EnglishJapanesePortugueseSpanish
14.01.2021

Biblioteca Demonstrativa abre-se ao mundo digital em janeiro com início da BDB Cultural

%name Biblioteca Demonstrativa abre se ao mundo digital em janeiro com início da BDB Cultural

• As atividades já começam em janeiro, em formato on-line. A previsão é de uma reinauguração do edifício da BDB ainda no primeiro semestre.

• Primeiro mês da programação terá participação de nomes como Nyedja Gennari, Lília Diniz e Emir Suaiden, além de uma visita guiada eletrônica pelo espaço da BDB.

Este ano começa com boas notícias para a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB). Em 2021, a iniciativa BDB Cultural inicia sua programação reapresentando este espaço para os amantes da leitura e das artes.

A BDB Cultural, uma parceria do Ministério do Turismo com a instituição Voar Arte para Infância e Juventude, criou uma agenda diversificada de palestras, apresentações, exposições, oficinas e eventos que serão realizados ao longo dos próximos 15 meses na Demonstrativa. Devido à pandemia da Covid-19, porém, a BDB não poderá receber o público em um primeiro momento, mas ainda em 2021, e em condições de segurança sanitária, seu prédio deve reabrir ao público.

Como vem sendo feito no setor cultural desde o início do combate ao coronavírus, a agenda da BDB Cultural inicia-se, em um clima de esquenta, a partir da segunda (18/01), quando a Demonstrativa será aberta de modo digital. Todas as atividades serão realizadas sempre às 19h.

Agenda de janeiro

Em 2020, a Biblioteca Demonstrativa comemorou 50 anos, infelizmente sem poder receber o público para uma boa festa. A data, porém, não vai passar em branco. Na abertura da programação, dia 18, a contadora de histórias Nyedja Gennari apresenta a trajetória da instituição, a primeira grande biblioteca do DF, de uma forma divertida nas redes sociais da BDB Cultural.

No dia 19, também às 19h, ela volta a brindar o público com suas palavras para uma homenagem aos 60 anos de Brasília que também não puderam ser comemorados em razão das restrições da pandemia.

Avançando, as atividades formativas serão uma parte essencial da programação da BDB e elas também não vão esperar a vacina chegar. No dia 23, a primeira turma do curso de violão já se reúne para aulas on-line. Os interessados em participar têm até o dia 22 de janeiro para se inscreverem.

A programação do mês ainda contará, no dia 25, com a primeira edição do “BDB é show”, um festival cultural será realizado mensalmente de 2021 até os primeiros meses do primeiro semestre de 2022. Neste primeiro e remoto espetáculo, a atriz, cantora e escritora Lilia Diniz abrilhanta as redes sociais da BDB Cultural com uma apresentação do espetáculo “Jacá de Cantiga, Prosa e Verso”

No dia 26, a agenda terá o primeiro encontro do ciclo de debates e palestras. Os convidados são Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Ana Maria Souza, presidente do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS) e coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), ambos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Eles falarão sobre o papel das bibliotecas públicas na sociedade.

No dia 29, a BDB Cultural realiza seu primeiro sarau eletrônico com a participação de poetas, músicos e cantores de Brasília sob a coordenação do poeta Mauro Rocha e dos curadores de artes cênicas, literatura e música da BDB Cultural.

Chegando ao encerramento da agenda deste mês, no dia 30, a segunda turma do curso de violão se reúne on-line. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de janeiro.

Confira a programação resumida abaixo. Todas as atividades são virtuais e serão publicadas nas redes sociais e no site (assim que possível) da BDB Cultural:

• 18/01, 19h = Nyedja Gennari conta a história dos 50 anos recém-completos da BDB.
• 19/01, 19h = Nyedja Gennari faz uma homenagem aos 60 anos de Brasília.
• 23/01, 19h = Primeira aula do curso de violão on-line.
• 25/01, 19h = Estreia do “BDB é show!” com apresentação da atriz, cantora e escritora Lilia Diniz
• 26/01, 19h = Mesa sobre o papel das bibliotecas públicas com Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Ana Maria Souza, presidente do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS) e coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), ambos da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

• 29/01, 19h = Sarau eletrônico com poetas, músicos e cantores de Brasília com apresentação do poeta Mauro Rocha.
• 30/01, 19h = Segunda aula do curso de violão on-line

Fonte: BDB Cultural
Fotos: Acervo Pessoal

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!