EnglishJapanesePortugueseSpanish
28.05.2020

Carreata da ABARE-DF é recebida no eixo monumental pela Secretária de Turismo

%name Carreata da ABARE DF é recebida no eixo monumental pela Secretária de Turismo

Providências foram imediatamente avaliadas em reunião com o governo

O setor do turismo foi um dos mais afetados pelas medidas de restrição de circulação em todo o país. Diante do cenário, os associados da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (ABARE-DF) promoveram nesta quinta-feira (28) uma carreata com a participação de centenas de veículos com o objetivo de sensibilizar o governo diante das necessidades do setor. A Secretaria de Turismo foi ao encontro da carreata no eixo monumental e junto com o presidente da ABARE–DF, Reinaldo Ferreira, informou as ações que estão em andamento. Vanessa Mendonça, representante da Pasta, recebeu das mãos do presidente novas reinvindicações. Em seguida, se reuniram com o vice-governador, Paco Britto, e o diretor do Banco de Brasília (BRB), Luiz Carlos Formigari, no Palácio do Buriti. As linhas de crédito foram um dos assuntos mais debatidos.

A ABARE compõe o Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal (Condetur/DF), um colegiado formado pela Setur-DF para tratar assuntos diretamente relacionados à atividade turística na capital federal. Desde o início da pandemia causada pelo Covid-19, a Pasta tem desenvolvido, juntamente com o setor, medidas para apoiar os empresários e profissionais durante a crise econômica de proporções mundiais. Em abril, a Setur lançou – junto com a ABARE e outras 18 entidades, o movimento “Juntos por Brasília, Juntos pelo Turismo”. A ação criou grupos de trabalhos para desenvolver relatórios de ações estratégicas, diretrizes e atividades.

“Por determinação do governador Ibaneis Rocha, estamos reunindo com vários setores da economia para avaliar como auxiliar nesse momento de crise e também para discutir a forma de retomada das atividades sem colocar a população em risco”, reforçou Paco Britto.

“A ABARE-DF compõe o Condetur e desde o início estamos atuando em conjunto. Lançamos com ela e outras entidades o movimento “Juntos por Brasília, Juntos pelo Turismo” justamente para dar suporte a todo o setor. Quando a crise começou, conversamos com o presidente da ABARE, Reinaldo Ferreira, sobre o que era mais urgente e de imediato o Banco de Brasília (BRB) lançou a linha de crédito. Também foram identificadas ações para o momento da retomada, que sabemos será pelo turismo interno”, disse a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“O BRB, desde o início da pandemia, vem adotando medidas para diminuir os impactos. O Supera DF, lançado especialmente para este momento, já disponibilizou crédito de mais de R$ 2,1 bilhões para os empresários do DF, que é o dobro do previsto incialmente”, explicou o diretor do BRB, Luiz Formigari.

Segundo Reinaldo Ferreira, presidente da ABARE-DF, o ofício entregue a Setur contém sugestões de como o GDF pode apoiar o setor. Para ele, que é um dos líderes do movimento, o ato é pacífico. “Hoje entregamos esse documento e confiamos a nossa secretária de Turismo, que sempre nos recebeu muito bem”, pontuou.

Entre as melhorias propostas pela ABARE estão a redução de impostos, isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a flexibilização de crédito. Para além de uma manifestação de reivindicação, o grupo busca ainda propor ao Executivo local alternativas que ajudariam o setor de transporte receptivo turístico de Brasília. São elas: pagamento de auxílio emergencial de R$ 3.000,00 por veículo; incorporação de toda a frota para atuar nos contratos públicos e inclusão no transporte público de passageiros do DF.

Fonte: Setur/DF

Fotos: Crédito: Cláudio Gerber

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!