Brasília ganha um presente de aniversário de 60 anos na quarta-feira (16.12). Trata-se do livro ?Bibliografia Brasília?, reunindo as referências à capital existentes nas 29 principais bibliotecas e bancos de dados do mundo. Se fosse impresso, o livro com 10.578 fontes numeradas em ordem alfabética, transcritas e apresentadas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), índice onomástico, com os nomes de 6.560 pessoas e entidades que fazem parte da história da cidade nos mais diversos campos de atividade, e índice temático, disposto alfabeticamente, com mais de dois mil temas separados em cabeçalhos e subcabeçalhos, daria mais de 2 mil páginas.

?É um catatau?, resume Cristian Brayner, organizador da obra que conta com apoio da Câmara dos Deputados, da qual é servidor, e da Unesco, por meio de um Prodoc (projeto de cooperação). A obra começou a ser gestada quando Brayner esteve à frente da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) no ano passado.

Cristian Brayner ? Analista Legislativo


Ele destaca no trabalho, além do caráter de celebração, o vulto do acervo de quase 16 mil títulos e a possibilidade de ações de política pública envolvendo estudos sobre as muitas ?Brasílias? que a compilação encerra. ?Há no livro a Brasília que já não existe mais, a em que estamos vivendo e a que podemos construir?, filosofa o doutor em Literatura e Práticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

?Bibliografia Brasília? será lançado em ?live? às 18h na quarta-feira no canal da Câmara dos Deputados no Youtube (veja no final). Terá, além de Brayner e representantes da Câmara e da Unesco, a participação do titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues, que apoiou a ideia e participou de detalhes da editoração, com seu olhar de jornalista: ?É com muita alegria que entregaremos ao público esse trabalho, que atesta a importância da capital para o mundo e se dá num momento de dificuldades gigantes para a cultura, que havemos de superar?, afirma o secretário.

Secretário Bartolomeu Rodrigues ? foto: Marina Gadelha


?É um levantamento inédito e exaustivo de obras publicadas no Brasil e no exterior sobre a capital dos brasileiros. A obra organiza registros de livros, artigos de jornais e periódicos, teses e dissertações em todas as áreas do conhecimento, de política a religião, de hidrografia a literatura. Ao permitir conhecer de forma rápida e segura todas as narrativas já construídas a respeito de Brasília, a obra servirá de subsídio para novos estudos e políticas públicas em prol da sociedade?, emenda a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Elisa Raquel Sousa Oliveira.

Elisa Raquel Sousa ? diretora da BNB


Depois do lançamento, o livro ficará disponível para ser baixado no site da Câmara dos Deputados.

?Live? de lançamento do livro ?Bibliografia Brasília?

16/12 ? 18h

Transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/camaradosdeputadosoficial

Fonte: Ascom/Secec