EnglishJapanesePortugueseSpanish
01.11.2019

BEST SELLER ISRAELENSE YUVAL NOAH HARARI ENCERRA PROGRAMAÇÃO DA 5ª SEMANA DE INOVAÇÃO EM BRASÍLIA

Bruno Magrani BEST SELLER ISRAELENSE YUVAL NOAH HARARI ENCERRA PROGRAMAÇÃO DA 5ª SEMANA DE INOVAÇÃO EM BRASÍLIA

A seleção de “craques da inovação” conta com Dan Ariely, Yossi Sassi, Luiz Alberto Oliveira, Nalbert, Heloisa Fischer, entre os confirmados

Sob o tema “Governo para as pessoas”, evento terá transmissão online 

A 5ª edição da Semana de Inovação confirmou a presença de um dos mais comentados best sellers mundiais em sua programação: o historiador e filósofo Yuval Noah Harari. Autor dos livros “Sapiens: Uma breve história da humanidade” (L&PM), “Homo Deus” (Companhia das Letras) e “21 lições para o século 21” (Companhia das Letras), Harari apresenta conferência de encerramento do evento, no dia 7 de novembro. Marcada para começar no dia 4, a Semana de Inovação acontece no Instituto Serzedello Corrêa, com mais de 80 palestrantes convidados.

O objetivo da Semana de Inovação é acelerar o progresso rumo à solução dos desafios do setor público no século XXI e empoderar servidores públicos como protagonistas deste processo. Com o tema “Governo para as pessoas”, o evento reúne instituições de governo, organismos internacionais, grupos da sociedade civil e representantes do setor privado no intuito de discutir inovação nos processos administrativos, visando o aprimoramento dos serviços públicos para a sociedade.

“Como devem os governos se preparar para a revolução da inteligência artificial?” A pergunta é ponto de partida para a conferência de Harari, um dos historiadores mais lidos desde 2014, ano de lançamento de “Sapiens”, seu primeiro sucesso internacional, que está entre as recomendações de Barack Obama, Bill Gates e Mark Zuckerberg. Em 2018, cerca de 12 milhões de cópias da obra foram vendidas e o livro foi traduzido para mais de 50 línguas, além de aparecer na lista de top 10 best sellers do New York Times e ter ficado entre 1º e 3º lugar na lista do Sunday Times por 96 semanas seguidas.

Em sua primeira visita ao Brasil, Harari encerra a programação da Semana de Inovação, que programa uma série de convidados para mais de 3000 participantes ao longo dos dias de evento. Sob três eixos temáticos – Experiência do usuário, Transformação digital e Tecnologias exponenciais, e Tendências para o futuro – estão entre os confirmados Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na Duke University; Yossi Sassi, que divide a carreira de guitarrista indicado ao Grammy com a de especialista internacional em cibersegurança; Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã; Nalbert, ex-capitão da seleção brasileira de vôlei; e Heloisa Fischer, jornalista brasileira especializada em linguagem simples.

Na terça-feira, 5, a programação conta com uma série de talks sobre “Tendências em Experiência do Usuário”. Entre os convidados, Bruno Magrani, diretor do Nubank; Sergio Pancorbo, líder da plataforma digital única do governo peruano GOB.PE; e Heloisa Fischer, fundadora do Comunica Simples e Pesquisadora da PUC-Rio. Heloisa é jornalista, radialista e empreendedora brasileira. Em 2017, fundou o Comunica Simples, assessoria de aprendizagem especializada na técnica de redação Linguagem Simples (Plain Language) para facilitar o acesso a informações de interesse coletivo, e é ser autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, primeiro livro sobre Linguagem Simples em português.

Também na terça-feira o professor Dan Ariely (única participação online da Semana de Inovação) fecha a programação matinal com uma entrevista ao vivo sobre  “O ponto de encontro entre o design e a economia comportamental”. Ariely tem alguns livros publicados, como “A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade” e “Irracionalmente Seu”. Em 2013, a Bloomberg reconheceu o professor como um dos 50 pensadores mais influentes do mundo.

