EnglishJapanesePortugueseSpanish
24.05.2019

BSB PLANO DAS ARTES 2019 REVISTO E AMPLIADO

Pilastra 1 1024x683 BSB PLANO DAS ARTES 2019 REVISTO E AMPLIADO

A segunda edição do evento contará com 27 espaços autônomos dedicados ás artes visuais em 13 Regiões Administrativas do Distrito Federal, entre ateliês, galerias de arte e espaços híbridos, com programação especial de mostras, oficinas, palestras e conversas com artistas. Vans gratuitas ligarão os locais e serão acompanhadas de arte-educadores  

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2019, acontece a 2ª Edição do BSB Plano das Artes, um evento dedicado a ampliar a visibilidade e ao mapeamento dos espaços autônomos voltados à divulgação, produção, discussão e disseminação das artes visuais em Brasília e à profissionalização de arte-educadores no Distrito Federal. Com entrada franca e classificação indicativa livre para todos, o público terá à disposição vans gratuitas que circularão por rotas que ligam os 27 espaços participantes – entre galerias, ateliês de artistas e espaços híbridos – em 13 Regiões Administrativas do DF – Águas Claras, Altiplano Leste, Brazlândia, Ceilândia, Guará, Jardim Botânico, Lago Sul, Lago Norte, Planaltina, Plano Piloto, Paranoá, Sobradinho e Taguatinga -. O BSB Plano das Artes é realizado com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Esta é a segunda edição do BSB Plano das Artes que neste ano aborda o tema “O lugar da arte” e levanta o debate sobre o papel de galerias, ateliês, coletivos e outras associações que difundem informações sobre a produção artística da cidade na construção de um pensamento crítico sobre as artes visuais contemporâneas.  “O Distrito Federal, como um todo, se tornou um polo produtor pujante no segmento das artes visuais com vários artistas, curadores, críticos e galerias se destacando no cenário local, nacional e internacional, que precisa ser de fato conhecido e reconhecido pelo público da cidade”, afirma a curadora e idealizadora do evento, Cinara Barbosa. “O BSB Plano das Artes surgiu como uma ferramenta para que público e espaços independentes possam se encontrar em um ambiente estimulante e de compartilhamento de informações”, explica a curadora. Como forma de ampliar o alcance do evento e estimular novas iniciativas em arte contemporânea, a organização do BSB Plano das Artes criou dois espaços na Ceilândia e em Taguatinga, onde acontecem exposições, oficinas e debates com artistas e curadores.

O BSB Plano das Artes traz algumas novidades para esta edição, como a adesão de espaços interessados em participar da rota de visitações. Foram selecionados por meio de convocatória sete espaços, entre ateliês e galerias, que se somaram aos 18 convidados e aos dois espaços pop up criados para receber oficinas, palestras e exposições durante os quatro dias do evento. Além disso, juntou-se ao grupo o Espaço Cultural TCU (Tribunal de Contas da União). Com esta ação, o BSB Plano das Artes pretende ajudar a refletir sobre os papéis dos lugares da arte na relação com os agentes do sistema artístico e na relação com a sociedade. Como contrapartida serão lançadas ações como a criação num futuro próximo o edital de ocupação BSB Plano das Artes no TCU, abrindo um novo espaço no foyer, e um encontro para o debate sobre “Arte, Mercado e Gestão”, reunindo diversas experiências e ações destes segmentos. “Creio que essa é uma das missões do Plano das Artes, a sensibilização para as demandas do nosso sistema artístico. Com isso, somamos esforços e reunimos boas ideias”, afirma, Cinara Barbosa.

Como parte dos objetivos de profissionalizar as pessoas envolvidas no sistema da arte no Distrito Federal, o BSB Plano das Artes criou uma rede de arte-educadores. “Esta é uma ação voltada à profissionalização dos arte-educadores, responsáveis pela multiplicação de informações sobre artes visuais”, afirma a curadora. Com isso, os arte-educadores podem compartilhar oportunidades de trabalho, cursos e tratar de outros temas referentes à profissão. Nos deslocamentos das vans que levarão o público aos espaços, cada veículo será acompanhado de um arte-educador. “É uma forma das pessoas conhecerem os trabalhos desses profissionais e entenderem sua importância dentro da vasta cadeia produtiva das artes visuais”, completa a Idealizadora do evento.

