EnglishJapanesePortugueseSpanish

Autoestima: como a fotografia pode ser um agente de júbilo e esperança


O fotógrafo Frederico Gomes compartilha a história de uma gestante que encontrou doses de felicidade em um momento difícil, graças aos cliques de uma máquina fotográfica

 

475ed451 ad4a 4522 87df 9d50cd39a363 Autoestima: como a fotografia pode ser um agente de júbilo e esperança

Conquista de autoconfiança, melhora na autoestima e aceitação. Os cliques que compõem um ensaio fotográfico tem o poder de fazer muito mais que apenas eternizar um momento: eles também são responsáveis por trazer felicidade.

Publicitário e fotógrafo especializado em fotografia gestacional, Frederico Gomes defende que uma imagem consegue resgatar amor-próprio, assim como promover a autodescoberta. “Ao explorar novos ângulos e novas versões de si mesma, a pessoa redescobre a vaidade de uma maneira positiva. Sua autoestima e seu nível de satisfação são trabalhados quando a pessoa se produz para o ensaio, quando se vê no espelho e no visor da câmera com consternação, nas redes sociais quando é elogiada por amigos e familiares, assim com quando revisita o registro em álbuns e porta-retratos”, comenta.

A ciência comprova o benefício. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que fotografias de momentos felizes são capazes de liberar substâncias ligadas ao bem-estar, sendo eficientes em promover o relaxamento e melhorar o humor em dias estressantes.

Delma Alves, de 42 anos, é a prova desta ação positiva da fotografia. Em tratamento devido a um tumor no fígado, ela descobriu a gestação do pequeno José. “Em momento algum eu poderia engravidar por conta do meu problema de saúde. Os médicos me disseram que minha gestação não passaria do terceiro mês. Não vou negar que no começo me senti insegura e com medo”, comenta.

095e3d16 42d5 4f9f 8d19 4a2193f05846 Autoestima: como a fotografia pode ser um agente de júbilo e esperança

Atualmente com seis meses de gestação, a secretária do lar, por sua natureza positiva, não deixa de acreditar em dias melhores. A escolha de fazer um ensaio veio não apenas para eternizar essa fase de sua vida, mas para lhe trazer momentos de alegria em meio aos dias de incerteza. “Felicidade pra mim é que estou vivendo agora, com apoio de família e amigos. Cada foto escolhida no ensaio um vibração, eu me sentindo um rainha, linda. Isso é um momento de felicidade”, garante.

Sobre Frederico Gomes

Fred Gomes é fotógrafo formado em Publicidade e Propaganda pela faculdade Uniceub. Durante a carreira profissional passou por agências de conteúdo, uma produtora de publicidade em Brasília, assim como atuou na área de direção de arte e design.

Mesmo na publicidade, a fotografia sempre esteve presentes nas peças que produzia. Mas foi apenas em 2015, quando as agências começaram a demitir vários funcionários, que Fred se viu sem emprego e apenas uma câmera na mão.

Após de inúmeros projetos frustrados e parcerias sem sucesso, Fred Gomes assumiu a fotografia como seu trabalho principal. De lá para cá, o fotógrafo coleciona especializações e ensaios, além de ministrar encontros fotográficos e workshop pelo Brasil.

 

 

Créditos de: Divulgação / MF Press Global

 

 

 

Por: Giovanna Monteiro
Data: 24/03/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!