EnglishJapanesePortugueseSpanish

Casa Thomas Jefferson abre inscrições para 4ª edição da Certificação de Educador Maker


CEM2020 MOSAICO Casa Thomas Jefferson abre inscrições para 4ª edição da Certificação de Educador Maker

Inscrições para o processo seletivo vão até o dia 5 de março. Evento ocorrerá em ambiente 100% virtual

Fazer e aprender na prática. Profissionais de todo o Brasil que buscam implementar em seu processo pedagógico metodologias ativas podem se inscrever até o dia 5 de março no processo seletivo para a Certificação de Educador Maker 2021. O projeto é uma iniciativa da Casa Thomas Jefferson, em parceria com o Thomas Maker que, em sua 4ª edição, adaptou-se ao modelo totalmente virtual para garantir a segurança dos participantes.

“O ambiente on-line oferecerá toda a bagagem teórica e a magia das experiências mão-na-massa da Certificação. Repetiremos o modelo 100% online da Certificação Maker de 2020, onde os educadores selecionados embarcarão numa imersão virtual (síncrona e assíncrona) que irá habilitá-los a criar trilhas maker de aprendizagens com propósito”, explica Soraya Lacerda, professora e coordenadora do Thomas Maker.

O processo funciona assim: educadores que já inovam em seus contextos podem se inscrever na primeira etapa, que envolve processo de análise e seleção dos perfis para definir os 60 educadores que participarão da jornada de certificação. Os candidatos selecionados receberão um e-mail de confirmação com orientações e um link para confirmar sua inscrição por meio do pagamento da taxa administrativa de R$ 490,00.

O resultado final será divulgado na página da Certificação e, também, nas redes sociais do Thomas Maker no dia 12 de março, até às 23h59.

A partir daí tem início a jornada da Certificação, a ser cumprida de 12/ABRIL a 02/JULHO com: um módulo teórico [MakerED Lab Connected] para alinhar conceitos sobre metodologias que envolvem o aprendizado com base no fazer (maker-centered learning); quatro encontros síncronos explorando, por meio de dinâmicas e experiências, a aprendizagem centrada no fazer online [MakerEDLab]; e a fase final [MakerED Lab Extended] onde o participante desenvolverá o Projeto Final criando um artefato digital de registro de sua jornada, juntamente com a ideação de uma aula, atividade, recurso, programa, ou projeto Maker para seu contexto (presencial, online ou híbrida). Para isso, ele contará com o feedback online da equipe e professores do Thomas Maker, além do apoio dos outros educadores participantes.

Confira o cronograma em detalhes em https://bit.ly/3dN6b8a 

Você sabia?

Estudos do Project Zero, da Escola de Graduação em Educação de Harvard, revelam que a aprendizagem centrada no fazer tem mais a ver com a capacidade de pensar como um maker do que com habilidades específicas de um fazedor. No livro Maker-Centered Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds, os pesquisadores detalham esse estudo e mostram que se um professor souber conduzir seus alunos para alcançar essas capacidades (olhar atentamente os objetos/sistemas, explorar sua complexidade e identificar oportunidades de criação e inovação) eles alcançarão o que chamam de “empoderamento maker”. Esse empoderamento, se bem desenvolvido, levará alunos a adquirirem qualquer habilidade maker que eles queiram ou precisem para seus projetos, alcançando aí o papel de protagonistas em seu aprendizado.

Para mais informações acesse:

https://bit.ly/37K4UL6

ou entre em contato pelo e-mail makerspace@thomas.org.br.

Por: visitebrasilia
Data: 26/02/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!