Assim que o tempo melhorar, as obras recomeçam e a previsão é de que em 30 dias tudo esteja pronto.

Atualmente, 20 centros de acolhimento da Fraternidade sem Fronteiras em Moçambique possuem poços e outras 10 ainda precisam da benfeitoria, são todas na região de Chicualacuala. Todas as obras são feitas a partir do apadrinhamento ao Projeto Acolher Moçambique.

?Precisamos fazer muito mais, pois há necessidade de mais poços e os custos são altos por conta da profundidade e por conter rochas no solo. O valor necessário para as novas obras pode chegar a R$ 200 mil?, explica Alan.

A importância da água - A perfuração de poços é uma das soluções para suprir o abastecimento de água limpa nesses locais. Desde 2015, a Fraternidade sem Fronteiras (FSF) tem se empenhado em melhorar a saúde e a qualidade de vida de famílias em diversas aldeias de Moçambique. O consumo de água suja e a falta de saneamento básico têm como a principal causa da mortalidade infantil, além de doenças graves ? como a diarreia, sarampo, tungíase, entre outras -, a falta de água também impossibilita o plantio de alimentos e gera mais fome na região.

Os poços construídos nos centros de acolhimento da FSF são o principal ponto de coleta de água limpa para as comunidades próximas. Os primeiros poços perfurados, em 2015, possibilitaram a subsistência de famílias em Moçambique por meio do plantio de alimentos. O custo para a perfuração de cada poço artesiano varia conforme a profundidade da água. Antes disso é necessário realizar estudo geofísico para identificar o local a ser perfurado.

Projeto Acolher Moçambique ? nas aldeias moçambicanas, a Fraternidade se, Fronteiras acolhe crianças que viviam na extrema miséria, a maioria delas órfãs de pais mortos pelo HIV. Nos 30 centros de acolhimento mantidos e administrados pela organização humanitária, o ambiente é de incentivo à vivência fraterna, com alimentação, cuidados com a saúde, orientação à higiene, atividades pedagógicas, recreativas e culturais. É o projeto pioneiro da FSF.

Sobre a Fraternidade sem Fronteiras ? A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande (MS) e atuação brasileira e internacional. A instituição possui 68 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara.

Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$ 50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Fonte: Proativa Comunicação
Fotos: