EnglishJapanesePortugueseSpanish

BDB Cultural apresentará 19 eventos on-line em abril


Fachada Gustavo Cordeiro BDB Cultural 1024x510 BDB Cultural apresentará 19 eventos on line em abril

Programação terá agenda especial para o Dia do Livro, do Bibliotecário e, claro, para o Aniversário de Brasília
Atividades musicais, teatrais e de literatura estão previstas, além das tradicionais oficinas e mesas de debate

Abril está chegando e com ele muitas datas importantes para a BDB Cultural. Neste mês, são celebradas três datas fundamentais para o calendário da iniciativa. A primeira é o Dia Mundial do Livro, dia 23. Este objeto, que é o coração de toda biblioteca, ganhará como celebração, no próprio dia, uma mesa com o tema “O futuro do livro e o livro no futuro”. Participam do evento André Calgaro, da Narratix Audiolivros; Leandro Teles, da livraria Leitura e Leonardo Neto, do Publishnews, portal especializado em notícias do mercado editorial.

Mas até chegar lá, o mês terá passado por outras datas fundamentais para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil, incluindo o próprio Dia Nacional da Biblioteca, que será celebrado no próprio dia 09 de abril, e que contará com uma palestra especial. O evento recebe Caroline Lago e Gabriella Santiago, bibliotecárias escolares, e Ana Paula Bernardes, cocriadora do Roedores de Livros, para discutir a importância da biblioteca escolar na atualidade.

Fechando a trinca das datas fundamentais de abril, não poderíamos deixar de lado, claro, o Aniversário de Brasília, cidade onde está sediada a BDB e que tem profundas relações com a instituição. Participando da comemoração no dia 21, também feriado de Tiradentes, a BDB Cultural receberá uma contação de histórias especial com Patrícia Berg. Nesta apresentação, a artista contará a história do livro Brasília e o sonho encantado, de Alexandre Parente, publicado pela Ebedê com ilustrações de Gustavo Ramos, que narra a trajetória da capital federal como um conto de fadas.

Diversidade da agenda

Estes destaques são apenas a ponta do iceberg de uma programação diversificada em que estão previstas atividades de música, incluindo duas edições do “BDB é Show!”, teatro, artes plásticas, oficinas de literatura, de cultura maker e muito mais. Este mês de abril ainda terá, além disso, outras datas relevantes para serem celebradas com uma programação especial, entre elas o Dia Nacional da Libras e o aniversário de 70 anos de publicação da coletânea de poemas Claro Enigma, de Drummond.

“Nosso objetivo é sempre apresentar uma programação diversificada e a agenda que preparamos para abril é um exemplo disso. Teremos tantas linguagens da arte, tantos temas sendo trabalhados e o que eu acredito que é o mais importante nisso é que continuamos a entregar esse cardápio qualificado e gratuito mesmo em um momento de tamanha dificuldade como é o da pandemia. Agora, é fundamental que a cultura esteja presente na vida cotidiana e temos nos esforçado para manter essa presença”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Toda a programação produzida pela BDB Cultural é gratuita e os eventos realizados pela iniciativa contam com recursos de acessibilidade como interpretação em libras. Acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook
(https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural) da iniciativa.

Abaixo, o calendário completo com cada uma das atividades preparadas para o mês. É importante ressaltar que a agenda pode passar ainda por alterações, ainda mais com os constantes recrudescimentos da pandemia de covid-19 no Brasil e com diferentes medidas de proteção sendo adotadas.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.
Agenda completa de abril

As atividades preparadas para abril começam no dia 01, quinta, a BDB Cultural recebe uma palestra sobre “Ensino de ciências nas escolas” com o professor Francisco Salles, especialista na educação de estudantes com altas habilidades. Ele promete falar de uma escola que incentive a experimentação e a curiosidade em seus estudantes.

No dia 03, sábado, estreia o curso de “Cultura maker” com o professor Rodrigo Furtado. A cultura maker é uma produção artesanal tecnológica e multidisciplinar que incentiva o público a inventar com as próprias mãos objetos úteis para o dia a dia. A atividade terá no total 10 encontros, todos transmitidos on-line — é a primeira oficina com transmissão nas redes sociais da BDB Cultural. O certificado de participação e o material usado, porém, será exclusivo para os 35 inscritos. As aulas seguem até 26 junho.

No dia 06, terça, a iniciativa terá uma mesa de debates de literatura sobre os 70 anos da publicação do livro Claro Enigma, uma obra prima de Carlos Drummond de Andrade. O evento será guiado pelo professor Edmílson Caminha, especialista na obra e amigo pessoal do poeta, e que foi o primeiro curador de literatura da BDB Cultural: “Se eu pudesse ficar só com um livro de Drummond, seria esse”, afirma. Atualmente, Caminha é membro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em Itabira-MG.