Todas as noites a 5ª Semana de Inovação encerra as atividades com o iGOVNight, um momento boêmio e descontraído no Espaço Santos Dumont (a área de food trucks do evento), com música e lançamento de livros, que é aberto ao público geral. E na quarta-feira, 6, o iGOVNight terá a presença ilustre do Nalbert Bittencourt, ex-capitão da seleção de vôlei brasileira,  campeão olímpico e mundial, embaixador do esporte Banco do Brasil. Nalbert dará conferência sobre “Como ser parte de um time vencedor”, seguida de sessão de autógrafos para quem levar as suas bolas e camisetas de vôlei.

Logo antes da conferência magistral de encerramento de Harari, na quinta-feira, Luiz Alberto Oliveira terá uma fala com o tema “Bem depois, mas logo ali – Horizontes da Tecnociência”. Luiz Alberto Oliveira é físico e curador do Museu do Amanhã, doutor em cosmologia pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), e foi pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) da mesma instituição, onde também atuou como professor de história e filosofia da ciência. Estes e os demais palestrantes convidados podem ser encontrados no site do evento: https://semanadeinovacao.enap.gov.br/ .

A Semana de Inovação teve inscrições encerradas para participação presencial no dia 24 de outubro. Aqueles que desejam acompanhar a programação podem fazê-lo pelo site do evento, que terá transmissão ao vivo das palestras. Logo após a live, os vídeos estarão disponíveis no canal da Enap no Youtube.

Pensando em trazer uma experiência única para os participantes, todo o processo de inscrições foi gamificado. Dessa forma, o público da Semana de Inovação terá diversas missões a cumprir por meio do app web do evento, ampliando o alcance dos conteúdos da programação e estimulando maior envolvimento dos participantes, como em um jogo. Conforme os participantes da Semana completem essas missões, ganham pontos que garantem o acesso às palestras mais disputadas e à conferência de Yuval Harari no encerramento do evento.

Realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Economia, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), a Semana de Inovação tem patrocínio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), da Embratel, da Huawei e do Sebrae; e é co-organizada pelo Serpro, Anatel, Anvisa e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento conta, ainda, com o apoio da Embaixada da Dinamarca, Banco Interamericano do Desenvolvimento, Banco Mundial, Banco do Brasil, Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize, Instituto República, Instituto Arapyaú, Inova Gov, Gnova – Laboratório de Inovação em Governo, Embaixada da Finlândia e Dataprev.

Sobre a Programação

No primeiro dia de evento, 4 de novembro, será realizada cerimônia de abertura, com falas de autoridades do governo, como o Ministro da Economia, Paulo Guedes; o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; o Presidente do TCU, José Múcio Monteiro; o Presidente da Enap, Diogo Godinho Ramos Costa; e o Embaixador da Dinamarca no Brasil, Nicolai Prytz. Em seguida, teremos a palestra inaugural “Repensando o Brasil do futuro: ser digital para ser humano” com Paulo Antonio Spencer Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. A programação matinal se encerra com a premiação do Concurso Inovação no Setor Público, que há 23 anos reconhece e premia equipes de servidores talentosos que repensam de forma criativa suas atividades rotineiras, gerando valor público para a sociedade. Essa 23ª edição do Concurso vai premiar quinze iniciativas em três diferentes categorias: “Serviços e Políticas no Poder Executivo Federal”, “Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal” e “Serviços e Processos Organizacionais Estaduais/Distritais”, e os vencedores ganham viagens e cursos de especialização em gestão pública na Dinamarca, oferecidos em parceria com a Embaixada da Dinamarca no Brasil.

