EnglishJapanesePortugueseSpanish
14.01.2021

BDB Cultural começa com contação de histórias de Nyedja Gennari

%name BDB Cultural começa com contação de histórias de Nyedja Gennari

• Contadora de histórias fará duas atividades nas redes sociais da BDB Cultural, uma contando os 50 anos de vida da Demonstrativa e outra os 60 de Brasília

Nyedja Gennari fala com carinho da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). “Quando eu era garota, estudava no Plano Piloto e não tinha como voltar para casa entre um turno e outro. Eu passava meu tempo na Demonstrativa. É como uma segunda casa para mim”, diz a professora, escritora e contadora de histórias.

Esse envolvimento pessoal com a BDB se transforma em um trabalho apaixonado que inaugura a programação da BDB Cultural. Nyedja Gennari é a responsável por iniciar uma agenda artística que foi preparada para ocupar a biblioteca, digital e presencialmente, ao longo dos próximos 15 meses.

A estreia se dará na segunda, dia 18, às 19h, nas redes sociais da BDB Cultural. https://www.instagram.com/bdbcultural/ e https://www.facebook.com/bdbcultural .

Nessa apresentação, ela conta em uma versão instigante e cheia de curiosidades a trajetória de 50 anos da BDB, a primeira grande biblioteca pública do DF, e que fez aniversário em novembro passado. O texto também mostrará os próximos passos da Demonstrativa.

“Eu estou ansiosa para ir até lá. Realmente tenho uma relação pessoal com a biblioteca. O primeiro curso de contação de histórias que eu dei, por exemplo, foi lá. Estou muito feliz. Toda vez que se revitaliza uma biblioteca, a gente cria uma esperança para a humanidade. A biblioteca é um palco mágico, sagrado”, comenta Nyedja.

O coordenador-geral da iniciativa BDB Cultural, Marcos Linhares, lembra a importância da retomada da programação fazendo uma homenagem à história deste centro cultural. “É uma honra fazer esta reabertura mostrando a tradição da BDB e a importância da reativação deste equipamento”, diz. A BDB Cultural é um projeto da biblioteca em parceria com a organização da sociedade civil Voar para Infância e Juventude.

Aniversário de Brasília será lembrado

Além disso, na terça, dia 19, também às 19h, nas redes sociais da BDB Cultural, Nyedja volta à programação com outra homenagem a uma data redonda que 2020 não nos deixou comemorar à altura: o aniversário de 60 anos de Brasília.

Para essa atividade, Nyedja faz uma interpretação especial do livro Brasília, de cerrado à capital da república, de Lucília Garcez, escritora infantil radicada na capital e que tem uma história de vida tão conectada à BDB que já emprestou seu nome à sessão de literatura infanto-juvenil do local.

O desafio de homenagear os 60 anos de Brasília não é novo para Nyedja.“No meu canal do Youtube eu fiz uma seleção com 30 vídeos no ano passado, um mês de histórias de 3 ou 4 minutos em homenagem a Brasília. Fracionei o livro da Lucília, que para mim é um dos que melhor resume a cidade, em 5 vídeos. Neste registro para a BDB Cultural eu os reinterpreto em um vídeo único e em um fôlego só”, diz a contadora de histórias.
Toda a programação da BDB Cultural é gratuita e livre para todos os públicos.
Ela será executada, em um primeiro momento, de forma on-line em virtude da pandemia do Coronavírus, mas continuará tendo transmissões on-line mesmo quando se der o retorno das atividades presenciais.

Sobre Nyedja

Nyedja Gennari lançou no ano passado o livro infantil O Mundo Azul de Samuel, uma produção inspirada em sua própria trajetória como professora e os contatos que teve com estudantes autistas. “O Samuel foi meu aluno dos 2 aos 9 anos, então eu conheci bem as manifestações através dele. No livro, eu trato o transtorno como se ele estivesse viajando em um cometa”, conta ela.

Além de seus projetos como escritora, a artista é reconhecida por sua capacidade de transformar a trajetória de pessoas e de empresas em narrativas repletas de encantamento. Ela já protagonizou contações especiais na Marinha do Brasil, na Caixa Econômica Federal, na joalheria Tiffany & Co, em homenagem aos 210 anos da Chegada da família Real ao Brasil, no aniversário de artistas e celebridades, entre muitas outras.

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), Nyedja Gennari é formada em Ciências da Educação, tem especialização em Literatura Infantil e pós-graduação em Educação Infantil. “As histórias são o meu pulsar”, define a artista.

Serviço:
BDB Cultural – Janeiro de 2021
Contação de histórias com Nyedja Gennari.
Transmissão no Facebook e no Instagram, sempre às 19h, de graça.
18/01 – Homenagem aos 50 anos da Biblioteca Demonstrativa com história que lembra a trajetória deste equipamento cultural.
19/01 – História dos 60 anos da Brasília, interpretação de um texto de Lucília Garcez.
Outras informações:
Facebook.com/bdbcultural
Instagram – @bdbcultural

Fonte: BDB Cultural

Fotos: Telmo Ximenes


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!