EnglishJapanesePortugueseSpanish
01.08.2019

CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA

ccbb educativo o 1024x663 CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA

Cinco semanas de atividades para professores, educadores, estudantes, jornalistas, crianças e suas famílias e até oficina de pipa em homenagem ao Dia dos Pais

 A programação do CCBB Educativo adentra o segundo semestre com muitas atividades que desenvolvem ações estimulando experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Os destaques de agosto vão para o Lugar de Criação, realizado aos finais de semana; Laboratório de Crítica, com Daniel Toledo (13/08); Oficina de Pipas com Seu Pedro Paulo, em homenagem ao Dia dos Pais (11/08); curso Transversalidades, com Carla Barreto e Igor Lacroix (22/08) e Múltiplo Ancestral – Múltiplo Gráfico: Serigrafia, com Eudaldo Sobrinho, o Neno (31/08).

O CCBB Educativo investe em ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

O programa, composto pelas atividades Lugar de Criação (voltado para crianças e famílias), Transversalidades (curso voltado, principalmente, a professores e educadores); Múltiplo Ancestral (ações que articulam a memória, saberes e práticas culturais para o público em geral); Laboratório de Crítica (potencialização das exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história) e Visitas Mediadas, dialoga com as exposições e demais agendas dos Centros Culturais Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar de algumas delas é necessária uma pré-inscrição.

ccbb educativo o 150x150 CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA lab de crítica com danieltoledo credito sepasama 150x150 CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA %name CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA Seu Pedro Paulo 150x150 CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA %name CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA %name CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA

 

 

 

 

 

 

Confira a programação

LUGAR DE CRIAÇÃO

03 e 04/08 | 10 e 11/08* | 17 e 18/08 | 24 e 25/08 | 31/08 e 01/09

Das 10h às 12h e das 15h às 17h

* Em 11/08 o Lugar de Criação só acontecerá no horário da tarde

 

As atividades são voltadas para crianças e famílias.

 

03 e 04/08– Como nasce uma obra de arte?

Desvendando as sombras

A ideia é transformar as sombras de objetos do cotidiano em desenhos divertidos. Inspirados na obra do artista Vincent Bal, serão dadas novas formas a objetos através de suas sombras.

 

10 e 11/08* – Desde Pequeno Especial Dia dos Pais

Conjunto animado

*apenas no horário da tarde

Pensando na relação que conecta pais e filhos, o Programa Educativo propõe a criação de um Taumatroscópio, um dos mais antigos dispositivos de animação. Serão feitos dois desenhos, um de cada lado de um disco de papel. Quando girados esses desenhos, juntos, transformam-se em um só.

 

17 e 18/08 – Dedos Impressionados De uma forma inusitada, as mãos darão vida a pinturas. Serão feitos desenhos com a técnica do pontilhismo usando as pontas dos dedos.

 

 

24 e 25/08 – Trocação de histórias

Os caminhos do folclore

Em comemoração ao dia do folclore brasileiro, em 22 de agosto, a atividade consiste em resgatar os personagens que fantasiam e enriquecem o imaginário cultural e as histórias do país. Com uma contação itinerante de histórias, a ideia é desbravar narrativas que se materializam a partir dos elementos da natureza que colorem, aquecem e regam o chão do CCBB.

 

 

31 e 01/09 – Eu faço meu brinquedo

Sobrevoo

O que é possível descobrir pilotando um avião através da imaginação? Nesta atividade, será construída uma máquina de voar com um pregador de roupa e palitos de picolé. A ideia é ativar o olhar e a imaginação dos pequenos para o espaço que os rodeia.

 

 

 

11/08, das 10h às 12h– Atividade Extra: Dia dos pais

Oficina de pipas com Seu Pedro

11/08, dom, às 10h

Convidado: Pedro Paulo Soares Assis

 

Sinopse: Você conhece pipa, papagaio, pandorga? Já fez? Já empinou? A fim de celebrar os dias azuis de agosto e de comemorar o Dia dos Pais, o Programa CCBB Educativo convida a todas as crianças e suas famílias a aprenderem com Seu Pedro como fazer pipas multicoloridas para alegrarem os dias de agosto.

 

Sobre o convidado: O carioca Seu Pedro vive em Brasília há mais de 30 anos. Fez dessa brincadeira de infância e da confecção das pipas a sua vida. Conhecido na Ceilândia como Seu Pedro, o Rei das Pipas, desde os cinco anos de idade faz pipas para vender e brincar. Com mais de 70 anos, Seu Pedro tornou-se uma autoridade no universo da confecção pipas e também na seriedade dessa brincadeira.

 

 

Cursos:

 

 

13/08 (das 17h às 21h) LABORATÓRIO DE CRÍTICA

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com 

Convidado: Daniel Toledo

 

Sinopse desta edição: A atividade propõe uma reflexão sobre os variados caminhos tomados pela crítica de arte no contexto contemporâneo e a sua permanente necessidade de atualização. Entre os tópicos abordados, estão funções sociais e estéticas da crítica, assim como as múltiplas relações estabelecidas entre crítica, obra e público em nossos dias. Em defesa da prática crítica como ação artística e criativa, serão compartilhados conceitos e ferramentas desenvolvidos por pesquisadores contemporâneos como Josette Féral e Daniele Avila Small, assim como ideias de autores relacionados aos campos da sociologia da arte e das teorias decoloniais.