Nos demais dias serão realizadas diversas palestras no período matutino, em formato TED talks, com 15 minutos de apresentação, seguidos de debates vapt-vupt conduzidos por um moderador, com duração de 20 minutos. Nomes como Slim Sikkut, Chief Information Officer da Estônia, Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na Duke University (EUA), Marcos Bonturi, diretor de Governança Pública (OCDE), Bruno Magrani (diretor do Nubank), Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã, entre outros, estão confirmados. Nestas atividades, o público terá participação ativa, podendo enviar perguntas pelo aplicativo da Semana de Inovação. A manhã se encerra sempre com uma palestra magna, com falas de aproximadamente 40 minutos.

Na parte vespertina do evento ocorrerão, simultaneamente, oficinas, mesas redondas, debates e conversas mediadas, ocupando todas as salas do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), com o objetivo de debater de que maneira a administração pública está se preparando para atender aos anseios da população de hoje e amanhã.

Outros pontos de destaque da programação são o Hackathon e o Momento Holofote. O primeiro é organizado pelo Serpro e reúne equipes de 3 a 5 participantes na criação de soluções para problemas públicos, com prêmios de até R$ 12.000,00. Já o segundo apresenta de casos de sucesso nos campos da inovação e geração de valor no setor público, incluindo falas de diversos premiados do concurso de inovação. Grande parte da programação da tarde foi montada com base nas mais de 250 submissões de casos, palestras, propostas e mesas redondas de inovadores do setor público.

Serviço – 5ª Semana de Inovação 

Quando: 4 a 7 de novembro de 2019

Onde: Instituto Serzedello Corrêa – ISC (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Lote 3 – Brasília, DF)

Classificação indicativa: livre

Mais informações: https://semanadeinovacao.enap.gov.br

Entrada franca

Saiba mais sobre Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari é um historiador, filósofo e autor do best sellers “Sapiens: Uma breve história da humanidade” (L&PM), “Homo Deus” (Companhia das Letras) e “21 lições para o século 21” (Companhia das Letras). Nascido em Haifa, Israel, em 1976, Harari tornou-se PhD na Universidade de Oxford em 2002 e atualmente dá aulas no Departamento de História na Universidade Hebraica de Jerusalém. Seus livros já venderam mais de 20 milhões de cópias no mundo todo.

Publicado em 2014 o livro “Sapiens: Uma breve história da humanidade” (L&PM) tornou-se sucesso internacional. Em 2018, cerca de 12 milhões de cópias foram vendidas e o livro foi traduzido para mais de 50 línguas, além de aparecer na lista de top 10 best-sellers do New York Times e ter ficado entre 1º e 3º lugar na lista do Sunday Times por 96 semanas seguidas. O livro foi recomendado por Barack Obama, Bill Gates e Mark Zuckerberg.

Em 2016 Harari retornou com o livro “Homo Deus” (Companhia das Letras), aclamado pela crítica, que examina o futuro distante com relação a humanidade do século 21. Em dois anos, 6 milhões de cópias do livro foram vendidas no mundo todo, e ele foi traduzido para mais de 50 línguas.

Depois de explorar o passado e o futuro distantes Yuval Noah Harari publicou o seu terceiro livro, “21 lições para o século 21” (Companhia das Letras), em 2018. Neste, ele analisa nosso clima global atual, com foco em questões maiores do presente como: O que está realmente acontecendo agora? Quais são os maiores desafios e escolhas do momento atual? No quê nós devíamos prestar atenção? Em poucos meses, duas milhões de cópias do livro foram vendidas no mundo todo.

“Sapiens” ganhou, em 2019, o prêmio “Livro acadêmico do ano” no Academic Book Trade Awards do Reino Unido. Em 2017, “Homo Deus” ganhou o prêmio de livro mais inspirador e influente sobre economia do ano no Handelsblatt’s German Economic Book Award, e em 2019, ele foi reconhecido como ‘Wise Book of the Year’ na Universidade  Krakow’s Jagiellonian. Yuval Noah Harari já ganhou duas vezes o Polonsky Prize de Criatividade e Originalidade, em 2019 e 2012. Em 2011, ele ganhou o prêmio Society for Military History’s Moncado pelos seus artigos excepcionais sobre a história militar.

