EnglishJapanesePortugueseSpanish

Brazlândia entrará na rota de produção de uva do Distrito Federal


%name Brazlândia entrará na rota de produção de uva do Distrito Federal

A cidade possui as melhores características climáticas para o cultivo da fruta, segundo pesquisa da Emater-DF; já é considerada a maior produtora de morangos e de goiaba do Centro Oeste

Brazlândia é o maior centro produtor agrícola de morango, goiaba e hortaliças. Em pouco tempo, a uva também poderá entrar neste portfólio. Para incentivar produtores rurais da região na produção da fruta, o administrador da cidade, Cel. JesielCosta Rosa, organizou uma reunião  para debater o panorama do cultivo de uva no DF, seus desafios e oportunidades.

O encontro contou com a presença da secretária de Turismo do DF (Setur-DF), Vanessa Mendonça e do secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles, e diversas autoridades como o deputado distrital, Iolando Almeida; o superintendente Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), William Barbosa; a diretora executiva da Emater/DF, Joisilane Trindade; além do administrador Jesiel Rosa e produtores locais.

A uva está chegando a Brazlândia como uma nova frente, tendo em vista os potenciais agrícolas da região. Segundo o administrador da cidade, “houve estudos anteriores que apontam o local como sendo muito propício para o desenvolvimento dessa cultura. A nossa meta é fazer com que a cidade se desenvolva a partir da sua riqueza rural. Estamos também ampliando nossa visão a respeito da nossa região percebendo o potencial turístico, que também vai gerar desenvolvimento local”.

Enoturismo

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a expectativa de a cidade se ser tornar um centro produtor de uva é muito grande, pois abre caminho também para a produção de vinho. Segundo a secretária, “a uva é capaz de transformar um local num destino turístico. O turista transforma um local numa experiência turística e o Turismo gera emprego e renda”, afirmou. “Esta reunião marca o início de uma nova etapa de muita prosperidade na vida de cada um dos senhores. Seguindo uma orientação do nosso governador, estamos aqui para servir”, conclui a secretária.

Nesse sentido, o deputado distrital  Iolando Almeida destacou que Brazlândia é o segundo polo turístico do Distrito Federal. “Nosso trabalho tem sido para melhorar a vida da comunidade de Brazlândia em todas as suas dimensões. A vocação da cidade transcende a agrícola. O governador sancionou o projeto de Lei que criou a rota Caminhos da Fé e temos as festas do Morango, da goiaba e em breve teremos a Festa da Uva.  Temos vocação para o ecoturismo, turismo religioso, de aventura, gastronômico e em breve teremos o enoturismo. Então, produtor, acredite na terra. Essa cidade é um manto de prosperidade”, afirmou.

O enoturismo é um segmento de alto valor agregado. Portanto, Brazlândia, seguindo a sua vocação natural de importante produtora agrícola, pode se estabalecer e potencializar o enoturismo no Distrito Federal. A Secretaria de Turismo coordena um grupo de trabalho com 22 instituições entidades com o objetivo de colocar Brasília como um centro importante do enoturismo na região e no país,  a partir da experiência já existente na região do Padef.

Clima propício

O extensionista rural da Emater-DF, Felipe Camargo, que conduziu a apresentação técnica, confirmou a aptidão climática de Brazlândia para o cultivo. “Observados alguns detalhes e correções que deve ser feitas e algumas técnicas que têm de ser levadas em consideração para trazer uma fruta de clima temperado para uma região do Cerrado, é possível inserir o cultivo da uva, considerando ainda a expertise de produção de frutas”

Brazlândia é a maior produtora de goiaba e de morango do Centro-Oeste. Além disso, produz hortaliças e é o local mais adequado para se implantar o projeto de cultivo da uval. Para o secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles, “as parreiras geram emprego e renda. O emprego e renda geram desenvolvimento local. Em pouco tempo,seremos vitoriosos nesse propósito e vamos realizar aqui a Festa da Uva, pois a vocação da cidade é produzir”.

Vagno Ribeiro de Almeida (39) e a esposa Jocilane Santos de Souza, que são produtores rurais e moram na cidade há 15 anos, já aprovaram a ideia. A família trabalha no cultivo de hortaliças, frutas e de mudas para o reflorestamento do Assentamento Canaã, onde moram, e estão com muita expectativa de começarem na produção de uva. “Vejo que é um grande aprendizado pros agricultores de Brazlândia. Aqui podemos plantar de tudo. Todas as novidades que ajudem a aumentar e diversificar nossas atividades são muito atrativas.  Isso é um projeto que vai dar certo pros produtores e vamos ficar todos felizes”, disse Vagno.

Dona Lindaura (83) também é produtora rural da região e tem um pé de uva no seu terreno e está muito ansiosa para aumentar a produção de uva. “Acho maravilhoso, sempre sonhei com plantação de uva. Tenho um pé de uva faz 10 anos e com as frutas dele faço vinho para o consumo da família, vai ser um sonho aumentar a produção de uva e de vinho”, disse orgulhosa.

Ascom Setur- DF

 

Por: visitebrasilia
Data: 24/05/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!