EnglishJapanesePortugueseSpanish

CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente


CCBB Brasilia 1024x767 CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente

As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos.

Todos os segmentos do Programa CCBB Educativo- Arte e Educação serão contemplados em junho. E mais: para quem está com saudade da convivência presencial, a novidade é que, desde maio, com rigorosa atenção às medidas de contenção do coronavírus e número de participantes reduzido, algumas atividades voltaram a ser realizadas nas instalações do CCBB Brasília. São elas Lugar de Criação, Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras. Digitalmente, abrindo a programação, destaque para a Data Comemorativa pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Programa CCBB desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais.

Confira toda a programação:

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Nessas visitas, educadores e público dialogar, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:
Terças, quartas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h

Quintas, às 10h e às 12h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas.

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

_

LUGAR DE CRIAÇÃO

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

05/06- OFICINA DE SABERES

Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

12/06 – JOGO SDE ARTES

Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

19/06- OFICINA DE ARTES

Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

26/06- OFICINA DE HISTÓRIAS

Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

 

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Serviço:

Durante todo o mês de junho

Duração: de 50min a 1h30min

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

_

05/06 – DATA COMEMORATIVA – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O que é: A atividade faz parte do projeto de Educação Patrimonial do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que mensalmente celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro anualmente como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Sinopse: Que tesouros ambientais caracterizam sua cidade? Como você se relaciona com estes tesouros e paisagens? Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa CCBB Educativo realiza uma atividade especial em diálogo com as paisagens culturais de cidades brasileiras. Será uma oficina de criação de cartões postais com imagens dos elementos do patrimônio ambiental de sua cidade, explorando os aspectos culturais, econômicos, ecológicos, espirituais, paisagísticos, históricos e sociais das paisagens registradas e inventadas pelos participantes.

Serviço:

Sábado, às 10h

Duração: 1h30min

Encontro em formato webinar

Vagas: 100 participantes

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

_

10/06 – PROCESSOS COMPARTILHADOS – Oficina de produção de podcasts, com Tiago Rogero

O que é: Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural, o curso aborda aspectos dos trabalhos de diferentes áreas da indústria cultural.

Sinopse: O que é necessário para produzir um podcast de qualidade? Quais as ferramentas, equipamentos e estratégias vitais para desenvolver um novo programa, da concepção à publicação? Nesta oficina, o jornalista Tiago Rogero abordará desde práticas de gravação até dicas para construção de roteiro, passando por noções de edição, divulgação e formas de financiamento.

 

Quinta-feira, às 14h

Duração: 3 horas

Encontro em formato Webinar

Vagas: 200

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

_

16/06 – TRANSVERSALIDADES – Patrimônio Cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura em tempos pandêmicos, com Raul Lanari

 O que é: Curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Sinopse: Nesse encontro, Raul Lanari buscará apresentar o conceito de patrimônio cultural em suas diferentes abordagens existentes ao longo do tempo, associando as práticas patrimoniais aos dilemas dos períodos em que foram disseminadas. Serão apresentados conceitos fundamentais para as políticas de preservação do patrimônio cultural, como os de Monumento histórico, Patrimônio urbano, Conjuntos Arquitetônicos e Paisagísticos, os bens imateriais e suas modalidades, bem como as reflexões sobre as paisagens culturais.

 

Serviço:
Quarta, às 15h

Duração: 2h

Encontro em formato webinar

Acessível em Libras

Vagas: 500

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

_

18/06 – LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL – Escute essa fotografia

O que é: Vivências digitais para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Você já pensou em criar trilhas sonoras para fotografias antigas? Ao longo da nossa vida, desde a infância até a velhice, somos cercados por sons e músicas. É comum, por exemplo, relacionarmos uma música a alguma ocasião especial, como uma viagem, uma visita a casa dos avós, um aniversário ou uma conquista.  A proposta de hoje é ativar essas lembranças e fazer uma playlist de algumas memórias felizes! Vamos lá?

Serviço:

Sexta, às 10h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

_

24/06 – LABORATÓRIO DE CRÍTICA – “Somos muit+s e outros experimentos”, com Jochen Volz

O que é: Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, em diálogo com a programação do CCBB. Busca especialmente um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Sinopse: A partir de três casos específicos e experiências profissionais, em Inhotim, na 32ª Bienal de São Paulo e a frente da Pinacoteca de São Paulo, analisamos diferentes estratégias curatoriais para pensar uma programação e sua relação com o patrimônio de forma aberta, dinâmica e crítica.

Serviço:

Quinta, às 14h

Duração: 3 horas

Encontro em formato webinar.

Vagas: 200

Classificação indicativa Livre – a partir de 16 anos

Acesso: Evento gratuito.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

_

25/06 – MÚLTIPLO ANCESTRAL-  Cultura Xavante, com Divino Tserewahú

O que é: O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.

Sinopse: O cineasta indígena Divino Tserewahú nos apresenta nesse Múltiplo Ancestral um pouco da cultura do povo Xavante, através de registros de imagens, sons e memórias de sua vida na aldeia.

Serviço:

Sexta, às 10h

Classificação indicativa Livre – a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

_

28/06- COM A PALAVRA: “Modernismo(s) na coleção do Museu BB: futuros do passado”, com Yana Tamayo

O que é: Visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda as exposições a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Sinopse: Ao realizar uma visita à exposição permanente do Museu Banco do Brasil no CCBB Brasília, Yana Tamayo convida o público a olhar para o acervo como uma forma de realizar uma trajetória sobre as narrativas que auxiliaram a criação de uma certa ideia de Brasil moderno. A partir desse caminho por artistas e obras icônicas do Modernismo brasileiro, propõe-se uma reflexão sobre a nação e a ideia de projeto representados no passado, como podem ter atravessado nossas ideias do presente e nossa imaginação sobre o futuro.

Serviço:

Segunda, às 10h

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Acesso: Evento gratuito

_

30/06 TRANSVERSALIDADES – A resiliência das estrelas: o céu como patrimônio histórico, cultural e natural da humanidade, Com Alan Alves-Brito

Sinopse: Nesse encontro, Alan Alves-Brito aborda o céu diurno e o céu noturno numa perspectiva museológica, de valor cultural, histórico e natural, em que variadas narrativas de povos distintos que passaram pela Terra serão revisitadas, traduzindo a resiliência de estrelas, planetas e da própria Via-Láctea.

Serviço:

Quarta, às 15h

Duração: 2h

Encontro em formato Webinar

Acessível em libras

Vagas: 500

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

divino tserewahu 300x224 CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente Com a Palavra com Yana Tamayo 300x225 CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente Tranversalidades com Alan Alves Brito 300x200 CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente Divino Tserewahu 300x201 CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente %name CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente Laboratorio de Critica com Jochen Volz CCBB destaca na primeira semana uma data comemorativa: o Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Fonte: Conteúdo Comunicação

Por: Lilian Mendes
Data: 02/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!