EnglishJapanesePortugueseSpanish
07.12.2020

CCBB oferece o Curso Mel Brooks de graça pela internet

Mel Brooks Foto Michael Grecco 300x300 CCBB oferece o Curso Mel Brooks de graça pela internet

O curso é online e gratuito, acontecendo de 9 a 11 de dezembro 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) vai abrir suas redes sociais para o Curso Mel Brooks, ministrado por Eduardo Reginato e José de Aguiar. A ação online é gratuita e acontece de 9 a 11 de dezembro de 2020, sempre às 19 horas, como pontapé inicial da mostra “Mel Brooks – Banzé no Cinema”, prevista para acontecer de 05 a 31 de janeiro de 2021.

O curso destaca a trajetória de vida e obra de Mel Brooks. A ação tem duração de três dias, com duas horas de aula por dia. Os professores e curadores Eduardo Reginato e José de Aguiar vão abordar aspectos do trabalho do grande artista Mel Brooks a partir de suas origens: Seus primeiros contatos com o cinema, além de sua vida, onde sua família judia contribuiu muito ao apoiá-lo e tornar-se referência para suas primeiras piadas.

Para entender a evolução do cinema de Mel Brooks a partir do primeiro contato com o cinema, é necessário entender os primórdios da comédia nos EUA e as primeiras paródias, além do novo humor que surge durante a segunda guerra mundial. A paródia seria o gênero escolhido por Mel Brooks para expressar seu humor nonsense e crítico, além de expressar seu amor pelo cinema. Mel Brooks utilizou do humor judaico em sua vertente mais demolidora para criar um tipo de cinema hilariante. Serão apresentados no curso conceitos para entender o humor judaico e o nonsense. Serão estudados também os variados filmes dirigidos por Brooks e suas técnicas e trabalho de roteiro e direção.

O acesso ao Curso Mel Brooks é livre através de link que será disponibilizado nas redes sociais do CCBB-DF: www.facebook.com/ccbb.brasilia e www.instagram.com/ccbbbrasilia e www.twitter.com/ccbb_df

Sobre Eduardo Reginato:

Eduardo Reginato é produtor, roteirista e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Na televisão foi diretor e roteirista do programa Cinema Mundo (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas (Re)corte Cultural e Arte com Sérgio Britto da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores da Mostra Bertrand Blier e a Comédia da Provocação (2017) e produtor das mostras Aventura Antonioni (2017), Syberberg, um filme da Alemanha (2016) e O Cinema Total de David Lean (2015), entre outras.

Sobre José de Aguiar:

José de Aguiar é diretor de arte, diretor e produtor de cinema e TV há mais de 15 anos. Atua há 7 anos como curador, coordenador-geral e produtor executivo de mostras de cinema em diversos centros culturais, como as retrospectivas Scorsese, Fellini, Abel Ferrara, Oscar Micheaux, Samuel Fuller, Coppola, David Lean, Renoir, Cocteau, Antonioni, Vera Chytilová, Lumière e ainda outras temáticas como O Novo Cinema Pernambucano, Dogma 95, Surrealismo e Vanguardas, e Cinema de Hong Kong, todas elas realizadas de 2012 a 2020.

Sobre a Mostra “Mel Brooks – Banzé no Cinema”:

A Mostra Mel Brooks – Banzé no Cinema é a mais abrangente retrospectiva sobre o diretor, ator, roteirista, compositor e produtor Mel Brooks, hoje considerado um dos maiores diretores americanos de comédias de todos os tempos. Considerado genial por Billy Wilder e Alfred Hitchcock, Brooks é um dos maiores representantes das comédias nonsense americanas. Sua obra é uma mistura única de surrealismo, burlesco, musical, crítica social e análise cinematográfica. A mostra aconteceu no Rio de Janeiro de 05 de fevereiro a 9 de março de 2020, está em cartaz em São Paulo até 21 de dezembro de 2020 e depois segue para Brasília de 05 a 31 de janeiro de 2021.

A curadoria é de Eduardo Reginato e José de Aguiar. A programação, além dos filmes e do Curso Mel Brooks, vai contar com debate gratuito, uma sessão inclusiva, além de um excelente livro-catálogo, com mais de 300 páginas, onde constam artigos críticos, ensaios, entrevistas, filmografia, fotos, etc.

Curso Mel Brooks com Eduardo Reginato e José de Aguiar – Online

Mostra “Mel Brooks – Banzé no Cinema”

Data: De 9 a 11 de dezembro de 2020, às 19 horas

Duração: 3 dias

Carga Horária: 6 horas (2 horas por dia, das 19 às 21 horas)

Público-alvo: Aberto ao público geral, mas voltado especialmente a estudantes do ensino médio e do ensino universitário, além de interessados no universo da comédia em geral

Plataforma: Zoom (100 lugares)

Links do curso Mel Brooks:
Curso 1: https://bit.ly/cursomelbrooks1
Curso 2: https://bit.ly/cursomelbrooks2
Cuso 3: https://bit.ly/cursomelbrooks3

Conteúdo Programático: Os primórdios da comédia nos EUA. O cinema cômico americano e a influência na arte de Mel Brooks. A comédia nascendo durante guerras. Entendendo o humor judaico ou morrer tentando. Vida e arte de Mel Brooks. A essência do humor nonsense de Mel Brooks. Os loucos atores das comédias de Mel Brooks. O pastiche e a sátira dos gêneros cinematográficos por Mel Brooks. Besteirol ou obra-prima: a importância do cinema de Mel Brooks.

Professores: Eduardo Reginato e José de Aguiar

As perguntas do público ocorrem nos últimos 20 minutos de cada dia

O curso será veiculado através da plataforma Zoom e o acesso é gratuito. O link será disponibilizado nas redes sociais do CCBB Brasília: www.facebook.com/ccbb.brasilia www.instagram.com/ccbbbrasilia e www.twitter.com/ccbb_df

CCBB nas redes sociais:

Brasília – Facebook/ccbb.brasilia | Twitter/ @ccbb_df | Instagram/ccbbbrasilia

Fonte: Renato Acha

Foto: Michael Greeco


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!