EnglishJapanesePortugueseSpanish

Carreta da Mulher do Sesc realiza exames gratuitos de mamografia e papanicolau em Taguatinga Sul


 

CARRETA DA MULHER 2423 Carreta da Mulher do Sesc realiza exames gratuitos de mamografia e papanicolau em Taguatinga Sul

O projeto Sesc Saúde da Mulher ficará em Taguatinga Sul, na unidade da instituição, até o dia 16 de abril, oferecendo exames de mamografia e papanicolau (citopatológico preventivo) gratuitos. Podem buscar uma vaga para a mamografia as mulheres de 50 a 69 anos, maiores de 35 anos, com histórico familiar de câncer de mama ou com solicitação médica. Para o citopatológico, mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.

Os exames são agendados, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h50, na Unidade Sesc Taguatinga Sul. São distribuídas, diariamente, 50 senhas. O agendamento consiste em um atendimento de pré-consulta, onde a mulher responderá um questionário com seus dados pessoais e poderá escolher o melhor horário para realizar o exame. Para agendar, é necessário documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência com CEP.

A coordenadora dos Serviços Médicos do Sesc-DF, Lucce Lopes de Mello, explica que o projeto Sesc Saúde Mulher é uma resposta estratégica da instituição à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no País, além de representar um apoio importante ao  Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde. “O aperfeiçoamento desse trabalho se dá pela ideia de facilitar o acesso aos exames de rastreamento de forma itinerante percorrendo nossa capital. Os serviços variam entre ações educacionais por equipes treinadas e do encaminhamento para a rede de saúde quando se verifica a necessidade do atendimento àquelas mulheres que apresentaram potenciais agravos em seus resultados”, explica Lucce.

O projeto realizou no Distrito Federal, no ano passado, 3.175 exames de mamografia, 3.399 exames citopatológicos e teve um público participante de 5.702 pessoas em atividades de educação. A meta para este ano, somente para a unidade de Taguatinga Sul, é de que sejam realizadas 662 mamografias e 1.120 exames citopatológicos. A estimativa é que seja atendido um público de 1,2 mil pessoas em ações de educação em saúde.

A carreta passou a funcionar após experiências que obtiveram êxito do Sesc, como as unidades móveis de Odontologia distribuídas por vários estados.  “Nosso princípio norteador é o fortalecimento e a contribuição para a melhoria das redes locais de saúde, com vistas à acessibilidade e ampliação da cobertura no âmbito da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer”, ressalta Lucce.

 

Por: visitebrasilia
Data: 02/03/2020


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!