EnglishJapanesePortugueseSpanish

Arte sob o céu de Brasília: cliques notáveis no Parque da Cidade


Foto: Patrícia PatriotaFoto: Patrícia PatriotaFoto Patricia Patriota Arte sob o céu de Brasília: cliques notáveis no Parque da CidadeFoto: Patrícia Patriota

Fotografias campeãs das seis edições do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show colorem mostra inédita

Arte e bem-estar ou bem-estar e arte. A ordem dos fatores não altera o que os olhos poderão contemplar. Na caminhada descontraída ou na corrida em busca de saúde e boa forma, o público que circula no Parque da Cidade encontrará pelo caminho 105 fotos campeãs das seis edições passadas do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. Ao ar livre e com espaço suficiente entre os painéis que exibem as obras, a mostra inédita em sua forma e conteúdo traz ao centro da capital o olhar apurado de fotógrafos de todas as regiões do Brasil e do exterior. A coletânea poderá ser vista de 1º de julho a 26 de agosto, nas margens da pista de corrida, nos arredores da Administração do Parque e da região do pedalinho.

Edu Vergara, fotógrafo idealizador e curador do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS), acredita que fotografia está cada dia mais acessível a quem aprecia essa arte. Para ele, as barreiras foram derrubadas e o conceito de galeria e museus vem sendo ressignificado. “Se novos tempos exigem quebra de paradigmas, o BPS revela aos brasilienses, e a todos que circulam por esse símbolo da nossa cidade, uma coletânea que estampa os livros do Festival, mas que jamais foi exibida conjuntamente em uma exposição. Estamos seguindo novos compassos, acessando novos caminhos e novos olhares”, pontua.

Entre os trabalhos expostos na mostra estão os vencedores da edição de 2020, marcada por inúmeros desafios, mas um sucesso tanto do ponto de vista do número de fotografias recebidas, quanto na qualidade das imagens que fizeram os curadores do Festival trabalharem como nunca. O clique premiado com a capa do livro Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show 2020, é claro está na exposição. “A magia está no ar, de Elayne Massaini, flerta com a liberdade, com a ousadia notável dos fotógrafos que enviaram as mais de 61 mil imagens recebidas da 1ª à 6ª edição do BPS. O público poderá admirar essa foto e todas que se destacaram com estatuetas entre as edições de 2015 e 2020”, revela Vergara.

Foto Luciana Silva Arte sob o céu de Brasília: cliques notáveis no Parque da CidadeFoto: Luciana Silva

Pluralidade e patrimônio

O administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues, recebe a novidade com entusiasmo, considerando que a exposição do Festival Internacional de Fotografia reforça a pluralidade do local, que é também um palco de cortinas abertas para a arte. “Inovações, reinvenções e atividades culturais são sempre bem-vindas no Parque. Por ser uma área ampla e arborizada, podemos abraçar iniciativas com diversos formatos”, detalha. Segundo Rodrigues, o fluxo de pessoas que circulam nesse oásis da região central de Brasília teve um aumento considerável nos últimos meses, ficando entre 25 e 30 mil nos dias úteis e mais de 100 mil nos fins de semana.

O BPS é um marco para a fotografia na América Latina e, ao longo das últimas edições, tem recebido trabalhos de profissionais e amadores de todos os continentes. Rodrigo Nimer, diretor executivo do BPS Group, explica que o Festival foi o primeiro passo para o desabrochar de um ecossistema da fotografia, o BPS Group. “A ideia do Festival sempre foi abrir portas para os fotógrafos e para o público. Nossa proposta, de fato, alcançou o mundo, mas fazemos questão de lembrar que ela nasceu em Brasília, ecoa a criatividade e irreverência da nossa cidade”, revela o diretor. Então, de acordo com ele, é natural que o retorno das exposições presenciais do BPS ocorra na capital.

Para Nimer, expor arte no Parque da Cidade diz muito sobre o Festival e sobre as transformações vividas no mundo inteiro recentemente. “Nosso objetivo é transformar o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show em patrimônio cultural de Brasília. A coletânea exposta no Parque carrega a essência de uma fotografia sem amarras, leva a arte ao público em um local amplo, ao ar livre, onde todos possam contemplá-la” acrescenta.
As inscrições para o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show 2021 estão abertas. Já pensou em ter sua foto na próxima exposição? Saiba mais no site do BPS.

Foto Nana Falcao Arte sob o céu de Brasília: cliques notáveis no Parque da CidadeFoto: Nana Falcão

PROGRAME-SE

EXPOSIÇÃO FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA BPS NO PARQUE DA CIDADE

Quando: de 1º de julho a 26 de agosto de 2021

Onde: margens da pista de corrida, entre os arredores da Administração do Parque da Cidade até a região do pedalinho

Horário: diariamente das 6h às 21h

NÚMEROS DO FESTIVAL

1ª edição (2015)

5,4 mil fotos foram inscritas, mais de 5,2 milhões de views no Facebook

2ª edição (2016)

6,4 mil fotos inscritas e mais de 8 milhões de views na rede social

3ª edição (2017)
9.050 fotos inscritas e cerca de 15 milhões de views

4ª edição (2018)
12 mil fotos inscritas e cerca de 15 milhões de views

5ª edição (2019)
13.500 fotos inscritas e cerca de 16 milhões de views

6ª edição (2020)
15.300 fotos inscritas e cerca de 16 milhões de views

De 2015 a 2020 – mais de 75 milhões de views na página oficial do festival no Facebook foram registradas

Foto Johnson Barros Arte sob o céu de Brasília: cliques notáveis no Parque da CidadeFoto: Johnson Barros

Fonte: Script Comunicação

Por: visitebrasilia
Data: 30/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!