Brasília em um Único lugar.

06.03.2018

CAPACIDADE DE PISTA DO AEROPORTO DE BRASÍLIA CRESCE 6%

IMG 8584 CAPACIDADE DE PISTA DO AEROPORTO DE BRASÍLIA CRESCE 6%

Em quatro anos, Terminal aumentou 45% o indicador e pode operar mais de um voo por minuto.

 Pela terceira vez desde que a Inframerica assumiu a administração do Aeroporto de Brasília, o Terminal teve sua capacidade do sistema de pista elevada. O Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), órgão do Comando da Aeronáutica, aumentou o indicador para 64 movimentos por hora. O incremento ocorre após avaliação positiva da infraestrutura do aeródromo.

A capacidade de sistema de pistas é um índice que determina quantos movimentos aéreos (pousos ou decolagens) podem ser planejados no Aeroporto a cada hora. Até janeiro, o Terminal tinha capacidade de processamento de até 53 voos por hora. Desde o início de fevereiro, o indicador aumentou em 11 movimentos, permitindo que cada pouso ou decolagem possa ser realizado a cada 56 segundos, em média. O incremento permite maior margem de planejamento das operações no aeroporto, evitando também longas conexões e operações em horários indesejados por passageiros.

O Aeroporto de Brasília é o único Terminal brasileiro que possui duas pistas paralelas e com separação suficiente para operação simultânea. Com distância de 1,8 quilômetro e 275 metros a mais do que o mínimo exigido pela legislação internacional que normatiza o assunto, as pistas do Terminal da capital federal são as únicas da América do Sul a operar pousos e decolagens ao mesmo tempo. Diariamente, voam ou pousam cerca de 450 aeronaves na capital federal.

Desde 2014 o Aeroporto de Brasília ocupa a primeira posição em capacidade de sistema de pista do Brasil, indicador 23% maior que o do segundo colocado. O destaque permite ao Aeroporto aumentar a oferta de voos das companhias aéreas já presentes e expandir o número de empresas atuando no Terminal. Hoje, o Aeroporto de Brasília tem voos diretos para todas as capitais federais e mais 15 destinos nacionais, além de 5 voos regulares para cidades nas Américas e na Europa.

Diariamente, o Aeroporto de Brasília movimenta uma média de 48 mil passageiros, dos quais 42% estão em conexão. O Terminal da capital federal é o terceiro mais movimentado do país e o quarto mais pontual do mundo, segundo ranking da consultoria internacional OAG.

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!