Participam da 2ª edição do BSB Plano das Artes o Ateliê Camila Soato – Sobradinho, Ateliê Cecilia Mori – Asa Norte; Ateliê NOVA – Asa Sul; Ateliê Raquel Nava – Asa Norte; Ateliê Ralph Gehre – Asa Sul; Ateliê Taigo Meireles – Brazlândia; Ateliê Valéria Pena-Costa + Projeto FUGA – Lago Sul; deCurators – Asa Norte; Elefante Centro Cultural – Asa Norte; Espaço f/508 de Cultura – Asa Norte; Galeria Karla Osório – Lago Sul;  Galeria Mix Mídia – Asa Norte; Galeria Olho de Águia – Taguatinga; Invenção Brasileira / Mercado Sul – Taguatinga; Jovem de Expressão / Galeria Risofloras – Ceilândia; Júlia Dos Santos Baptista Ateliê – Águas Claras; ManOObra – Sobradinho; Matéria Plástica  – Galeria de Arte Atemporânea – Altiplano Leste; Nação Cerratense Atelier De Arte – Paranoá; oBarco Estúdio – Asa Norte; Oto Reifschneider Galeria de Arte – Asa Norte; Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo – Planaltina; Pilastra – Guará II; Plano Imaginário – Lago Norte; Referência Galeria de Arte – Asa Norte; Studio Art Md’azevedo Representante Centro De Artes – Vila Telebrasília; e XXX Arte Contemporânea – Jardim Botânico.

Rotas da arte

Durante os quatro dias de eventos, vans com rotas predefinidas serão disponibilizadas gratuitamente ao público. Nesta edição, as vans realizarão as viagens dentro das Regiões Administrativas e entre RAs vizinhas. Com isso, serão evitados longos deslocamentos, melhorando a qualidade das visitas aos espaços. As rotas acontecerão no período da manhã e da atarde, com saídas de pontos centrais, como: Estacionamento da SCLN 206 (Asa Norte); Praça do Relógio (Taguatinga); Biblioteca Braille Dorina Nowill (Taguatinga); Instituto de Artes UnB (Asa Norte); Museu Nacional da República (Área Central do Plano Piloto).

Cada centro colocará à disposição uma programação especial para o evento, como visitas orientadas a exposições, encontros com curadores, críticos de arte, conversas com artistas, entre outras atividades. Por meio dos perfis sociais do evento Facebook/bsbplanodasartes e Instagram @bsbplanodasartes e do site www.bsbplanodasartes.com.br, serão veiculadas informações sobre a programação de cada espaço cultural bem como o circuito das vans.

Conheça os espaços e suas programações para a 2ª edição do BSB Plano das Artes Programação

O Ateliê Camila Soato é o local onde a artista indicada a vários prêmios importantes, como o Prêmio PIPA, produz e realiza suas investigações sobre as conexões entre arte e vida por meio da apropriação de imagens encontradas na internet. Além dos trabalhos em pintura, o atelier sua nova pesquisa em escultura. Durante o período do BSB Plano das Artes, o espaço ficará aberto à visitação do público na quinta-feira, das 15h às 19h, na sexta, das 10h às 18h, sábado, das 10h às 14h, e domingo, das 10h às 18h. O Ateliê Camila Soato fica na Endereço Quadra 02 conjunto A1 Sobradinho 1 – DF.

O Ateliê Cecilia Mori é o laboratório das investigações poéticas e ateliê da artista e professora. No local, Cecília Mori acompanha o andamento tanto de suas pesquisas práticas quanto teóricas sobre arte e sobre história da arte contemporânea. Por ser uma artista que explora diferentes linguagens artísticas, como o desenho, a pintura, a instalação, o vídeo, a fotografia e a escultura, Cecilia Mori buscou um ateliê com uma estrutura que auxiliasse nos processos de construção de suas obras. Na 2ª edição do BSB Plano das Artes, o ateliê abre ao público com a presença da artista para conversas sobre os processos artísticos utilizados e obras em exposição. Na quinta-feira, o espaço abre das 10h às 12h e das 14h30 às 17h30. Na sexta, o horário é das 10h às 12h e das 14h30 às 18h30. No sábado, o funcionamento é das 15h às 19h, e no domingo, das 15h às 18h30. O Ateliê Cecília Mori fica na CLN 206 bloco D sobreloja 23, Asa Norte, Brasília – DF.

