EnglishJapanesePortugueseSpanish
01.11.2019

CARLOS HENRIQUE MACHADO e CIRON SILVA

CarlosHenriqueMachadoCironSilva1 Foto Divulgação 1024x1024 CARLOS HENRIQUE MACHADO e CIRON SILVASHOW ALMA BRASILEIRA

O músico, compositor, bandolinista e pesquisador da música brasileira, Carlos Henrique Machado e o violonista, maestro e arranjador, Ciron Silva formam um Duo de excelência. O repertório é composto por choros e músicas de grandes compositores brasileiros, como Villa Lobos, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Garoto, entre outros.

Carlos Henrique Machado e Ciron Silva atuam juntos no mundo do Choro há mais de 40 anos, tendo participado dos mesmos grupos durante anos com apresentações em diversos estados do Brasil e também no Exterior.

Carlos Henrique Machado

Nascido em Volta Redonda, com mais de 40 anos de história musical. Participou de vários grupos de choro, como “Cinco no Choro”, “Língua de Preto” e “Grupo Vera Cruz”.

Em 2003, o músico lançou o CD autoral “Comigo Não, Violão”, com grande reconhecimento tanto da mídia nacional e internacional como do público.

Em 2005, lançou o seu, também autoral e premiado álbum duplo e pesquisa, “Vale dos Tambores” com 35 músicas compostas especialmente para o trabalho, um libreto confeccionado com textos e fotos históricas, trazendo o resultado de uma pesquisa feita, ao lado da produtora Celeste Silveira, durante dois anos, por 287 cidades e seus distritos no Vale do Paraíba fluminense, mineiro e paulista.

Em 2006 lançou o seu Songbook “Choro Brasileiro de Carlos Henrique”, com 48 composições.

Carlos Henrique Machado é hoje um dos mais festejados músicos contemporâneos brasileiros. Compositor, pesquisador e bandolinista, Carlos Henrique Machado é considerado por grandes nomes da música e do jornalismo tanto no Brasil quanto no exterior, um dos melhores compositores de choro da atualidade.

Em seu premiado trabalho “Vale dos Tambores” patrocinado pela Eletrobrás, que recebeu em 2005 o prêmio Rival Petrobrás de Música, ele revela, após uma extensa pesquisa, o resultado de sua criação em 35 composições. Este resultado é proveniente de um misto de compromisso com a história musical do Brasil e consequentemente, com a história do choro e do samba, filhos diretos dos batuques e cantos de terreiros.

A contribuição e a influência do Vale do Paraíba (fluminense, paulista e mineiro) nas duas principais músicas brasileiras, o samba e o choro que estão explicitadas neste trabalho. Conseguindo então explicar uma das suas principais indagações: porque tantos ícones de várias vertentes da nossa música têm sua origem da Bacia do Rio Paraíba, o que a transforma numa das regiões mais produtivas de toda a nossa história musical, Clementina de Jesus, Erivelto Martins, Ari Barroso, Geraldo pereira, Egberto Gismonti, Baden Pawel, Rosinha de Valença, Tânia Maria, Dilermando Reis, Bonfiglio de Oliveira, Mano Elói, Altamiro Carrilhão, Patápio Silva e etc.

O músico mergulhou nesse universo do Vale do Paraíba, desde o século XVIII até os dias de hoje. Foi entender o que representou as bandas de escravos fartamente difundidas nas fazendas do Vale, elas que deram efetiva contribuição à música técnica no Brasil, e o significado delas na construção do choro e do samba. Foi ouvir catiras, toadas, lundus, calangos, jongos, congadas, batuques de umbigada, enfim as músicas espontâneas que deram toda a matéria-prima do que se concebe até hoje como música essencialmente brasileira.

Neste trabalho Carlos Henrique Machado une criação e uma enorme variação de arranjos e possibilidades do choro contemporâneo, informações inéditas sobre a construção da nossa identidade a partir do século XIX, principalmente no que diz respeito às manifestações populares como folia de reis e moçambiques e como tudo isso contribuiu para a formação da música brasileira.