 

Sobre o convidado: Daniel Toledo é mestre em Sociologia da Arte pela UFMG e desenvolve pesquisa sobre site-specificity, descolonização e crítica da modernidade. Tem experiência como crítico em artes cênicas, performance e artes visuais. Participou em 2018 dos cursos “Políticas na Arte: investigação, ativismo e poéticas contemporâneas”, pelo Videobrasil (São Paulo), e “What does it mean to decolonize?”, pela Utrecht University (Holanda). É membro-associado do JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia, realizando acompanhamento crítico de artistas residentes, e atua como coordenador editorial do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação.

 

 

22/08 (das 19j às 21h) TRANVERSALIDADES

Processo de inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com 

Convidados: Carla Barreto e Igor Lacroix

 

Sinopse desta edição: Uma conversa sobre cidade, arquitetura e arte, pensando a intervenção urbana como uma fronteira entre essas linguagens. Carla Barreto & Igor Lacroix propõem uma apresentação de trabalhos produzidos em Brasília com a intenção de promover uma discussão sobre a poética urbana que intervém na paisagem da cidade em busca de um diálogo entre diferentes interfaces do cotidiano.

 

 

Sobre os convidados:

Carla Barreto é mestre em Arte Contemporânea pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília na linha de pesquisa Educação em Artes Visuais e doutoranda da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal. Artista Plástica e arquiteta pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora em Teoria e História da Arte, e coordenadora do curso de Artes Visuais da graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Dedica-se em pesquisar sobre produções que permeiam a fronteira entre arte/arquitetura, arquiteturas efêmeras e intervenções urbanas.

 

 

Igor Lacroix é arquiteto, artista plástico e atual pesquisador da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Teoria, História e Crítica de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UnB (2013) e atual doutorando em Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade da Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em projeto e construção. Dedica-se em pesquisar a inserção de novas tecnologias no processo de construção civil.

 

 

 

31/08 (das 11h às 13h)—MÚLTIPO ANCESTRAL

Múltiplo Gráfico: Serigrafia

Convidado: Eudaldo Sobrinho (Neno)

 

Sinopse desta edição: Serigrafia é um dos métodos de repetição de imagens e palavras mais versáteis que existem, e ainda hoje é assimilado pela indústria para as mais variadas e complexas tarefas (desde a estampa do pacote de biscoitos até placas de silício com circuitos impressos). Semelhante ao estêncil, a matriz vai até o material a ser impresso aumentando muito as possibilidades expressivas da técnica. Nesta oficina, a serigrafia será explorada em sua forma mais ancestral nessa prática de duas horas na qual os participantes poderão produzir suas matrizes e imprimirão diferentes substratos.

 

Sobre Eudaldo Sobrinho (Neno): Formado em desenho industrial pela UnB, Eudaldo Sobrinho (Neno) atua como designer gráfico e serigrafista desde 2005, ministrando oficinas e trabalhando em diversas frentes a partir dessa linguagem. Hoje ministra uma oficina no Espaço Cultural Renato Russo e é um dos integrantes do ateliê coletivo NOVA, na 709 sul.

 

 

 

Visitas educativas agendadas

Ter, Qua, Qui, Sex     

Duração: 1h30

Ter a sex: 9h30, 10h30, 14h, 14h30 e 15h30

Qua e qui: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 15h30 e 19h

E-mail para agendamento: agendamentodf@ccbbeducativo.com

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, visando criar um espaço de diálogos e trocas de experiências e saberes aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições e demais programações do CCBB. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, para acolher os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais.

No momento do agendamento é possível escolher entre opções de visitas com atelier, visita à exposição ou visita patrimonial. Às quintas, às 14h30 há um horário disponível para a visita em Libras, exclusivo para grupos agendados.

 

Visitas mediadas

Ter, de 12h às 13h |  17h às 18h | 18h às 19h

Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h

Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h

Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou da exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 Anos de A Arte de Tim Burton”, em cartaz no CCBB DF do dia 28/05 a 11/08.

 

 

 

Visitas mediadas em libras

Sex às 19h e sáb às 17h

Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.

O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.

Seguindo os mesmos princípios da visita mediada, a visita em Libras é realizada em Libras com tradução em português. Ela acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva e ouvintes, numa experiência compartilhada com os educadores das exposições. São realizadas duas vezes por semana, com dias e horários pré-definidos por cada CCBB, sem necessidade de agendamento.


SOBRE AS ATIVIDADES

 

LUGAR DE CRIAÇÃO

Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações especiais visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar. O Lugar de Criação possui quatro segmentos:

Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.

Desde pequeno – Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, têm como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.

Trocação de histórias – Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.

Eu faço meu brinquedo – Oficinas que exploram aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas como consumo, sustentabilidade e reuso.

 

MÚLTIPLO ANCESTRAL

Plataforma de trocas entre o público, as mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória, o afeto e o patrimônio.

 

TRANSVERSALIDADES

Curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

 

LABORATÓRIO DE CRÍTICA

Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio a partir das exposições. Através desta plataforma, desejamos potencializar as exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

 

Informações, dúvidas e agendamento:

61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com

 

 

 

Assessoria de imprensa CCBB Educativo:

 

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

 

conteudocomunicacao@gmail.com

 

 

Assessoria de imprensa CCBB: Antonio Leonardoleogomes@bb.com.br – (61) 3108-7614

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasiliatwitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasilia


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!