Harari dá aulas em todo o mundo sobre os assuntos explorados em seus livros e artigos, além de escrever para jornais como o “The Guardian”, “Financial Times”, “The New York Times”, “The Atlantic”, “The Economist” e a revista “Nature”. Ele também partilha seus conhecimentos e seu tempo com diversas organizações e plateias de forma voluntária. Em 2018, Yuval Noah Harari deu uma palestra sobre o futuro da humanidade no palco do Congress Hall, na reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Durante os últimos anos Harari encontrou-se com o presidente da França, Emmanuel Macron; a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; o presidente da Argentina, Mauricio Macri; o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier; e o prefeito de Shangai, Ying Yong. Em 2019, Yuval teve uma conversa pública sobre o futuro da Europa, com o Chanceler Sebastian Kurz, da Áustria, e sobre a sociedade e o futuro da inteligência artificial, com Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

Saiba mais sobre outros palestrantes

Bruno Magrani

Bruno é Diretor do Nubank, startup brasileira do segmento de serviços financeiros. Anteriormente, foi Diretor do Facebook/Brasil. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Internet, Inovação e Propriedade Intelectual pela Universidade de Harvard, nos EUA. Também foi pesquisador e professor de Direito na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Caio Paes de Andrade

Empreendedor serial com sucesso em tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio. Tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestrado em Administração de Empresas pela Duke University. Foi um dos pioneiros da Internet brasileira e fundador da WebForce Networks e é Diretor-presidente do Serpro.

Dan Ariely

Apesar de nossas intenções, por que frequentemente não conseguimos agir em favor de nossos melhores interesses? Por que prometemos abrir mão do bolo de chocolate, apenas para nos encontrarmos salivando rumo à tentação quando a bandeja de sobremesas está passando? Por que supervalorizamos as coisas nas quais trabalhamos? Quais são as forças que influenciam nossos comportamentos?

Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental na Duke University, dedica-se a responder essas perguntas, a fim de ajudar as pessoas a viverem suas vidas de forma mais sensata, se não racional. Os interesses dele abrangem uma ampla gama de comportamentos, e seus experimentos, às vezes incomuns, são consistentemente interessantes, divertidos e informativos, demonstrando ideias profundas que se opõem à sabedoria comum.

Ele é um membro fundador do Centro para Retrospectiva Avançada, co-fundador da Kayma, co-criador do filme documentário “(Des)Honestidade: a verdade sobre as mentiras”, e um autor que figurou três vezes entre os mais vendidos segundo o jornal New York Times. “Previsivelmente Irracional”, “Positivamente Irracional”, “A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade”, além de “Irracionalmente Seu”, “Recompensa e Dólares” e “Bom Senso” são alguns de seus livros.

Em 2013, a Bloomberg reconheceu Dan como um dos 50 Pensadores Mais Influentes do mundo. Ele tem, também, uma coluna de aconselhamento quinzenal no Wall Street Journal chamada “Pergunte a Ariely”. Dan pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico: www.danariely.com.

Heloisa Fischer

Heloisa é jornalista, radialista e empreendedora brasileira. Em 2017, fundou o Comunica Simples, assessoria de aprendizagem especializada na técnica de redação Linguagem Simples (Plain Language) para facilitar o acesso a informações de interesse coletivo. Como mestranda em Design na PUC-Rio, pesquisa os efeitos da complexidade textual na comunicação pública. É cofundadora do grupo de estudos Laboratório Interdisciplinar de Linguagem Clara (LincLab) e integra a Plain Language Associan International (PLAIN), rede global de profissionais e apoiadores de Linguagem Simples. Autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, primeiro livro sobre Linguagem Simples em português.