O Ateliê NOVA é voltado para as artes visuais e o design gráfico. O espaço abriga produções individuais e coletivas e busca oferecer um ambiente de colaboração entre os artistas que o fundaram. Além disso, promove oficinas e eventos de lançamento para seus trabalhos e publicações. Durante o BSB Plano das artes, o atelier receberá o público de sexta a domingo, das 14h às 19h, com visitas guiadas e atelier aberto. O Ateliê Nova fica na SHIGS 709 bloco N casa 55, Asa Sul, Brasília-DF.

O Ateliê Raquel Nava foi criado em 2011 pela artista. No local, Raquel Nava, indicada ao Prêmio Marcantonio Vilaça e ao Prêmio PIPA e uma das vencedoras do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea, realiza suas pesquisas, experimentações e produções artísticas. O púbico visitante encontrará obras em pintura, fotografia, escultura, desenho e instalação. No BSB Plano das Artes 2019, o ateliê abre ao público nos dias 30 e 31 de maio, das 10h às 12h e das 14h às 16h. No sábado e no domingo, das 15h às 18h. Na programação, atelier aberto com apresentação de processos artísticos e obras em exposição. O Ateliê Raquel Nava fica na SCLN 205 bloco D sala 11, Asa Norte, Brasília-DF.

É no Ateliê que o artista Ralph Gehre  passa a maior parte de seu tempo pensando, pesquisando e produzindo. Um dos mais importantes artistas de Brasília, desde os anos 1980, Ralph Gehre produz e expõe seus trabalhos nos mais variados suportes. Seu interesse se direciona neste momento por completo à pintura. Durante o BSB Plano das Artes, o artista receberá o público mediante agendamento pelo e-mail roteiros@bsbplanodasartes.com.br.

O Ateliê Taigo Meireles está localizado região rural de Brazlândia, próximo à FLONA, Reserva da Floresta Nacional. Com vista livre para o cerrado, luz, amplitude, silêncio e natureza são elementos que propiciam a concepção e criação artística com foco no campo da pintura e do desenho e propósito em receber mostras de arte e cursos. Durante o BSB Plano das Artes 2019, o atelier abre para visitação do público nos quatro dias do evento das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, com círculos de conversa com o artista. O Ateliê Taigo Meireles fica no Incra 7, Gleba 3/366 Brazlândia-DF.

O Ateliê Valéria Pena-Costa + Projeto FUGA é um lugar íntimo e de imersão da artista e ao mesmo tempo um espaço para a ocupação coletiva. O local intimista e de imersão da artista é também um espaço para o coletivo, com a realização do projeto de ocupação artística F U G A, em parceria com a Galeria Alfinete. Durante o BSB Plano das Artes, o espaço abrirá ao público diariamente das 14h30 às 19h, com a presença de artistas e minifeira de artes. O Ateliê Valéria Pena Costa + Projeto Fuga fica na SHIS QI 26 Conjunto 05 Casa 01, Brasília – DF.

A deCurators é um espaço híbrido de experimentação para artistas e curadores trabalharem as mais diversas linguagens e suportes. Durante o BSB Plano das Artes, o espaço ficará aberto à visitação 24 horas por dia, de quinta, 31 de maio, a domingo, 2 de junho, com uma programação que inclui exposição e encontros com artistas. “880 tijolos fazem uma parede”, projeto de intervenção urbana de Carla Barreto e Igor Lacroix, criado especialmente para a abertura do ciclo A Cidade que Invent(amo)s 2019, uma série de ações culturais realizadas desde 2016, no período de aniversário de Brasília, com o intuito de discutir a relação entre o espaço urbano e a arte. A deCurators fica na SCLN 412 Bloco C Loja 12, Asa Norte, Brasília-DF.