Já em 09 de abril, sexta, a BDB Cultural recebe uma programação especial do Dia Nacional da Biblioteca. Celebrando a ocasião justo na data com um a mesa especial com o tema “O livro e as bibliotecas escolares”, a programação reúne três bibliotecárias: Caroline Lago, Gabriella Santiago e Ana Paula Bernardes para falar de como o livro e o espaço da biblioteca tem se adaptado a contextos mais tecnológicos na atualidade.

A agenda segue nos dias 12 e 13, segunda e terça, com uma oficina de poesia com o professor e poeta André Rocha, exclusiva para inscritos. Com atuação especial na periferia de Brasília, André acumula publicações em diversas coletâneas e vai ajudar os interessados em escrever em versos a achar sua própria linguagem.
No dia 14, quarta, o debate “Mulher Empoderada” volta à programação após o sucesso de março. Em versão reduzida, o evento recebe Gilcilene Chaer, presidente do Conselho de Farmácia do DF, que trata sobre a importância do profissional farmacêutico em meio à pandemia e também das dificuldades extras que são enfrentadas por mulheres nesse setor.

Para o dia 15, quinta, está prevista uma nova sessão do “Cinema de biblioteca”. Agora, a BDB Cultural recebe o docudrama Cora Coralina – Todas as vidas (2017), dirigido por Renato Barbieri. A produção mescla entrevistas com especialistas com a dramatização de passagens da vida da escritora que só publicou seu primeiro livro aos 75 anos. Entre as atrizes que interpretam a escritora goiana está a brasiliense Camila Márdila (Que Horas Ela Volta?).

Já para o dia 16, sexta, haverá uma nova mesa de debate. Desta vez com o tema “A magia da literatura infantil’, a BDB Cultural reúne autores premiados e de vasta produção que se comunica com as crianças. Roger Mello, Jonas Ribeiro e Gisele Gama debatem juntos o impacto que as histórias têm na formação do indivíduo no começo de sua vida.

Daí se inicia uma intensa agenda de atividades que segue durante oito dias seguidos. Em 19, segunda, o “Encontro Terapêutico” recebe desta vez o psicólogo Fauzi Mansur. Autor de livros como “Eu sou confiável?”, com Adriana Kortlandt, ele se dedica neste debate ao tema “Detox Mental”, dando dicas de como o público pode se desligar de um presente tão exaustivo.

A programação terá ainda no dia 20, terça, a estreia do vídeo que apresenta a exposição de artes plásticas on-line Janelas coloniais brasileiras, de Mallu Perlingeiro. Com pinturas que se assemelham a colagens, a artista usa a janela de forma simbólica a discutir nossa relação com a memória nacional e individual.

Seguindo a semana intensa de atividades, em 21, quarta, aniversário de Brasília, a BDB Cultural faz uma homenagem à cidade com uma contação de histórias com Patrícia Berg. Ela narra um conto de fadas sobre Brasília, o livro Brasília e o sonho encantado, de Alexandre Parente.

Já no dia 22, quinta, será realizada a primeira “Quinta sonora” do mês, recebendo o duo formado por Paulim Diolinda e Zé Miguel Rodrigues que apresentam uma edição de Poesia e Música: a magia da parceria que vira canção.

No dia 23, sexta, a programação recebe a mesa de debates especial que celebra o Dia do Livro com o tema “O futuro do livro e o livro no futuro”. O evento contará com participações de André Calgaro, da Narratix Audiolivros, que tem criado obras exclusivas para áudio; Leandro Teles, da livraria Leitura, uma das poucas grandes lojas de livros no Brasil que tem conseguido crescer; e Leonardo Neto, do Publishnews, portal especializado em notícias do mercado editorial.

No sábado, 24, a BDB Cultural celebra, no próprio Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a importância da LIBRAS com uma mesa que discutirá “As conquistas das pessoas surdas com LIBRAS”. Quem organiza a mesa é Regiane Alves, que ao lado de Matheus Felipe, é responsável por interpretar a programação artística nos vídeos produzidos pela BDB Cultural na língua de sinais. Ela conversará com Marcos Brito, coordenador geral da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal (Apada-DF).

No domingo, 25, a BDB Cultural tem o prazer de receber a apresentação que mescla dança e teatro do Projeto Pés, especialista no teatro de inclusão de pessoas com deficiência. Com elenco formado majoritariamente por pessoas de mobilidade reduzida, o espetáculo terá direção de Rafael Tursi.

Ainda dentro da intensa agenda, no dia 26, segunda, está prevista a apresentação de outro “BDB é Show!”, tendo em vista que as restrições de circulação impediram a produção de um em março. Desta vez o evento conta com a participação do grupo Brodway é Show, que reinterpreta clássicos dos musicais norte-americanos e que durante a pandemia ficou conhecido por seus #quarentenasesions, em que o grupo vocal atuava em conjunto, mas cada um de sua casa.

Na terça, 27, encerrando a intensa agenda de oito dias seguidos, a BDB Cultural terá uma mesa especial em homenagem ao Dia Mundial do Design Gráfico com o tema “O design gráfico-editorial: parceiro dos livros”. Evento conta com a participação dos professores da UnB André Maya e Rafael Dietzsck, fundadores da editora Esferográfica, especialista em publicações sobre design editorial, e do fundador da Caricatus, o designer Haroldo Brito.

