EnglishJapanesePortugueseSpanish

Brincantes do DF realizam Roda de Mamulengos no formato on-line


 

Voar Teatro de Bonecos Foto Kacau Machado Brincantes do DF realizam Roda de Mamulengos no formato on lineSegunda edição do projeto apresentará espetáculos, oficinas e um vídeo-depoimento com bonequeiros e bonequeiras de todo o DF

De 10 a 25 de setembro, a Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB), em parceria com a Associação Fuzuê de Arte e Cultura, realiza a 2ª Roda de Mamulengos do Distrito Federal . No formato online e com classificação indicativa livre, o projeto apresentará ao público 16 espetáculos e duas oficinas de confecção de bonecos. Toda a programação é composta de vídeos gravados e pode ser acessada gratuitamente no site da ACTB.

A programação desta segunda edição estreia no dia 10, com o lançamento de um vídeo-depoimento onde cada brincante participante conta história e memória sobre Brasília e o Mamulengo. Entre os dias 14 e 17 e entre os dias 21 e 24, serão lançados dois espetáculos diariamente, sempre às 9h e às 14h, que ficarão disponíveis até o fim do mês. No dia 18, o bonequeiro Moisés Bento realiza a Oficina de Confecção de Bonecos de Madeira. A programação finaliza no dia 25, com a mestra Tetê Alcândida ministrando a Oficina de Confecção de Bonecos de Papel Machê.

Desde sua primeira edição, em 2019, a Roda de Mamulengo foi desenvolvida para contribuir com a salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no DF. Neste ano, reúne os grupos e artistas que compõem o Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, publicado em 2020 e elaborado através do trabalho conjunto entre os detentores da tradição, pesquisadora(es) e a Superintendência do Iphan no DF.

A 2ª Roda de Mamulengos é realizada como uma ação de auxílio emergencial aos brincantes que tiveram seus trabalhos artísticos interrompidos em decorrência da pandemia do Covid-19. A ação tem como proponente o brincante e agente cultural Thiago Francisco, conta com financiamento do edital FAC Apresentações Online, vinculado ao programa Conexão Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF.

Da Caatinga ao Cerrado
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, também conhecido como Mamulengo (PE, DF e SP), Babau (PB), Casimiro Coco (CE, PI e MA), Calunga ou João Redondo (RN), é patrimônio cultural imaterial do Brasil, inscrito no Livro de Formas de Expressão do Iphan, em março de 2015. Trata-se de uma brincadeira genuinamente brasileira, popular e diversa, originária em diferentes estados da região Nordeste e disseminada nacionalmente através dos processos de migração.

No  Distrito Federal, conforme cita a pesquisadora e brincante Izabela Brochado (UnB), no Dossiê de Registro Nacional do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, as primeiras notícias de apresentações de mamulengo datam do período de construção de Brasília, nos anos 1958 e 1959, onde os trabalhadores migrantes brincavam com bonecos durante os pequenos intervalos de descanço nos canteiros de obras ou aos finais de semana.

A  presença do Mamulengo no DF se consolida com o desenvolvimento da cidade e, ainda segundo o dossiê, Brasília é considerada a cidade fora do Nordeste com o maior número de brincantes dessa forma de expressão, repassada pela tradição oral de mestre ou mestra para aprendiz. No ano de 2008, o DF contava com oito brincantes de Mamulengo. Na pesquisa atual, de 2020, foram catalogados, em diversas regiões administrativas, 17 grupos com trabalhos desenvolvidos na linguagem do teatro de bonecos e 13 onde o foco central é o Mamulengo.

ACTB
A Associação Candanga de Teatro de Bonecos foi criada em 1997, em substituição a ABTB-DF (fundada em 1984), com o propósito de reunir bonequeiros, bonequeiras, pesquisadores e estudantes do Teatro de Formas Animadas. É filiada à Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB e à União Internacional da Marioneta – UNIMA, formando uma rede mundial de difusão dessa arte milenar. A associação reúne, atualmente, mais de 25 grupos e pesquisadores, com trabalhos que percorrem espetáculos, oficinas de formação em variadas áreas (confecção, manipulação e dramaturgia), discussões e debates.

SERVIÇO 2ª Roda de Mamulengos do Distrito Federal Quando: 10 a 25 de setembro Onde assistir: https://bit.ly/actb-teatrodebonecos Mais informações: www.teatrodebonecosdf.com.br e www.mamulengofuzue.com.br
Classificação indicativa: livre Acesso: gratuito

PROGRAMAÇÃO

 

10/09 – sexta

9h: lançamento do vídeo-depoimento

14.09 – terça

9h: Mamulengo Presepada – O auto do menino Baltazar

14h: Mamulengo Saruê – Vem brincar de mamulengo

15.09 – quarta

9h: Mamulengo Gratidão – A peleja do Vaqueiro Benedito contra o Capitão João Redondo e a Cobra Madalena

14h: Circo Boneco e Riso – A vingança de Casimiro Coco e seus comediantes

16.09 – quinta

9h: Mamulengo Jatobá – As aventuras de Benedito

14h: Mamulengo Alegria – O casamento de Chiquinha

17.09 – sexta

9h: Carneiro Voador Circo Estrela – A fome do rico

14h: Mamulengo Sem Fronteiras – Exemplos de Bastião

18.09 – sábado

14h: Oficina de Confecção de Bonecos de Madeira – Moisés Bento

21.09 – terça

9h: Mamulengo Fuzuê – Benedito, abençoado e bendizido

14h: Grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos – Pro povo rir, um pout pourri pirilampesco

22.09 – quarta

9h: Voar Teatro de Bonecos – Tramoias para enganar a morte

14h: Trapusteros Teatro – Marieta e o Boi-Bumbá

23.09 – quinta

9h: Mamulengo Lengo Tengo – As aventuras e desventuras de Benedito em Brasólia

14h: Casa Moringa – Vereda dos Mamulengos

24.09 – sexta

9h: Grupo Pilombetagem – Benedito e o Boi Pintadinho

14h: Carroça de Mamulengos – O Babauzeiro

25.09 – sábado

14h: Oficina de Confecção de Bonecos com Tetê Alcândida

Fonte: Pareia Comunicação e Cultura

Fotos: Voar Teatro de Bonecos Foto Kacau Machado / Trapusteros – Foto Diego Bresani

Por: visitebrasilia
Data: 02/09/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!