O Elefante Centro Cultural é um espaço autônomo de arte que tem como princípio estimular projetos experimentais de artistas e pesquisadores para que a produção esteja sempre em  movimento. Fundado em junho de 2013, o centro cultural realiza atividades relacionadas à ateliês, projetos de residências artísticas, exposições e oferta de cursos livres e de pensamento crítico. Para o BSB Plano das Artes, o Elefante abre na quinta-feira, das 14h às 18h, na sexta e sábado, das 10h às 18h, e no domingo, das 14h às 18h, com a mostra dos artistas que trabalham no local, entre Adriana Vignoli, Alina Duchrow, Debora Mazloum, Gisel Carriconde Azevedo, João Trevisan, Matias Mesquita e Silvie Eidam. O Elefante Centro Cultural fica na SCLRN 706 bloco C, Asa Norte, Brasília – DF.

O Espaço f/508 de Cultura é um espaço dedicado à difusão da fotografia contemporânea com cursos, oficinas e exposições. Durante o BSB Plano das Artes o espaço abre na quinta e na sexta-feira, das 14h às 21h, no sábado, das 10h às 13h, com uma exposição de acervo e a mostra Vulcânicas, de Humberto Lemos. Também acontecerão atividades gratuitas, como bate-papos temáticos e apresentações musicais. O Espaço f/508 de Cultura fica na SCLN 413 bloco D sala 113, Asa Norte, Brasília-DF.

A Galeria Karla Osório Criada em 2014, a galeria Karla Osorio tem como propósito a inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Possui programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Além de desenvolver projetos com curadores visitantes, também oferece residência artística com atelier. Durante o BSB Plano das Artes a galeria abrirá ao público na quinta e na sexta das 9h às 18h30, e no sábado, das 9h às 13h, com a mostra “Longe de tudo”, da artista eslovaca Lúcia Tallova, e o projeto grafite “Muro”, com 4 painéis de 6 artistas, entre eles ODRUS, Pedro Galeno, Marina 06 Link, Luiza Parro, Helena Sifuentes e Rulio Brito. A Galeria Karla Osório fica no Setor de Mansões Dom Bosco conjunto 31, Lago Sul, Brasília-DF.

Novidade no sistema de artes visuais de Brasília, a Galeria Mix Mídia surge com o propósito de criar um exercício curatorial.  Durante o BSB Plano das Artes, o local abre ao público na quinta, das 11h às 21h, na sexta, das 11h às 21h, e no sábado e no domingo, das 10h às 21h, com uma mostra com os artistas convidados Guilherme Moreira, Gisel Carriconde e Raylton Parga. Paralelamente, será realizada uma roda de conversa com os artistas. A Galeria Mix Mídia fica na SCLN 111 bloco A loja 61, Asa Norte, Brasília-DF.

A Galeria Olho de Águia foi fundada pelo fotógrafo Ivaldo Cavalcante com o objetivo de mostrar a produção de fotógrafos de Brasília e do Brasil, ampliando seu escopo de exposições para outros suportes, como escultura, pintura e desenho. Durante o BSB Plano das Artes, o local abrirá diariamente, de sexta a domingo, das 17h ás 22h, com a exposição “O imaginário da lingerie bege”, de Lanna Silveira e Pedro Costa.  A Galeria Olho de Águia fica na CNF 01 edifício Praiamar loja 12, Taguatinga Norte, Brasília-DF.

Invenção Brasileira é um espaço de ação artística e educacional voltado para a difusão das expressões das culturas populares e tradicionais brasileiras em suas variadas formas de manifestação. Ali, acontecem festivais, encontros, cursos, oficinas, montagens, ensaios, apresentações, reuniões comunitárias, festas e atendimentos às escolas. Produzimos vídeos e eventos culturais em colaboração com outros grupos, que compartilham do nosso espaço. O local é um dos Espaços Pop Up do BSB Plano das Artes onde acontecem oficinas, conversas e exposições de artes visuais contemporâneas. Durante o período do evento, o espaço abre quinta e sexta, das 13h às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 18h, com palestra e workshop  “Área Criativa: Criação de Espaços Culturais”, com Bruno Vilela, artista, pesquisador, educador e curador, palestra com a curadora do BSB Plano das Artes Cinara Barbosa, Oficina de fotografia para cegos com a artista e fotógrafa Hoana Gonçalves, Oficina de aquarela com a artista visual Isabela Couto, e uma exposição coletiva curada por Cinara Barbosa. O espaço Invenção Brasileira fica no Mercado Sul, Setor B Sul QSB 12 loja 5, Taguatinga, Brasília-DF.