Na quinta, 29, a cantora Myrlla Muniz se apresenta no “Quinta sonora”. Especialista em criar um diálogo entre o popular e o erudito, ela, que não pôde se apresentar em março, promete fazer um repertório que vai de Dominguinhos a Bach e misturar seus anos de experiência tanto na música popular como no canto erudito.
E para fechar o mês, na sexta, 30, mais uma edição do “BDB é show!”, referente ao mês de abril. A programação recebe a cantora Carol Carneiro, que fará uma edição especial de seu espetáculo Viola, Mulher e Cantoria.

Serviço Confira a programação resumida abaixo. Os itens destacados em azul são os que acreditamos que podem chamar mais atenção dos colegas da imprensa. Todas as atividades são virtuais, gratuitas e serão publicadas nas redes sociais da iniciativa. As informações de cada uma serão divulgadas no site da BDB Cultural, www.bdbcultural.com.br, com o release postado simultaneamente ao envio para a imprensa no blog https://www.bdbcultural.com.br/blog. Com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos contam com interpretação em libras:

• 01/04, 19h = Palestra sobre “Ensino de ciências nas escolas” com o professor Francisco Salles, especialista na educação de estudantes com altas-habilidades.

• 03/04, 10h = Estreia o curso de “Cultura maker” com o professor Rodrigo Furtado. Atividade terá 10 encontros, transmitidos online. As aulas seguem no dia 10/04 e 17/04, neste mês, e com novas datas até 26 de junho. Certificado e material será exclusivo para os 25 inscritos com retirada no dia 02/04.

• 06/04, 19h = Mesa de debates de literatura sobre os 70 anos da publicação do livro Claro Enigma, uma obra prima de Carlos Drummond de Andrade. Evento será guiado pelo professor Edmílson Caminha, especialista na obra do poeta.

• 09/04, 19h = Programação especial do Dia Nacional da Biblioteca celebrada com a mesa especial “O livro e as bibliotecas escolares”. Participam do debate as bibliotecárias Caroline Lago, Gabriella Santiago e Ana Paula Bernardes.

• 12/04, 19h = Oficina de poesia com o professor e poeta André Rocha. A atividade se repete no dia seguinte, 13/04, no mesmo horário. Exclusivo para inscritos.

• 14/04, 19h = Debate “Mulher Empoderada” recebe Gilcilene Chaer, presidente do Conselho de Farmácia do DF, que trata sobre o valor da profissional de saúde.

• 15/04, 19h = “Cinema de biblioteca” recebe o docudrama Cora Coralina – Todas as vidas (2017), dirigido por Renato Barbieri.

• 16/04, 10h = Mesa de debate “A magia da literatura infantil’ com os escritores Roger Mello, Jonas Ribeiro e Gisele Gama.

• 19/04, 19h = “Encontro Terapêutico” com o psicólogo Fauzi Mansur se dedica ao tema “Detox Mental”.

• 20/04, 19h = Estreia do vídeo da exposição de artes plásticas on-line Janelas coloniais brasileiras, de Mallu Perlingeiro.

• 21/03, 19h = Homenagem ao aniversário de Brasília com a história Brasília e o sonho encantado, de Alexandre Parente, contada por Patríca Berg.

• 22/04, 19h = “Quinta sonora” com Paulim Diolinda e Zé Miguel Rodrigues em Poesia e Música: a magia da parceria que vira canção.

• 23/04, 19h = Mesa de debates especial celebra o Dia do Livro com o tema “O futuro do livro e o livro no futuro”. Evento contará com participações de André Calgaro, Leandro Teles e Leonardo Neto.

• 24/04, 17h = Mesa celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais com os intérpretes de LIBRAS Regiane Alves e Marcos Brito debatendo a importância do conhecimento dessa linguagem para a comunidade surda.

• 25/04, 17h = Apresentação de dança e teatro do Projeto Pés, especialista no teatro de inclusão de pessoas com deficiência. O espetáculo terá direção de Rafael Tursi.

• 26/04, 19h = Apresentação de outro “BDB é Show!”, desta vez com a participação do grupo vocal Brodway é Show.

• 27/04, 19h = Mesa especial em homenagem ao Dia Mundial do Design Gráfico terá o tema “O design gráfico-editorial: parceiro dos livros”. Evento conta com a participação dos professores da UnB André Maya e Rafael Dietzsck, fundadores da editora Esferográfica, e do criador da Caricatus, Haroldo Brito.

• 29/04, 19h = A cantora Myrlla Muniz se apresenta no “Quinta sonora”.

• 30/04, 19h = A cantora Carol Carneiro participa do “BDB é Show!” com uma edição do espetáculo Viola, Mulher e Cantoria.

Foto: Fachada – Gustavo Cordeiro – BDB Cultural

Fonte: BDB Cultural

ALICE CASTRO

 

Por: visitebrasilia
Data: 01/04/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!