EnglishJapanesePortugueseSpanish
20.09.2019

CAIXA CULTURAL BRASÍLIA RECEBE ESPETÁCULO DA PREMIADA COMPANHIA FRANCO-BRASILEIRA DOS À DEUX

Cia Dos à Deux Aux Pieds de la Lettre Pierre Ruaud 1024x680 CAIXA CULTURAL BRASÍLIA RECEBE ESPETÁCULO DA PREMIADA COMPANHIA FRANCO BRASILEIRA DOS À DEUX

Teatro da CAIXA recebe o espetáculo “Aux Pieds de la Lettre” e atividades formativas

  Pode-se dizer que um gesto, assim como uma imagem, vale mais do que mil palavras. Partindo dessa premissa, a dupla de atores-diretores brasileiros, André Curti e Artur Luanda Ribeiro, criou Cia. Dos à Deux com o objetivo de desenvolver uma linguagem de teatro gestual acessível a todos os públicos de qualquer lugar do mundo. Lá se vão 20 anos de trabalho e espetáculos que já rodaram o mundo com passagens por mais de 50 países da Europa, Américas, África e Ásia somando mais de 2000 apresentações.

 

Para o ano comemorativo de 20 anos da Cia., em junho de 2018 a Dos à Deux lançou o projeto “Dos à Deux em Repertório” e, desde então, a dupla de artistas não para de rodar o mundo e o Brasil com peças de seu valioso repertório. E é chegada a vez de Brasília assistir a quatro sessões de “Aux Pieds de la Lettre”. “Vai ser uma oportunidade de ver ou rever nosso trabalho e de entrar em contato com a pesquisa estética que desenvolvemos”, ressalta André. A Cia. Dos à Deux desembarca na CAIXA Cultural Brasília, patrocinadora do projeto, onde se apresenta de 19 a 22 de setembro.

Além das sessões, o público de Brasília poderá participar de workshop sobre a pesquisa de teatro gestual desenvolvida pelos artistas e da palestra, na qual a dupla irá discorrer os diferentes fundamentos da pesquisa cênica da Cia. Após passagem pela CAIXA Cultural Brasília, a Cia. Dos à Deux segue com seu repertório para Berlim.

Aos que ainda não conhecem o trabalho, os dois explicam que não é dança nem pantomima é teatro gestual, “a gente sempre partiu do desafio de contar uma história sem usar a palavra”, explica André. Artur Luanda Ribeiro e André Curti se conheceram durante um festival em Paris, em 1997, e decidiram começar juntos uma pesquisa teatral e coreográfica. Depois de mais de duas décadas morando na França, a Cia. Dos à Deux passou a ter uma segunda sede no Rio, onde a dupla reformou um cortiço, datado do ano de 1846 no bairro da Glória. O lugar vem se estabelecendo como um espaço para residências artísticas e oficinas.

Aux Pieds de la Lettre

Em um palco quase vazio, com apenas uma mesa de formas burlescas e mágica, surgem os atores-bailarinos da Cia. Dos à Deux, André Curti e Artur Luanda Ribeiro, onde dão início a uma expedição em busca de sonhos entre sobras, objetos e fragmentos de vida. Aprisionadas ao imaginário e à margem do mundo, uma personagem, com seus delírios místicos, obstina-se em escrever uma carta que precisa enviar ao mundo, e outra, vítima de suas obsessões, luta contra a poeira imaginária que suja seus pés.

Oscilando entre tragédia e comédia, o jogo cênico se apresenta entremeado de pequenas loucuras solitárias, delírios, manias e digressões, que ecoam através de uma gestualidade poética. Já a coreografia, descortina atuações que se amparam em movimentos cotidianos ao ritmo de uma musicalidade constante e uma surpreendente invenção teatral. Para a montagem de “Aux Pieds de la Lettre”, Artur Luanda Ribeiro e André Curti desenvolveram trabalhos artísticos no Instituto Psiquiátrico Marcel Rivière, a convite de Madeleine Abassade, responsável artística e cultural da instituição, o que lhes permitiu estar em contato tanto com pacientes como com os funcionários do hospital.

O espetáculo já percorreu o mundo, em mais 350 apresentações, e, em 2005, recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo no Festival Internacional do Mindelo, de Cabo Verde, e no Festival Internacional do Kosovo.

Serviço:

Espetáculo: Aux Pieds de la Lettre, da Cia. Dos à Deux

Gênero: Teatro gestual

Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília

Endereço: SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício Anexo da Matriz

Dias e horários: de 19 a 21 de setembro de 2019, às 20h, e dia 22, às 19h.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para estudantes, professores, maiores de 60 anos e funcionários e clientes CAIXA)

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Capacidade do teatro: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (61) 3206-6456 – 3206-9448

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Ficha técnica:

Dramaturgia, coreografia e direção: Artur Luanda Ribeiro e André Curti

Interpretação: Artur Luanda Ribeiro e André Curti

Criação musical original: Michel Musseau

Figurinos: Charlotte Leo

Iluminação: Artur Luanda Ribeiro e Raphael Keller

Cenário: Artur Luanda Ribeiro e André Curti

Criação mesa: Nicolas Cesbron

Visagismo e acessórios: Maria Adelia

Produção: Cia. Dos à Deux

Workshop: “O Corpo Poético”

Ao longo de oito horas-aula, divididas em dois dias (20 e 21/09), Artur Luanda Ribeiro e André Curti irão compartilhar a pesquisa, por eles desenvolvida desde 1997, sobre movimento, linguagem do gesto e sua teatralidade, intitulado: “Teatro Gestual”. O workshop tem como proposta explorar o próprio corpo e desenvolver um trabalho gestual a partir de uma situação ou temática. A pesquisa se apoia na musicalidade do movimento onde o jogo do intérprete orquestra as emoções, as intenções e as situações das personagens, em um cruzamento entre dança e teatro. O workshop se divide em três etapas: Aquecimento; Introdução ao vocabulário técnico; e Composição de uma sequência de teatro gestual. Os participantes do workshop devem participar da palestra, que vai acontecer no Teatro da CAIXA, dia 22 de novembro, domingo (mais informações abaixo).

Dias e horários: sexta e sábado, 20 e 21/09, das 13h às 17h

Entrada franca

Capacidade: 20 pessoas

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Interessados devem enviar currículo para: dosadeux.workshop@gmail.com

Palestra: “A Utopia da Pesquisa”

Conduzida pelos diretores André Curti e Artur Luanda Ribeiro, a palestra tem por objetivo trocar e desvendar as diferentes direções, etapas da construção e fundamentos da pesquisa cênica da Dos à Deux. Para tanto, diversos pontos serão abordados utilizando suportes audiovisuais. Entre os pontos a serem discorridos estão: A musicalidade do movimento; A cenografia como fio condutor estético; A dramaturgia visual; e Iluminação como dramaturgia. Nos momentos finais, após duas horas de palestras, o público poderá formular perguntas e trocar experiências. O encontro tem como público-alvo atores, diretores, bailarinos, artistas visuais, coreógrafos, marionetistas, iluminadores, cenógrafos, artistas circenses, entusiastas e público em geral.

Local: Teatro da CAIXA

Dia e horário: domingo, 22/09, a partir das 15h

Entrada franca

Capacidade: 406 pessoas

Classificação indicativa: Não recomendada para menores de 12 anos

Senhas distribuídas na bilheteria do teatro, uma hora antes do início da palestra


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!