Jovem de Expressão / Galeria Risofloras é uma iniciativa da Caixa Seguradora, em parceria com a Rede Urbana de Ações Socioculturais, RUAS. O programa está presente na cidade de Ceilândia e tem como objetivo promover a saúde de jovens entre 18 aos 29 anos, realizando ações de terapia comunitária, prevenção à violência, ao crime e ao uso de drogas, tendo como objetivo o incentivo a práticas saudáveis e empreendedoras entre a juventude. Em 12 anos de atividades o programa já atendeu milhares de jovens em todo DF, proporcionando de forma gratuita a inserção da juventude em diversas atividades em conjunto com a rede de parceiros o programa investe na juventude periférica realizando sonhos. Durante o BSB Plano das Artes, o de quinta a domingo, das 13h às 18h, com palestra e workshop “Área Criativa: Criação de Espaços Culturais”, com Bruno Vilela, artista, pesquisador, educador e curador, palestra com a curadora do BSB Plano das Artes Cinara Barbosa, Oficina de fotografia para cegos com a artista e fotógrafa Hoana Gonçalves, Oficina de aquarela com a artista visual Isabela Couto, e uma exposição coletiva curada por Cinara Barbosa. Jovem de Expressão / Galeria Risofloras fica no Setor M EQNM 18/20, Praça do Cidadão, bloco C – Ceilândia, Brasília-DF.

Júlia Dos Santos Baptista apresenta em seu Ateliê em Águas Claras as pinturas que tratam de impressões de seu cotidiano. Tradições populares, danças e festivais folclóricos, música, natureza morta e folhagens tropicais são alguns dos temas que remetem às memórias da sua terra natal. Além da descendência indígena e italiana, a artista cultiva relações afetivas com o Japão e atualmente se divide entre Brasília e Amsterdam, o que explica a inclusão de vários motivos multiculturais, assim como técnicas, cores e suportes. Seu ateliê – residência está entre os espaços da rota das artes desta edição. Durante o BSB Plano das Artes, o espaço estará aberto para visitação todos os dias do evento mediante agendamento pelo e- mail roteiros@bsbplanodasartes.com.br.

Criado pelo professor e artista visual José Ivacy, o ManOObra é um espaço dedicado às artes visuais contemporâneas, onde acontecem exposições de artistas de renome, como Bené Fonteles, Renato Matos e Glênio Lima, e cursos. Durante o período do BSB Plano das Artes, o espaço abrirá em horário comercial de quinta a domingo e também atenderá o público por meio de agendamento. Em exibição, além do acervo da galeria, a mostra “EU O OUTRO”, uma viagem ao imaginário e coleção de objetos e obras que fazem parte do acervo pessoal do artista visual Bené Fonteles, obras significativas de pessoas e amigos ao longo de sua vida e lugares que viveu. O ManOObra fica na DF 150, Km 5, Chácara Vila Rosada, Conj D, Casa 6 – Contagem, Sobradinho, DF.

A Matéria Plástica  – Galeria de Arte surgiu em 2013. Criada pelo artista visual Luis Jungmann Girafa, o espaço foi pensado para funcionar como um pequeno centro de divulgação e de produção de arte contemporânea. Em cinco anos, a galeria já realizou exposições de Wagner Hermuche, Glênio Lima, Bruno Bernardes, Ted Falcom, Rama de Oliveira Luiz Gallina, Renato Rios, Rodrigo Cruz, Derik Sorato, Tiffani Gyatso, Luis Jungmann Girafa e Ligia de Medeiros. Durante o BSB Plano das Artes, a galeria abre na quinta e na sexta-feira, das 14h às 20h, no sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 10h às 19h, com mostra “SPHINX”, de Nelson Maravalhas. E a coletiva de acervo com obras de Luiz Gallina, Cintia Falkenbach, André Lafetá, Juan Pratignestós, Pedro Alvim. Luis Jungmann Girafa, Renato Matos e Wagner Hermusche. A Matéria Plástica fica no Condomínio Prive Morada Sul, etapa A, rua 23, casa R 49,  Altiplano Leste, Brasília-DF.