CRÍTICAS

Vale dos Tambores recebeu as seguintes classificações de músicos renomados e críticos:

Altamiro Carrilho, “Uma obra magnífica”; João Pimentel (Jornal O Globo), “Um trabalho inspirado e fundamental”; Antônio Carlos Miguel (Jornal O Globo) “Um trabalho Excelente”; Tárik de Souza (Jornal do Brasil) “Um trabalho com informações e fotos estupendas” e um dos melhores trabalhos instrumentais de 2005; Roberto Moura, (Tribuna da Imprensa e ABI) “Um trabalho magnífico e comovente, tanto pesquisa, quanto música”. Rildo Hora, músico, compositor, arranjador e produtor: “Estou impressionado com o trabalho sério de Carlos Henrique Machado. Seu magnífico CD que sob a ótica do choro passeou pelos rituais do samba, ouviu atento seus lúdicos tambores, eles expressaram diversos ritmos que, ao se juntarem com nossas manifestações populares, formaram uma base sólida na miscigenada cultura brasileira”. Luis Nassif, jornalista e crítico de música, “O CD Vale dos Tambores de Carlos Henrique Machado é o melhor trabalho de música instrumental da última década”.

No Japão, onde foi comercializado, mereceu uma extensa matéria e entrevista com o músico em um jornal de Tóquio e o álbum ganha destaque ao ser incluído em uma seleta lista que eles classificam de Top-10. Na ocasião, o único CD brasileiro a ser selecionado entre os 10 melhores.

Ciron Silva

Violonista de seis e sete cordas e arranjador. Nascido em Volta Redonda, é músico há mais de 40 anos. Foi integrante de diversos grupos de choro, tais como, “Cinco no Choro”, “Língua de Preto”, “Quinteto Vera Cruz” e “Trio Corda Bamba”. Atualmente é componente dos Grupos Quinteto Vera Cruz e Katurama Quinteto.

Estudou na Escola de Música Villa Lobos no Rio de Janeiro de 1979 a 1981. Fez o Curso CIVEBRA (Curso Internacional de Verão da Escola de Música Brasileira) nos curso de Violão Clássico e História da Música Brasileira em fevereiro de 1981.

Estudou Harmonia e Arranjo com Ian Guest, no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical na cidade do Rio de Janeiro no período de 1991 a 1994.

De 1991 a 2010, atuou como professor de Violão e Harmonia no CIGAM. De 1994 a 2000, foi professor de Harmonia e Violão da Faculdade de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

De 1995 a 1999, foi professor da Oficina de Música da UERJ.

Em 2005 participou da gravação do premiado álbum duplo e pesquisa “Vale dos Tambores”, do compositor e bandolinista Carlos Henrique Machado.

Em janeiro de 2010, participou do Festival de Música de Curitiba na classe de Regência do professor e maestro Osvaldo Ferreira.

Ao lado do produtor Ricardo Otoboni, produziu várias trilhas sonoras para o seriado “Você Decide” e “Sítio do Pica-pau Amarelo” (versão 2002) da Rede Globo de Televisão.

De 1999 a 2011, apresentou-se como violonista e arranjador de vários concertos da Orquestra Jovem da Fundação CSN.

De 2005 a 2011, foi Coordenador Musical do projeto “Garoto Cidadão”, Orquestra Experimental e Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN.

Participou de diversas gravações ao lado dos músicos Nelson Faria, Jorjão Barreto, Carlos Henrique Machado, Helio Delmiro, Marcelo Mariano, Teo Lima, Paulinho Trompete, Alceu Maia, Claudio Jorge, Nema Antunes, Arthur Maia, Gilson Peranzzeta, João Bosco, Caetano Veloso, Tárcio, Ivan Lins, entre outros.

Como violonista e arranjador, participou de shows e concertos de grandes nomes como, Beth Carvalho, Ivan Lins, Nana Caymmi, Renato Teixeira, Toquinho, Emílio Santiago, Leci Brandão, Lô Borges, Fátima Guedes, Quinteto Vera Cruz, Katurama Quinteto, Carlos Henrique Machado, entre outros.

A apresentação acontece no dia 07 de Novembroo de 2019 – quinta-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira). 

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” – Funcionamento da bilheteria: 18:00 horas as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.

Produção: Marco Guedes (0xx-61-3225-1199 / 0xx-61-97400-6350).

Contato artista: Oxx-21-98048-0608

Não recomendado para menores de 14 anos


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!