EnglishJapanesePortugueseSpanish

Aquaponia como projeto sustentável no IFB


%name Aquaponia como projeto sustentável no IFB
A aquaponia é a junção de duas técnicas de manejo de dois diferentes organismos, as plantas cuja técnica de manejo empregada é a hidroponia e os peixes cuja técnica utilizada é denominada aquicultura. Ou seja, é uma técnica de produção de alimentos que pode reduzir o consumo de água em até 90%, se comparada aos sistemas convencionais de irrigação, e promover o reaproveitamento integral do efluente gerado dentro do próprio sistema. Pesquisa realizado pelo professor e diertor do Instituto Federal de Brasília, Nilton Cometti e o estudante Vitor Hugo, foi apresentada na Semana de Produção Científica do IFB.
“Esta combinação de técnicas visa produzir alimentos de forma orgânica e sustentável utilizando o conceito de agricultura familiar de forma a obter o menor grau de impacto ambiental e desperdício dos recursos naturais. A pesquisa conduzida visou identificar a aplicabilidade da aquaponia no Distrito Federal em escala de agricultura familiar”, explica o professor.
*A pesquisa*
O modelo construído consiste em um sistema de aquaponia com monitoramento remoto, alocados em uma estrutura rural, bancadas e calhas hidropônicas feitos com conceito de bio-estrutura utilizando o vegetal bambu como matéria-prima, variando também a composição dos filtros com a utilização de tijolos de barro para a formação do filtro biológico. Aquaponia é um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, geralmente com as raízes submersas na água).
É um sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia. A ideia é alimentar os peixes e utilizar seus excrementos que são ricos em nutrientes, para alimentar as plantas, que por sua vez filtram a água para o peixe.
“Nós desenvolvemos o SmartTimer com o objetivo de temporizar o acionamento de bombas, inicialmente para sistemas hidropônicos, mas com aplicações diversas. Com uma placa de NODE MCU ESP 8266, um sensor BME280 para temperatura, umidade relativa e pressão atmosférica, e um LDR (resistor de luz), produzimos um temporizador de baixo custo configurável via aplicativo de celular e monitoramentos das variáveis via navegador de internet pela tecnologia atualmente em alta chamada “Internet das coisas”.
*Resultados*
A pesquisa de inovação tecnológica foi apresentada por meio de um sistema aquapônico com estrutura de viveiro e calhas construídas com bambu, monitoramento e automação eletrônica. É uma proposta alternativa para o desenvolvimento rural sustentável na produção alimentícia de agricultura de base familiar. Com isso, os pesquisadores do IFB afirmam que a tecnologia se torna perfeitamente aplicável à agricultura familiar e à pequena propriedade agrícola.
*Fonte:* Pesquisa “Sistema de aquaponia em estrutura alternativa de bambu e automação de baixo custo para a agricultura familiar” – Professor Nilton Cometti e o estudante Vitor Hugo, do Instituto Federal de Brasília
Conheça mais sobre esta pesquisa e outras em www.ifb.edu.br

Fonte : IFB

Por: visitebrasilia
Data: 01/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!