Nação Cerratense Atelier de Arte é um espaço criado pelo artista visual Rômulo Andrade em meio a centenas de árvores nativas, jardins e um bosque de cerrado que conseguiu que fosse preservado. Ha vários anos, recebe pessoas interessadas em artes visuais para visitas e vivências de aproximação às linguagens artísticas. Durante o BSB Plano das Artes, o local funcionará de quinta a domingo, das 9h às 13h, com um passeio para reconhecimento do sítio e das inúmeras espécies de árvores nativas do Cerrado e uma roda de conversa a respeito da Arte em Brasília. Em seguida, acontece a visita ao ateliê e ao acervo de obras que inclui uma coleção de cerca de trinta artistas brasileiros – alguns renomados e outros pouco conhecidos do público, mas com trabalhos consistentes. A Nação Cerratense Atelier de Arte fica no Paranoá, Chácaras Euler Paranhos – DF.

oBarco Estúdio é um estúdio e laboratório de fotografia. O espaço é voltado para a exploração de técnicas histórico-alternativas de produção de imagens e oferecerá aos visitantes uma visita guiada pelos processos fotográficos. Durante o BSB Plano das Artes, o local funcionará de quinta a domingo, das 9h às 19h, com uma programação especial que inclui uma visita guiada pelo espaço e pelos processos fotográficos, uma oficina pocket de impressão fotográfica em cianotipia e a realização de monóculos fotográficos analógicos. oBarco Estúdio fica na SGAS 904, bloco H – Subsolo (ASCEB), Asa Sul, Brasília-DF

Oto Reifschneider Galeria de Arte surgiu em 2006 com o objetivo de desenvolver pesquisa e projetos culturais. O espaço da galeria foi inaugurado em 2015 para abrir ao público o acervo e fazer parte da vida cultural da cidade de forma mais ativa, com a promoção de artistas e exposições. A galeria atua no resgate de gravadores e desenhistas brasileiros e na promoção de novos talentos, que tenham um desenvolvimento meticuloso da técnica como fatura de seu trabalho. Durante o período do BSB Plano das Artes, o local abrirá quinta e sexta, das 12h30 às 20h30, no sábado, das 10h às 20h, e no domingo, das 13h às 18h. A Oto Reifschneider Galeria de Arte fica na SCLN 302 loja 41, bloco E, Asa Norte, Brasília-DF.

Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo foi criado em 2018 pelo artista visual João Angelini. No local, são promovidos encontros da comunidade artística e cultural da cidade e oferecidas oficinas de elaboração de portfólios, rodas de debates, sarais culturais, shows e festas de carnaval. Durante o BSB Plano das Artes, o local abre de quinta a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 20h, com ateliê aberto para receber, apresentar a produção em processo, algumas obras já prontas, discutir as questões dos trabalhos, discutir circuitos e formação de arte. O Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo fica na Avenida 13 de Maio quadra 57 lote 6, Praça São Sebastião, Planaltina-DF.

A Pilastra foi criada em 2017, pelo fotógrafo e arte-educador Mateus Lucena para receber as obras de artistas que estão fora do circuito de artes visuais tradicional. Desde sua criação, já realizou inúmeras mostras, performances e oficinas no local. Durante o BSB Plano das Artes a galeria abrirá de quinta a domingo, das 15h às 21h, com a exposição coletiva “Inferninho da Katya Flavya”, de Aline Lupi Grossi Alla Soub Ana Giselle André Felipe Bia Leite Bianca Kalutor Castiel Vitorino Culto das Malditas Dardania Davi de Jesus Henrique Ferreira e Felipe Takata Jorge Maravilha Kali Lara Ferreira Lídice Lyz Parayzo Malena Stefano Pamella Anderson Rafaela Lassance Raíssa Dias Pimentel Rayza Targino Romulo Barros Vicente de Paula Walla. A Pilastra fica na QE 40 conjunto D lote 38, Guará II, Brasília-DF.