Juha Leppänen

Juha Leppänen é o CEO do Demos Helsinki, think tank nórdico estabelecido em 2005, especializado em experimentos estratégicos, cocriação e foresight. Ele é cientista social e já liderou vários projetos de estratégia, foresight e inovação para instituições públicas e privadas. É palestrante e consultor experiente em temas relacionados à estratégia, política e inovação.

Leonardo Aguiar

Médico e cirurgião plástico, Leonardo Aguiar é fundador da Laduo, clínica de cocriação em saúde. É um defensor da união entre a saúde integrativa e seu uso potencializado pelas tecnologias exponenciais. Adora pesquisar como a tecnologia pode ser uma excelente aliada da saúde, capaz de transformar enredos e mudar destinos.

Marcos Bonturi

Marcos Bonturi é Diretor de Governança Pública da OCDE, onde lidera uma equipe de mais de 200 funcionários. Sua diretoria assessora governos no desenho e implementação de estratégias baseadas em evidências e políticas inovadoras, para fortalecer a governança pública, responder efetivamente aos desafios econômicos, sociais e ambientais e cumprir os compromissos dos governos com os cidadãos. Ingressou na OCDE em 1990 e ocupou vários cargos na organização, incluindo Diretor de Relações Globais e Vice-Chefe no gabinete do Secretário-Geral. Estudou engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em economia e também fez doutorado em política comercial e economia do desenvolvimento na Universidade de Maryland.

María Isabel Mejía

María Isabel Mejía é Especialista Sênior em Governo Digital e Inovação Pública no CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. Anteriormente, foi Vice-Ministra de Tecnologias e Sistemas de Informação da Colômbia, desempenhando o papel de Chief Information Officer do país. Tem mais de 35 anos de experiência em na gestão de organizações públicas e de programas e projetos de alto impacto para a sociedade. É Engenheira de Sistemas e Computação e Especialista em Gerência Estratégica de Informática pela Universidad de los Andes.

Ronnie Eriksson

Ronnie tem 15 anos de experiência na liderança de estratégia e transformação digital na Administração Central da Dinamarca. Antes de ingressar na Consultoria PA de Serviços Públicos da Dinamarca, ocupou cargos de chefia na Agência de Digitalização e na Administração Aduaneira e Tributária da Dinamarca. Como chefe da Agência de Digitalização, Ronnie foi responsável por delinear e gerenciar a estratégia nacional de governo digital 2011-2015, incluindo uma nova estratégia de canal público, uma estratégia abrangente de compartilhamento de dados e um roteiro para a infraestrutura de TI do setor público (ID seguro, caixa de correio digital e +100 soluções de autoatendimento digital nos portais nacionais para cidadãos e empresas na Dinamarca).

Sergio Pancorbo

Sergio Pancorbo é o líder da Plataforma Nacional GOB.PE, que fornece acesso digital a informações de governo e serviços digitais a todos os peruanos. Começou a trabalhar no governo peruano em maio de 2017, quando ingressou no Ministério da Produção como Diretor de Digitalização e depois se moveu para o Gabinete do Primeiro Ministro para liderar a Equipe de Serviços Digitais. Antes de trabalhar para o governo, Sergio ocupou diferentes posições de liderança no setor privado. Trabalhou na Repsol, empresa de energia, e na Credicorp, a maior holding financeira do Peru.

Yossi Sassi

Hacker ético e pesquisador de Segurança da Informação ativo. Hacker militar e consultor, co-fundador da CyberArt, uma empresa de segurança “boutique” especializada em soluções para segurança ofensiva e defensiva. Ex-membro do conselho da Javelin Networks (adquirida pela Symantec). Ex-dirigente de tecnologia da Microsoft por 8 anos. Sassi é um especialista na remoção de dados de redes não conectadas, prestando consultoria em 4 continentes, com foco nos setores militar, governamental e financeiro. Sassi deu palestras nas conferências TED e TEDx e em vários outros eventos de segurança, bem como foi premiado com quatro “Peace and Friendship Awards” por cidades e governos ao redor de todo o mundo. Sassi é mestre em Direito.


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!