EnglishJapanesePortugueseSpanish
23.09.2019

CAIXA CULTURAL BRASÍLIA RECEBE MOSTRA FOTÓGRAFICA SOBRE A ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL

Ballet Bolshoi 4 1024x683 CAIXA CULTURAL BRASÍLIA RECEBE MOSTRA FOTÓGRAFICA SOBRE A ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL

A fotógrafa Alinne Volpato apresenta as cores e os movimentos da dança em seus registros

Como resultado da parceria da CAIXA com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a fotógrafa Alinne Volpato registrou em fotografias, em 2018, o belo trabalho desenvolvido por professores, alunos e demais profissionais da escola. Essa mostra fotográfica foi apresentada anteriormente em Joinville (SC), cidade sede da única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia, e agora está aberta à visitação na CAIXA Cultural Brasília até o dia 13 de outubro de 2019.

Como expressão artística, o balé surge no século XVI nas cortes italianas. Apreciada pela nobreza, a dança ganha proporções na França, onde recebe traços da poesia, canto e orquestra musical. No século XVIII, os bailarinos focam na música e na dança, transformam seus movimentos e suas roupas e trazem novas vertentes ao balé. O balé possui características marcantes em sua dança e performances que mesclam harmonia, simetria e leveza.

A partir desses desdobramentos é fundado, em Moscou, o Teatro Bolshoi. Em 1776, o russo Pyotr Ouroussoff funda o Ballet Bolshoi, em que a maior parte de seus integrantes era oriunda da escola de dança do orfanato da cidade. Desvinculando-se das influências francesas, o Ballet Bolshoi começa a se destacar como uma ferramenta de desenvolvimento social e da identidade cultural russa e como referência do balé mundial.

No Brasil, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde os anos 2000 e promove a formação de artistas da dança e a difusão da arte-educação. A instituição concede 100% de bolsas de estudos e benefícios para todos os seus alunos. Desde 2016, a CAIXA é parceira da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Essa parceria une a paixão do Bolshoi Brasil em disseminar a arte e a dança com o compromisso da CAIXA em contribuir para a construção de um mundo mais igualitário.

Alinne Volpato:

A fotógrafa Alinne Volpato é natural de Florianópolis, onde reside e atua como fotógrafa. Autodidata, começou a estudar fotografia aos 14 anos, mas sua imersão no mercado profissional se consolidou somente aos 18. Seu trabalho foi direcionado à fotografia de dança por ter também estudado e praticado balé clássico por um longo período. Inserida nesse contexto, desenvolveu uma relação intimista com a dança, que acabou se tornando sua principal vertente criativa. Atua no mercado da fotografia de dança há mais de 10 anos, trabalhando também com fotografia de moda. Com a mostra fotográfica “Balance – Fotografias de Alinne Volpato para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil”, Aline Volpato alcança a harmonia entre cores, movimentos e as sensibilidades artísticas numa série de 35 registros fotográficos.

Serviço:

[Artes Visuais] Balance – Fotografias de Alinne Volpato para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Vitrine (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Visitação: de 17 de setembro a 13 de outubro de 2019

Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449

Realização: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, CAIXA e Governo Federal

Entrada Franca


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!