O ateliê de fotografia Plano Imaginário foi criado em 2018 por Cláudio Versiani, Paula Simas e Zuleika de Souza para ser um espaço dedicado a dar visibilidade à fotografia documental de fotojornalistas. No espaço acontecem cursos, exposições e feiras de arte.  Durante o BSB Plano das Artes, o espaço abre ao público na sexta, das 14h às 20h, e no sábado, das 15h às 20h. Na programação, haverá apresentação dos fotógrafos que fazem parte do Plano e conversa com os artistas, obras de vários fotógrafos da cidade, disponíveis para venda, livros de fotografia e uma cervejinha. A fotógrafa Zuleika de Souza falará sobre o trabalho “Chão de Flores” e brechó de equipamentos fotográficos. O Plano Imaginário fica no SHIN CA 07 bloco G Loja 105, Lago Norte, Brasília-DF.

A Referência Galeria de Arte é uma das galerias comerciais mais antigas de Brasília. Com 24 anos de atuação, representa artistas de renome de Brasília e do Brasil, com ênfase na produção contemporânea, das últimas quatro décadas. No BSB Plano das artes, a galeria abre para visitação na quinta e na sexta, das 12h às 19h, no sábado, das 10h às 15h, e no domingo, das 10h às 13h. Na programação, visita à mostra “Jogo de simples”, do artista visual Ralph Gehre e conversa com o artista em duas ocasiões no dia 31 de maio, às 16h30, e no domingo, 2 de junho, às 12h. No dia 1º de junho, sábado, às 11h, acontece a conversa com o artista visual Christus Nóbrega a sobre a mostra de processo de uma residência artística realizada na Austrália, “In the Footsteps of Priscilla (Seguindo os passos de Priscilla)”. A Referência Galeria de Arte fica na SCLN 202 bloco B loja 11, Subsolo, Asa Norte, Brasília-DF.

O Studio Art Md’azevedo Representante Centro De Artes é um espaço de cultura artística fundado há 40 anos. No local, são organizadas exposições coletivas, individuais e atividades relativas às artes visuais. O nome da galeria homenageia o professor de pintura, artista plástico, gráfico e de publicidade, criador do Centro de Artes. Durante o BSB Plano das Artes, o espaço abre ao público na quinta, das 8h às 17h, e na sexta, das 8h às 17h, mediante agendamento. O Studio Art Md’azevedo Representante Centro De Artes fica na Rua 1 lote 25, Vila Telebrasília, Asa Sul, Brasília-DF.

A galeria XXX Arte Contemporânea é um espaço destinado à prática da arte contemporânea. Aborda conceitualmente diversos eixos temáticos e possui interesse mais específico na relação entre arte e sexualidade, sendo uma das poucas galerias no país voltada a esse tipo de produção. Com sede própria, o local realiza residências artísticas, exposições e oficinas. Durante o BSB Plano das Artes, a galeria abre ao público de quinta a domingo, das 14h às 18h, com a mostra “Dreamscape”, de Vitor Schietti, e com o ateliê aberto dos artistas Ana Olivier, Chris Contreiras, Daniel Nogueira, Loreni Schindel, Maria Clara Marra, Monica Palhares, Rosana Cruz e Vera Seciliano, que fazem acompanhamento crítico com curador Rogério Carvalho. A galeria XXX Arte Contemporânea fica na Rua Sucupira, casa 23, SH Estrada do Sol – Jardim Botânico, Brasília – DF.

O BSB Plano das Artes tem o apoio do Correio Braziliense. Os assinantes do jornal terão descontos e condições especiais de pagamento em galerias, ateliês e espaços híbridos para a compra de obras, publicações. Para obter os benefícios, o assinante deverá apresentar a carteirinha do Clube do Assinante e um documento de identificação com foto.  Também apoiam o vento Manifesto Coworking, Restaurante Green´s, HUG HUB, B Hotel e o Projeto Empreender.

