EnglishJapanesePortugueseSpanish
13.08.2019

CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA OFERECE LABORATÓRIO DE CRÍTICA

DF Post Laboratorio de Critica  1024x512 CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA OFERECE LABORATÓRIO DE CRÍTICA

O CCBB Educativo oferece, nesta terça 13, Laboratório de Crítica com Daniel Toledo. A atividade, voltada para quem trabalha com arte, jornalismo, curadoria e história, propõe uma reflexão sobre os variados caminhos tomados pela crítica de arte no contexto contemporâneo e a sua permanente necessidade de atualização. Entre os tópicos abordados, estão funções sociais e estéticas da crítica, assim como as múltiplas relações estabelecidas entre crítica, obra e público em nossos dias.

Em defesa da prática crítica como ação artística e criativa, serão compartilhados conceitos e ferramentas desenvolvidos por pesquisadores contemporâneos como Josette Féral e Daniele Avila Small, assim como ideias de autores relacionados aos campos da sociologia da arte e das teorias decoloniais.

À frente da atividade, Daniel Toledo, que é mestre em Sociologia da Arte pela UFMG e desenvolve pesquisa sobre site-specificity, descolonização e crítica da modernidade. Tem experiência como crítico em artes cênicas, performance e artes visuais. Participou em 2018 dos cursos “Políticas na Arte: investigação, ativismo e poéticas contemporâneas”, pelo Videobrasil (São Paulo), e “What does it mean to decolonize?”, pela Utrecht University (Holanda). É membro-associado do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, realizando acompanhamento crítico de artistas residentes, e atua como coordenador editorial do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação.

A semana também terá atividades para crianças e suas famílias, dentro do segmento Lugar de Criação. No sábado e domingo, a atividade Dedos Impressionados, apresentará aos participantes a possibilidade de se pintar de forma inusitada, através da técnica do pontilhismo, que utiliza as pontas dos dedos.

Sobre o CCBB Educativo

O CCBB Educativo investe em ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

O programa, composto pelas atividades Lugar de Criação (voltado para crianças e famílias), Tranversalidades (curso voltado, principalmente, a professores e educadores); Múltiplo Ancestral (ações que articulam a memória, saberes e práticas culturais para o público em geral); Laboratório de Crítica (potencialização das exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história) e Visitas Mediadas, dialoga com as exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar de algumas delas é necessária uma pré-inscrição.

Confira a programação

 LABORATÓRIO DE CRÍTICA

13/08 (das 17h às 21h)

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com

Convidado: Daniel Toledo

LUGAR DE CRIAÇÃO

17 e 18/08 – Dedos Impressionados De uma forma inusitada, as mãos darão vida a pinturas. Serão feitos desenhos com a técnica do pontilhismo usando as pontas dos dedos.

Visitas educativas agendadas

Ter, Qua, Qui, Sex     

Duração: 1h30

Ter a sex: 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 15h30

Qua e qui: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 15h30 e 19h

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

Visitas mediadas

Ter, de 12h às 13h |  17h às 18h | 18h às 19h

Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”, em cartaz no CCBB DF do dia 28/05 a 11/08.

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!