EnglishJapanesePortugueseSpanish

Brasília se torna destino ideal para amantes de vinhos


Há uma série de vinícolas para se visitar no Distrito Federal e seus arredores

 

iStock 1308569354 Brasília se torna destino ideal para amantes de vinhos

Seasoning juicy medium rare beef steak with salt grinder, cut on wooden board on restaurant table

(Crédito: iStock)

O Sul do Brasil é a região produtora de vinhos mais conhecida do país. Porém outra região tem se destacado nos últimos tempos. O Distrito Federal emerge como produtor de vinho e atrai visitantes para o enoturismo. O clima local está sendo aproveitado para o cultivo de uvas para a produção de vinhos, e as oportunidades são muitas para os turistas.

Será, inclusive, inaugurada a Vinícola Brasília, que será a primeira vinícola com rótulos inteiramente produzidos na capital do país. Faz parte de uma parceria entre dez agricultores produtores no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). Unindo suas forças, eles levarão ao público rótulos de qualidade a preços reduzidos.

A ideia é oferecer um espaço para que os visitantes conheçam os vinhedos, além de poderem fazer passeios e até piqueniques, em meio à plantação de uvas. A expectativa é de que a produção de rótulos alcance de 20 a 30 vinhos e coloque o Cerrado na rota do vinho no Brasil.

A Villa Triacca é uma eco pousada que oferece um passeio na vinícola em que é possível conhecer a produção de uvas como syrah, marselan e sangiovese. A Ercoara Cordeiro e Vinho, por sua vez, proporciona ao visitante uma experiência enogastronômica completa. A Fazenda Califórnia é outro destino em que é possível encontrar uma produção de vinho artesanal.

Existem outras vinícolas ao redor de Brasília que também valem a viagem. A Pireneus Vinhos e Vinhedos fica em Cocalzinho, em Goiás, e produz vinhos de qualidade com uvas europeias. É importante notar que é possível visitar somente nos meses de safra – agosto e setembro.

A Vinícola Serra das Galés está localizada em Paraúna e produz vinhos branco, rosado e tinto, a partir de uvas como Violeta, Isabel, Niágara e Lorena. Pode-se visitar a fábrica além da vinícola. Já a vinícola Goiás tem todo um charme e impulsiona o enoturismo local. Além dos vinhos, é possível adquirir sucos e geleias. Uma produção diferente é a da Fazenda & Vinícola Jabuticabal, já que faz um fermentado tinto, a partir da jabuticaba.

O consumo de vinhos aumentou com a pandemia. Os apreciadores investiram na compra de vinhos tinto, rosé e champagne. Com a vacinação avançando a passos largos, é possível planejar viagens, e o DF se torna um destino possível para o enoturismo. Os vinhos do Cerrado se tornam opção para aqueles que querem explorar os diversos sabores que essa bebida alcoólica pode proporcionar.

 

Por: visitebrasilia
Data: 19/11/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!