Sobre a curadora

Curadora e Professora do Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre e doutora em Arte Contemporânea pelo PPG-Arte UnB, Cinara Barbosa é diretora artística do Elefante Centro Cultural (DF), espaço autônomo de artes visuais. Idealizadora do BSB Plano das Artes, ganhador do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) 2016/2017, projeto que envolve espaços independentes e ateliês de Brasília com foco na formação de arte-educadores para o circuito autônomo das artes na cidade. Entre as curadorias recentes realizadas estão: Labirinto, de Christus Nóbrega, Palácio das Artes (MG) e Referência Galeria de Arte, Brasília, DF; Plano Imaginado, de Adriana Vignoli, galeria Zipper, São Paulo; Outros Informes, de Cecilia Mori, Gisel Carriconde Azevedo, Iracema Lecourt e Natalia Yamane, no Elefante Centro Cultural, Brasília, DF. Entre os textos críticos publicados: O que persiste como falta, texto crítico sobre a obra de Antônio Obá, finalista do Prêmio Pipa, 2017; texto crítico da exposição Brinquedos de Papel, de Christus Nóbrega, publicado na revista Caju. Dedica-se também à acompanhamento crítico de artistas. Foi ganhadora do Prêmio Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais 2010, com o projeto de pesquisa sobre curadoria O Pensamento do curador. E recebeu o Prêmio Petrobrás Cultural 2008⁄2009 para realização do Festival Internacional de Arte e Mídia (FAM), como membro do coletivo CibOrg. De 2003 a 2005, foi Coordenadora Adjunta do FotoRio – Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, do qual foi idealizadora, junto com Milton Guran. Em 2002 e 2004 foi coordenadora no Brasil do Foro de Portfolios dos Encuentros Abiertos – Festival de la Luz, Festival Internacional de Fotografia da Argentina. Sócia diretora da galeria Câmara Clara, Rio de Janeiro (1999-2001).

Serviço:

BSB Plano das Artes 2019

Circuito de galerias, ateliês e espaços culturais independentes do Distrito Federal

De 30 de maio a 2 de junho

Participam: 27 espaços autônomos de 13 Regiões Administrativas do DF

Participantes: o Ateliê Camila Soato – Sobradinho, Ateliê Cecilia Mori – Asa Norte; Ateliê NOVA – Asa Sul; Ateliê Raquel Nava – Asa Norte; Ateliê Ralph Gehre – Asa Sul; Ateliê Taigo Meireles – Brazlândia; Ateliê Valéria Pena-Costa + Projeto FUGA – Lago Sul; deCurators – Asa Norte; Elefante Centro Cultural – Asa Norte; Espaço f/508 de Fotografia – Asa Norte; Galeria Karla Osório – Lago Sul;  Galeria Mix Mídia – Asa Norte; Galeria Olho de Águia – Taguatinga; Invenção Brasileira / Mercado Sul – Taguatinga; Jovem de Expressão / Galeria Risofloras – Ceilândia; Júlia Dos Santos Baptista Ateliê – Águas Claras; ManOObra – Sobradinho; Matéria Plástica  – Galeria de Arte Atemporânea – Altiplano Leste; Nação Cerratense Atelier De Arte – Paranoá; oBarco Estúdio – Asa Norte; Oto Reifschneider Galeria de Arte – Asa Norte; Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo – Planaltina; Pilastra – Guará II; Plano Imaginário – Lago Norte; Referência Galeria de Arte – Asa Norte; Studio Art Md’azevedo Representante Centro De Artes – Vila Telebrasília; e XXX Arte Contemporânea – Jardim Botânico.

Entrada: Franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Curadoria: Cinara Barbosa

Programação disponível no site: www.bsbplanodasartes.com.br

Facebook @bsbplanodasartes

Instagram @bsbplanodasartes

Agendamentos de visitas: roteiros@bsbplanodasartes.com.br

Inscrições para rotas:  www.bsbplanodasartes.com.brPilastra 1 150x150 BSB PLANO DAS ARTES 2019 REVISTO E AMPLIADO

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!