EnglishJapanesePortugueseSpanish
27.01.2021

Brasília dá o primeiro passo para sediar parque 100% inclusivo do país

Projeto UNA Brasília dá o primeiro passo para sediar parque 100% inclusivo do país

A partir de fevereiro, pessoas com deficiência ou não terão acesso às atividades educativas, esportivas e culturais no Parque Vivencial do Lago Norte. Objetivo é emplacar a acessibilidade como parte do cotidiano da capital federal

Brasília se prepara para sediar o primeiro parque totalmente inclusivo do país, o Projeto UNA Parque. A programação, prevista para iniciar no dia 5 de fevereiro de 2021, conta com aulas de canoagem, de stand up paddle, de yoga, de tiro com arco e de tênis de mesa. As experiências são gratuitas para pessoas com deficiência e ocorrerão ao longo de 13 finais de semana no Parque Vivencial do Lago Norte. O projeto, coordenado pela UNA (Unidade Nacional de Acessibilidade) pretende beneficiar cerca de 2 mil pessoas – com deficiência ou não – por meio dos eixos de esporte e lazer, de uma forma educativa, acessível e social.

“Entendemos que toda pessoa com deficiência – física, intelectual, visual ou auditiva – deve ter direito à igualdade de oportunidades assegurada. Nosso projeto propõe o acolhimento, atividades gratuitas para reabilitação e  inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, visando o acesso ao esporte e ao lazer, minimizando os impactos causados por diferentes condições”, afirma a presidente da UNA e paratleta da Seleção Brasileira de Paracanoagem, Andréa Pontes.

Para proporcionar um ambiente de fala e escuta, reflexão e suporte, profissionais de saúde estarão à disposição para promover encontros semanais com acolhimento psicológico para os familiares e amigos das pessoas com deficiência. Ainda como parte da experiência, o público vai contribuir com a criação de uma horta comunitária acessível. A ideia é realizar reflexões sobre o uso racional da  terra, da água e do alimento, dinamizando o local e proporcionando descobertas e aprendizados  múltiplos.

“Damos início às ações para que o parque venha se tornar acessível até 2022”, afirma a Superintendente de Parque do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Rejane Pieratti.

O projeto foi viabilizado a partir de emendas parlamentares apoiadas pela Senadora Leila do Vôlei e pelos deputados distritais Leandro Grass, Claudio Abrantes e Julia Lucy.

Agendamento – Os  interessados deverão preencher cadastro no site que será lançado na véspera da inauguração e realizar inscrição assinalando a atividade desejada, o dia e o horário (dentre os disponíveis). Todas as vagas são destinadas às pessoas com deficiência. As vagas remanescentes poderão ser utilizadas por pessoas sem deficiência.

Acessibilidade – O espaço da UNA será composto por containers com pisos adaptados, rampas, sinalização em braille e piso tátil. Além disso, também haverá obras de acessibilidade no parque, que serão realizadas pelo Ibram.

Cuidado e prevenção – Seguindo as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde no combate à pandemia da Covid-19, as atividades seguirão as recomendações das autoridades sanitárias, dentre elas: o uso obrigatório e contínuo de máscaras; medição de temperatura; instalação de dispenser de álcool gel 70% em pontos estratégicos; o distanciamento de dois metros e a higienização das instalações após cada atividade. Também serão disponibilizadas máscaras descartáveis e o monitoramento ativo das pessoas em circulação.

Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) – Criada em 2015, em Brasília, a  associação tem por finalidade desenvolver eventos e promover atividades de esportes adaptados, tecnologia assistida, cultura e educação destinados à inclusão social,  difusão da acessibilidade, reabilitação e recreação de pessoas com deficiência.  Nos últimos três anos, 24 eventos acessíveis foram realizados na capital federal. Desde 2019, por meio de uma parceria com o Instituto Brasília Ambiental –  IBRAM, o UNA exerce suas atividades no Parque Vivencial do Lago Norte.

Órgãos apoiadores:

IBRAM – Instituto Brasília Ambiental – Superintendente de Parque Rejane Pieratti
SETUR – Secretaria de Turismo do DF – Secretária Vanessa Mendonça
Deputado Distrital Leandro Grass
Deputado Distrital Claudio Abrantes
Deputada Distrital Julia Lucy
Senadora Leila do Vôlei
MTur – Ministério do Turismo
MMA – Ministério do Meio Ambiente
Embratur –  Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

Serviço –  Unidade Nacional de Acessibilidade 

Período: 5 de fevereiro a 31 de março de 2021

Local –  Parque Vivencial do Lago Norte – Setor de Habitações Individuais Norte QL 2 – Lago Norte, Brasília (DF)

Instagram: @unaparque

YouTube: /CanalUNA

Fonte: UNA PARQUE

Foto: Divulgação


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!